– Parada LGBTQIA+ e a Liturgia da Santa Missa.

Ontem, abordamos sobre o Evangelho Dominical mandando renunciarmos nossas vaidades e a nós mesmos, seguindo Cristo. Não é fácil, sabemos.

Na mesma liturgia, na 2ª leitura, vemos São Paulo falando aos Gálatas:

Irmãos: 26Vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo.

Coincidentemente, a Capital Paulista recebe neste domingo a Parada Gay, um movimento (em tese) de luta pelos direitos dos homossexuais (infelizmente, em muitos casos, o propósito perde-se para um “carnaval fora de época”, e em outros casos, até com situações de blasfêmia ao Cristianismo – como visto semana passada, na Itália).

A questão é: no mundo ideal, de sociedade cidadã, nós, católicos praticantes, precisamos e devemos entender que a mensagem de São Paulo é atualíssima. Respeitar que uma pessoa tenha uma identidade diversa da nossa, é uma questão de lei (homofobia é crime). O cristão não pode julgar o seu próximo, lembremo-nos das palavras de Jesus. Entretanto, também não devemos fazer apologia.

Ame-se o pecador e odeie-se o pecado (seja qual for ele). Respeite-se quem crê, age ou pensa diferente do que você. Não pratique o proselitismo! Afinal, mesmo aqueles que não aceitam Jesus em sua vida, são salvos pelo mesmo Cristo.

Em resumo: todos somos Filhos de Deus. Respeitemo-nos mutuamente e levemos a palavra do Evangelho do Amor e da Conversão à todos. Nada de atacar o outro – e quando forem cometidos erros (os excessos nessa parada são óbvios) perdoemos, pois seguimos nosso Salvador.

Campanha da Fraternidade de 2021 é lançada com o objetivo de evidenciar o diálogo entre as comunidades | Mato Grosso do Sul | G1

Imagem da Campanha da Fraternidade 2021, que abordou a inclusão geral: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/02/17/campanha-da-fraternidade-de-2021-e-lancada-com-o-objetivo-de-evidenciar-o-dialogo-entre-as-comunidades.ghtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.