O Brasileirão começou, e o que podemos ver do “dedo do Seneme”, o novo gestor de árbitros?
Praticamente, nada, até porque não houve tempo hábil. Entretanto veremos, e não por conta dele apenas, mas por pedido da FIFA à todas as federações filiadas:
- A necessidade de maior tempo de bola rolando (especulou-se que a FIFA queria jogos de 100 minutos na Copa do Catar, a fim de ter mais jogo e menos paralisações; entretanto, a ideia sucumbiu pelas críticas e porque a reunião da IFAB anual já tinha ocorrido, não podendo mudar a Regra nesse ano).
Para que isso aconteça (mais bola rolando), se deve ter uma menor perda de tempo nas conversas e análises do VAR com o árbitro (além de menos interrupções / intervenções do árbitro de vídeo, restringindo-se ao protocolo). Some-se a um número menor de faltas marcadas, discernindo simulações ou “faltas cavadas”.
Sobre as partidas, vamos lá aos paulistas na competição:
No Palmeiras 2×3 Ceará, vimos um time mais relaxado e outro bem armado. Como o Dorival Jr é um ótimo “acertador de equipes”, não? Resultado inesperado, mas compreensível.
No Fluminense 0x0 Santos… ô jogo feio. Quando o destaque do confronto passa a ser a coluna do Juca Kfouri, e não a partida em si, a coisa é preocupante. Aliás, o jornalista tão respeitado foi desrespeitoso demais, e a resposta do Santos FC, cá entre nós, em tom desalinhado e geralista contra o órgão de imprensa, não contra o colunista.
No Botafogo 1×3 Corinthians, os cariocas estavam bagunçados na estreia do treinador português Luís Castro e os paulistas “precisando mostrar serviço”. Aliás, que não se diga que “a reunião da Torcida organizada com os atletas” fez as coisas se encaixarem.
No São Paulo 4×0 Athletico, vai ser repetitivo: Calleri nasceu para jogar no São Paulo, impressionante… E o Alberto Valentim, demitido (assim como no Cuiabá em 2021) logo na primeira rodada?
No Juventude x Red Bull Bragantino, de logo mais, por tudo o que vem acontecendo, o favorito é o time do Interior Paulista. Será que vai de fardamento novo em Caxias do Sul? Falamos em: https://professorrafaelporcari.com/2022/04/10/e-o-red-bull-bragantino-deixa-a-nike-e-vestira-new-balance/
Por fim, tivemos a nojenta agressão do treinador capixaba contra uma árbitra assistente. O cidadão foi demitido, e abordamos em: https://wp.me/p4RTuC-Cn7. Mais um fato lamentável do futebol brasileiro…
Em tempo: Marquinhos Santos foi o herói americano na fase de grupos da Libertadores e caiu na Rodada 1? O que houve entre ele e o Coelho?
Acho que teremos muitas trocas de treinadores (como sempre) no Campeonato Brasileiro deste ano…
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/R/Y/sSigYWQjmDiQzAB8vXrw/brasileirao-2022.jpg)
Imagem extraída de: https://ge.globo.com/sp/futebol/noticia/2022/03/09/em-alta-ou-em-baixa-como-estao-os-20-times-da-serie-a-a-um-mes-da-estreia-no-brasileirao.ghtml
