– Porquê Seneme trocou a Conmebol pela CBF, sem ingenuidades:

De maneira bem clara: todo mundo sabe que, na Conmebol, é “Brasil x Hermanos de Língua Espanhola”. O fato dos clubes brasileiros, nas últimas edições dos torneios continentais, estar monopolizando os jogos finais (e também semifinais) desagrada a muitos.

A Comissão de Árbitros é muito estratégica na entidade. Carlos Alarcón, por muitíssimo tempo, fez o que quis sempre com a benção dos argentinos e olhos tortos dos brasileiros (Carlos Amarilla e Ubaldo Aquino que o digam). E Wilson Luís Seneme, que colocou as coisas nos eixos por lá, substituiu muito bem o ex-cartola (que caiu em meio aos escândalos de prisões de presidentes da Conmebol).

Entretanto… 

Quando ocorreram erros do VAR e de outros árbitros nas competições, havia muita chiadeira pelo fato dele ser brasileiro. Dê um simples “Google” e verá os clubes da AFA enchendo a paciência de Alejandro Domíngues.

Seneme estava ajudando a CBF a arranjar um nome estrangeiro (de preferência, europeu) para comandar os árbitros brasileiros, e existiram recusas (a principal, de Vítor Pereira). E estando há apenas dois dias do início do Brasileirão, veio a ótima oportunidade: A Conmebol, que estava satisfeita com Seneme mas acuada pelos clubes e entidades de fora do Brasil, poderia “demiti-lo” sem remorso, para que ele assumisse a CBF no dia seguinte da sua demissão (informações de que isso foi acordado entre Ednaldo Rodrigues e Alejandro Domíngues do GloboEsporte, no link citado em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/04/07/e-deu-seneme-na-cbf/).

O paraguaio Enrique Cáceres, um nome unânime entre clubes e Conmebol, assumiu a Comissão de Arbitragem (e ela o chefe do VAR da Sul-americana).

Portanto, a demissão de Seneme na Conmebol para assumir a CBF no dia seguinte foi algo combinado entre os presidentes da entidadepara a sul-americana, a fim de agradar argentinos; para a nacional, a fim de preencher um cargo importante onde não conseguiu nome estrangeiro. E bom para o Seneme, que não entrará na fila do Seguro-Desemprego.

Sobre o que era desejado inicialmente, em: https://youtu.be/gxyDGuMQuDg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.