– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para São Paulo x Corinthians, Rodada 6 do Paulistão da A1

Estou bem a vontade para fazer a análise pré-jogo do Majestoso do próximo sábado, pois acompanhei muitas partidas do árbitro. Apitará Douglas Marques das Flores, de 34 anos, que começou 2020 sendo 4o árbitro no jogo Novorizontino 2×0 Oeste (Rodada 1) e no último final de semana (Rodada 5) apitou Ponte Preta 0x1 Palmeiras.

O árbitro ranchariense, na gestão do Coronel Marcos Marinho, foi catapultado das divisões de baixo direto para a série A1 (igualmente como acontecido recentemente com Flávio Mineiro, de São Paulo 1×1 Novorizontino, suspenso há 10 dias mas que trabalhou pela CBF no meio e no final de semana, sendo escalado pela própria FPF na A2 na derradeira escala de árbitros). Não tendo uma sólida ascensão (passo-a-passo, divisão por divisão, sem pular degraus), foi muito mal e trazido para a A2 e A3. Nela, teve razoáveis e ruins atuações. Entretanto, quando o Cel Marinho foi para a CBF, voltou a escalar ele (e na Série A), tendo protagonizado lambanças em Fluminense 1×1 Ceará e CSA 0x2 Flamengo (em Brasília).

Porém, após um intenso trabalho, começou a ganhar maturidade e melhorou suas atuações. Tanto em jogos nacionais quantos nos regionais, alternou boas e más atuações, mas com melhor desempenho do que antes e não cometendo erros infantis. Neste atalho, e dentro dele, há outros links de análises de partidas recentes de Douglas: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/07/16/o-gol-anulado-do-vozao-em-fluminense-1×1-ceara/ .

Minha dúvida é: estará o árbitro num bom dia ou não? Lembrando que, como não existe mais sorteio, você pode escolher a dedo o juiz para a partida. Raphael Claus foi escalado na Rodada 2 em Araraquara para Palmeiras x São Paulo (em tese, por ser início de campeonato e jogo que “nada valia”, poderia ser escalado um árbitro novo como Douglas para testes). Para São Paulo x Corinthians – com clima bem mais nervoso num momento importante do campeonato – não era hora de escalar um experiente, ao invés de testar justo agora?

Tomara que não tenhamos confusão como a ocorrida no jogo que Douglas apitou na 4a feira passada, envolvendo Busque x Sport, pela Copa do Brasil, marcado por uma briga no final da partida com validação / anulação do gol. Aqui: https://globoesporte.globo.com/pe/futebol/copa-do-brasil/noticia/arbitro-volta-atras-anula-gol-que-classificaria-o-sport-e-causa-confusao-em-brusque-assista.ghtml

Enfim, que ele esteja atento e não dê cartão errado como fez há pouco tempo, expulsando certo e depois trocando o expulso por um errado: https://globoesporte.globo.com/am/futebol/noticia/unfair-play-arbitro-e-ludibriado-e-aplica-cartao-a-jogador-errado-veja-o-lance.ghtml

Estou preocupado com essa renovação forçada praticada pela FPF. A Comissão de Árbitros precisa saber os momentos corretos, não ser populista nem conservadora demais.

Resultado de imagem para Sao Paulo x Corinthians

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.