Que situação delicada a Conmebol vive: teremos ou não a volta da Libertadores nesse ano?
- Se voltar, se estenderá até o ano que vem?
- Se não voltar, cancelará tudo?
- Se não voltar esse ano, poderá voltar em 2021 de onde parou (imaginando que nem todos os campeonatos nacionais serão recomeçados)?
O certo é que a entidade divulgou normas para os torneios que ela administra, visando a volta (não sabendo quando):
(Extraído de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2020-05/conmebol-aprova-novas-regras-antes-do-retorno-dos-torneios-de-futebol)
“Sem data para o reinício das Copas Libertadores e Sul-Americana, a Conmebol aprovou novas regras para a retomada das duas competições. Gestos corriqueiros no esporte, como trocar camisas com os adversários ao final da partida, beijar a bola, cuspir no chão e assoar o nariz serão proibidos no retorno dos torneios. A decisão foi tomada na noite de ontem (13) após reunião por videoconferência do conselho, cujo objetivo era discutir medidas capazes de diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus (covid-19) quando as partidas recomeçarem.
A lista de novas exigências – publicada no site oficial da entidade – estabelece que os jogadores não poderão mais compartilhar objetos de cunho pessoal como garrafas de água e de bebida isotônica. Os reservas de cada equipe deverão utilizar máscaras, assim como os membros da comissão que estiverem no banco de suplentes. Além disso, todos terão que se submeter a controles de temperatura antes do início do jogo. A Conmebol ainda poderá solicitar aos clubes exames de covid-19 dos atletas durante os períodos de treinamento.
A imprensa também terá que se habituar às mudanças. As entrevistas após o jogo permanecem liberadas, porém, o atleta ou qualquer outro profissional deverá usar um protetor facial ao concedê-la.“
Em 2018, a decisão da Libertadores seria na Argentina, mas jogou-se na Espanha.
Em 2019, na primeira decisão em jogo único, a final saiu de Santiago e teve que ser disputada em Lima.
Em 2020, teremos final? Se o calendário permitir, o Maracanã terá condições de recebê-la? Lembrando que para a Libertadores voltar a ser disputada, as fronteiras devem estar 100% reabertas entre os países.
A vida não tem sido fácil por esse lado do hemisfério, não?

