– A Teoria de Conspiração da Contratação e Queda Programada de Cristóvão Borges no Corinthians.

No futebol, não acredite em tudo o que lhe disserem. Mas também não duvide na mesma proporção.

Quer uma sacada que você pode interpretar como tremendamente forçosa ou excepcionalmente inteligente? A substituição de Tite por Cristóvão.

Vamos lá: Sabemos que a tarefa de substituir um ídolo é sempre custosa. Seja em qual atividade for, leva tempo e planejamento. Portanto, substituir o treinador Tite era algo complicado.

Será que contratar Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo ou outro treinador cascudo seria fácil? Claro que não. Esses experientes treinadores sabiam que haveria um desmanche no time e que poderiam ser criticados (a não ser, claro, que uma milionária multa fosse acertada), e uma grande preocupação a todo importante técnico é: a comparação de seus trabalhos!

Por outro lado, se você contrata um treinador “demitível”, como Doriva, Mancini, Caio Jr ou outro sedento nome em busca de espaço, pode jogar toda a culpa nele! Uma diretoria se isentaria do trabalho dentro de campo alegando ter dado respaldo (mesmo que a sua contratação seja previamente por um curto espaço de tempo). Dessa forma, qualquer outro nome importante que substitua o demitido treinador (que houvera substituído Tite mas não aguentou a pressão), já terá uma base de comparação mais modesta para ser feita.

Será que é mais fácil contratar, por exemplo, Luxemburgo, e depois ter que demiti-lo dizendo que o trabalho dele é pior do que o último profissional (Tite), ou é mais fácil contratar Luxemburgo para substituir Cristóvão, e dessa forma alegar que o trabalho dele é melhor do que o último nome?

Claro, lembrando sempre que a cabeça do nome “menor” (no caso Cristóvão) serviria de ótimo subterfúgio para jogar nele a culpa do momento crítico escapando do aceite de contratações ruins por falta de dinheiro. Perfeito bode expiatório, planejado e escolhido a dedo para um momento de transição.

Tal teoria é ideia estapafúrdia ou tem um fundinho de possibilidade?

bomba.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.