Não é maluquice, mas estamos ouvindo muitas coisas (das sensatas às absurdas) sobre o gol anulado da França, aos 54m do segundo tempo.
Mas o que aconteceu?
Quando a bola é lançada, o francês Griezmann está em posição de impedimento. Um tunisiano tenta interceptar a bola, a toca, e ela acaba sobrando para o atacante fazer o gol.
1- Antigamente, desvio não tirava impedimento. Seria gol ilegal.
2- Nos anos 2010, a Regra mudou e colocou que “quando ocorresse um desvio da zaga, em disputa da bola, esse desvio habilitava o atacante”. Seria, portanto, gol legal.
3- Desde Julho/2022, a orientação é de que: se o zagueiro desviar a bola mas não estiver equilibrado por força de um contato adversário neste desvio (ou seja, se a zaga desviar, mas ela ter tido contato físico num tranco legal ou algo que valha, sem falta), por estar desequilibrado esse toque não tirará o impedimento. Portanto: gol ilegal.
Acertou a arbitragem nesse detalhe bem específico da Regra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/G/Y/BtOTDQRx2oGLwdot1O5A/ficha-tunisia-x-franca.png)
Imagem extraída ade G1.com
