– A aglomeração que não podia existir numa simples cobrança de falta.

O Estádio Jayme Cintra, de propriedade do Paulista Futebol Clube, possui 68m x 105m (é a dimensão oficial mínima exigida pela FIFA para uma partida internacional entre profissionais). Portanto, corresponde a 7.140m².

Entretanto, um lance me chamou a atenção na partida de sábado: em determinado momento do 1º tempo, na partida entre Paulista 2×3 Olímpia, o posicionamento do Galo da Japi na cobrança de falta do Galo Alviceleste. Veja a imagem recortada:

Pois bem: dos 11 atletas do Paulista, há 10 dentro da Grande Área. Veja nesta imagem em preto e branco (para destacar as cores no posicionamento dos jogadores) os 10 atletas de Jundiaí frente os 5 de Olímpia. Abaixo: 

Repare mais, na imagem colorida (agora destacando as marcações do campo): os atletas estão na região do ponto penal (portanto, a 11 metros da linha de fundo). Se você considerar que a área de meta (a popular “pequena área”) tem 5,50m de cada lado + 7,32m da linha de meta, dá pouco mais de 200m². Observe:

Pensemos: com tanto espaço no campo, o posicionamento tão aglomerado é um convite para não ter uma sobra de bola! Se o campo tem 7140m², e o time ocupa somente 201,52m² numa cobrança de falta, obviamente o Olímpia estava muito melhor posicionado no restante do campo. Só tem 1 jogador fora deste agrupamento. Pior: existem 5 jogadores na barreira e um 6º atleta (o 9º elemento da imagem acima) agachado atrás dela, caso o chute fosse rasteiro e a barreira pulasse.

Realmente tudo isso é necessário? O chute foi mal cobrado, no meio da barreira, atingindo Jean. Se fosse rasteiro, era só não pular. E a sobra, para quem ficou?

Insisto e termino: sabemos que o campeonato recomeçou agora, mas um “amontoado” como esse (num espaço tão pequeno em um campo tão grande), sem preocupação em recuperar a posse de bola no possível rebote para um contra-ataque mortal, com um atleta isolado na frente, é algo evitável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.