– Pitana e o bom uso do VAR em Grêmio 1×1 Flamengo

Apesar de ter prestígio na FIFA e apitado uma final de Copa do Mundo, sempre achei o argentino Nestor Pitana um árbitro comum tecnicamente, embora tenha boa presença em campo (e isso já é uma ótima qualidade). Mas gostaria de ressaltar o que ele fez na semi-final da Libertadores entre o Tricolor Gaúcho e o Mengão: usou muito bem o VAR!

No começo do jogo, em um lance de mão desproposital, não precisou de orientação do árbitro de vídeo e/ou de ouvir sugestão do VAR. Interpretou corretamente e não perdeu tempo indo ao monitor. Chamou a responsabilidade da interpretação para ele. Ótimo! Aqui no Brasil, em qualquer lance se faz uso do equipamento, vulgarizando o uso da ferramenta e atrapalhando a dinâmica da partida.

Em que pese eu entenda que Michel deveria ter sido expulso (ao invés de ter recebido o Cartão Amarelo), em todos os outros lances o VAR foi bem utilizado, anulando corretamente os gols.

É isso que o futebol precisa: uso CONSCIENTE do VAR e somente quando existir a necessidade. Nada em fazer do árbitro de vídeo ser o protagonista do jogo.

gremio-x-flamengo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.