– As últimas do WhatsApp: do Golpe às Novidades!

Semana cheia para o mensageiro WhatsApp:

  • Um golpe que lesou muita gente: prometeram vídeo-chamada e na verdade… era uma emboscada!
  • A boa permissão para marcar pessoas. Agora, você pode fazer com que uma pessoa seja destacada com o @ e, mesmo em grupos silenciados, ela é alarmada.

Abaixo:

O golpe do WhatsApp, extraído de: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/09/14/mais-de-200-mil-brasileiros-cairam-em-golpe-no-whatsapp-em-uma-semana.htm?cmpid=tw-uolnot

MAIS DE 200 MIL BRASILEIROS CAÍRAM EM GOLPE NO WHATSAPP EM UMA SEMANA

Não se deixe enganar pela falsa promessa de videochamada no WhatsApp. O golpe não é novo, mas mais de 200 mil brasileiros já foram impactados por ele nos últimos sete dias, segundo a empresa de segurança digital PSafe.

O falso serviço está se espalhando não só por grupos de WhatsApp como também pelo Facebook, com o objetivo de despertar a curiosidade das vítimas. Isso porque, ao tentar ativar o recurso de videochamada, o usuário é direcionado para o cadastro do celular em um serviço de SMS pago.

Para evitar este tipo de transtorno, a PSafe orienta que os internautas tenham cuidado com atualizações externas de aplicativos. Procure sempre baixar apps e atualizações de lojas oficiais, como a Google Play e a App Store.

Ainda assim é importante conferir se o aplicativo é verdadeiro, lendo a descrição com atenção, checando os comentários e desconfiando daqueles que prometem itens extras em jogos.

É recomendado ainda ter um antivírus instalado no smartphone, que identificaria a página maliciosa e alertaria o usuário do golpe.

A marcação de destinatários com @, extraído de:

https://blogdoiphone.com/2016/09/whatsapp-e-atualizado-e-agora-permite-marcar-pessoas-em-mensagens-de-grupos/

WHATSAPP É ATUALIZADO E AGORA PERMITE MARCAR PESSOAS EM MENSAGENS DE GRUPOS

O aplicativo WhatsApp liberou um novo recurso para conversas em grupo na última atualização do aplicativo para iPhone e Android. Agora, com as marcações, usuários podem vincular pessoas específicas em uma mensagem para que o destinatário receba um alerta no celular indicado a conversa. Similar as marcações do Facebook e do Instagram, o recurso chega como uma forma prática para organizar as conversas de grupos, mas pode trazer incômodos à privacidade dos usuários.

Usar a marcação é muito simples. Basta digitar o caractere @ no teclado virtual do aparelho e, em seguida, inserir o nome da pessoa. Quando a mensagem é enviada, o destinatário especificado receberá um alerta de nova mensagem. É nesse momento que surge um problema: mensagens marcadas enviam alertas no celular mesmo se o grupo estiver silenciado. Se você (como eu) silencia grupos que participa, deve encarar a novidade com certa cautela. Ainda assim, é preferível receber algumas poucas mensagens marcadas do que uma enxurrada de conversas aleatórias.

Anteriormente, no WhatApp a opção de citação era a melhor forma para ter uma conversa direcionada dentro de um chat de grupo. Agora, com o recurso de marcação, usuários podem unir as duas ações para organizar a comunicação de um grupo, o que é bem interessante em conversas que pode ter até 256 participantes.

Outro efeito colateral do recurso é o envio de SPAM com divulgações de produtos ou eventos. Usando a marcação, usuários podem incluir várias pessoas em uma mesma mensagem, que pode ser enviada para você a partir de diversos grupos, mesmo que o emissor não seja seu contato no mensageiro. Basta que você esteja na conversa (péssima ideia divulgar isso). Por se tratar de uma opção que altera a privacidade do usuário, o WhatsApp deve gerar em breve uma configuração para que a função seja desativada. Até lá, vamos ver como fica a interação em grupos daqui por diante.

bomba.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.