– As Mudanças para as Regras do Futebol 2022/2023.

Nesta 2a feira, no Catar, a FIFA se reuniu com os demais membros que formam a International Board, e aprovaram algumas definitivas mudanças nas Regras do Futebol (válidas para os torneios que se iniciarem a partir de 1º de julho):

1- As 5 substituições: o aumento de 3 substitutos para 5 era uma medida provisória, que na última reunião da IFAB se prorrogou por mais um ano, e que agora será definitiva (5 alterações em 3 paralisações + intervalo). A Inglaterra, por exemplo, havia retornado para a antiga situação de 3 substituições, mas já anunciou que adotará a nova legislação).

2- O banco de reservas poderá contar com 15 substitutos (lembrando que eram previstos 11 titulares e 7 reservas para uma partida; depois passou para 12 reservas e agora poderão ser 15).

3- Os goleiros voltarão a ter que permanecer com os dois pés sobre a linha de meta na hora da cobrança de pênaltis. Na mudança de 2019/2020, permitia-se apenas 1 pé, e agora voltará a ser como antes. Curiosidade: um estudo da USP mostrou que essa mudança de 2019 proporcionou um sensível ganho para os goleiros, que passaram a defender mais pênaltis – vide em: https://ge.globo.com/futebol/noticia/2022/05/20/estudo-da-usp-aponta-que-mudanca-de-regra-nos-penaltis-aumentou-eficencia-dos-goleiros.ghtml). Se a CBF quiser implantar essa medida nos seus campeonatos em andamento, deverá conversar com os clubes e a FIFA para o aceite.

4- A Linha de Impedimento semiautomática, testada na Arábia Saudita e em outros campeonatos, onde um conjunto de sensores com base em Inteligência Artificial determina ao VAR uma correta posição da linha de impedimento, continuará em testes e ficará no aguardo se a FIFA utilizará ou não o sistema no Mundial.

5- Desta vez, nada de discussão de mão na bola ou movimento antinatural, mas um assunto que ficou pendente para o ano que vem: métodos e modificações para aumentar o tempo de bola rolando.

O que virá em 2023/2024, não?

Imagem extraída da Internet, print de tela de “Os Simpsons”- The refeer Hommer.

Um comentário sobre “– As Mudanças para as Regras do Futebol 2022/2023.

  1. Futebol vai virar puro comércio tanta regra vai estragar muito jogos de futebol profissional ou amador futebol tem ser como era antigamente era muito melhor para trabalhar vai virar um voleibol tanta regra que mudar vão estragar o futebol

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.