Com tristeza, vejo que a repercussão do grande feito das meninas do time da Ferroviária é muito pequena, devido a pouca atratividade do futebol feminino nos dias atuais no Brasil. Que seja diferente no futuro.
Pois bem: a equipe de Araraquara venceu a Libertadores da América pela 2a vez, sagrando-se bicampeã ao bater as colombianas do América de Cali na Argentina. E uma curiosidade: Lindsay Camila, a treinadora do time grená, foi a 1a mulher a conquistar uma Libertadores nesta função.
Parabéns a essas moças aguerridas e às pessoas que investiram com seriedade no futebol feminino!
Abaixo, as 12 decisões da Taça Libertadores da América Feminina realizadas até agora, com os campeões e vices (repare que são 9 títulos brasileiros, 1 chileno, 1 paraguaio e 1 colombiano).
2009: Santos (BRA) contra o Universidad Autónoma (PAR)
2010: Santos (BRA) contra o Everton (CHI)
2011: São José – SP (BRA) contra o Colo-Colo (CHI)
2012: Colo-Colo (CHI) contra o Foz Cataratas (BRA)
2013: São José – SP (BRA) contra o Formas Íntimas (COL)
2014: São José – SP (BRA) contra o Caracas (VEN)
2015: Ferroviária – SP (BRA) contra o Colo-Colo (CHI)
2016: Sportivo Limpeño (PAR) contra o Estudiantes e Guárico (VEN)
2017: Corinthians/Audax (BRA) contra o Colo-Colo (CHI)
2018: Atlético Huila (COL) contra o Santos (BRA)
2019: Corinthians (BRA) contra a Ferroviária – SP (BRA)
2020: Ferroviária – SP (BRA) contra o América de Cali (COL)
Quando outros “grandões do continente“, como Flamengo, Boca Jrs e demais, investirão nas garotas também?
Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.