– Por quê o Paulista FC virou um time faltoso?

Diferentemente de outros anos, o Paulista de Jundiaí virou um time indisciplinado na atual temporada. E por quê isso aconteceu?

Simples: nos anos de queda e desempenho ruim, havia pouca marcação e falta de vibração. Os times de 2016, 2017 e 2018 sempre terminavam os jogos com um número baixíssimo de faltas, refletindo, até certo ponto, descomprometimento dos atletas. Mas quando o time começou a fazer uma boa campanha no Campeonato da 2a divisão Sub 23 em 2019, as faltas ainda assim eram muito poucas

O motivo?

Com o time afinado, o Galo jogava pra frente e a responsabilidade de parar o jogo era do adversário. E de tal forma, continuou com um número muito baixo de faltas cometidas, subindo para a A3 apenas com a “bola no chão”.

Já em 2020…

O número de cartões amarelos disparou! Isso está acontecendo porquê: com jogadores mais nervosos por conta dos resultados adversos, aumenta o número de faltas marcadas por reclamações; as advertências contra os atacantes que, não conseguindo marcar gols, se irritam, também aparecem mais (as faltas “de ataque”); e, a zaga / meio-campo perdendo a posse de bola, faz com que se tente parar a equipe adversária na base da infração. Esse é um recurso ruim, já que você fica “pendurado” durante o jogo e consequentemente desfalcará em mais partidas o seu time. Com isso, o Paulista precisará de mais jogadores, e o custo se tornará maior, e as consequências negativas viram uma bola de neve desenfreada.

A verdade é: se os resultados fossem positivos, o Galo teria recebido muito menos cartões (lembrando que até o treinador Edson Fio foi advertido nesse ano).

Jogar e fazer as “faltinhas de meio campo” para matar o jogo, como o Palmeiras de Felipão e o Bragantino de Marcelo Veiga faziam, é uma estratégia tática alternativa, desde que você treine isso para não cometer jogadas duras e receber cartões. Não é o caso do Paulista.

Se os resultados melhorarem, fatalmente o Paulista sairá da lanterna da A3 e o número de cartões por jogo diminuirá.

Resultado de imagem para cartões amarelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.