– Hábito, Mania ou Dependência?

Vejam que curioso: muitas vezes, temos manias / vícios que podem atrapalhar nosso desempenho. Mas sabemos distinguir o que é hábito, mania ou dependência?

Extraído da Revista Época, Ed 10/09/2012, por Thaís Lazzeri

HÁBITO, MANIA OU DEPENDÊNCIA?

As principais diferenças entre esses tipos de comportamento:

 

HÁBITO

MANIA

DEPENDÊNCIA

O QUE É

Comportamento repetido com frequência, consciente ou não.

No jargão popular, sinônimo para um comportamento estranho ou diferente. No campo da psicologia, é considerada uma doença.

A necessidade incontrolável de realizar algo ou determinado comportamento para se sentir bem. O indivíduo torna-se escravo dessa atitude.

DIA A DIA

Pode ou não atrapalhar a rotina. O indivíduo está no controle da situação.

Quando a frequência aumenta e surgem sinais como instabilidade emocional, passa a comprometer a rotina. Lavar as mãos é bom. Fazer diversas vezes seguida, não.

É prejudicial e, dependendo da circunstância, pode ser fatal. O indivíduo não está no controle da situação.

CUIDADO

Perceber se é ruim ou bom para sua vida. À medida que nota o que não está bom, o indivíduo é capaz de fazer a mudança.

Se o indivíduo ou alguém próximo notar algo estranho que fuja da normalidade, vale conversar com um psicólogo ou psiquiatra

Em geral, o indivíduo não está no controle da situação.

url.jpg

– Candidatos ou Personagens?

Assisti um pedaço do debate dos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Cruz-credo! Coitados dos cariocas…

Freixo, Feghalli, Crivella, Índio da Costa, Bolsonaro, Pedro Paulo, entre outros, se expressam muito bem. Mas parecem ao mesmo tempo serem personagens – radicais ou artificiais!

Aliás, o clima de “debate quente” foi realmente pra valer. E dentre as acusações de um contra o outro, vou ser sincero: acredito em todos. Afinal, parece que todos os defeitos deles revelados são verdadeiros.

bomba.jpg

– A Moda é Mudar a Sexualidade do Herói?

Sou fã de super-heróis. Não escondo, curto mesmo os personagens que cresci assistindo ou lendo na infância.

Mas algo me incomoda: quando se muda a característica do mocinho… estraga-se tudo!

A Marvel inventou uma Thor-Mulher. Pô, nada contra, mas é radicalizar demais a história.

Se não bastasse, Pierce Brosnan, um dos 007 da era moderna, declarou que gostaria que o próximo agente secreto deveria ser negro ou gay. Complicado…

Por que mudar? Para dizer que é politicamente correto?

No ano passado, Andrew Garfield, o último Homem Aranha do cinema, disse que gostaria de ver o herói sendo pansexual. Nesta semana, divulgou-se a Mulher-Maravilha poderá revelar que já manteve comportamento lésbico.

Ai ai ai… nada contra a opção sexual, mas isso muda a personalidade original dos personagens! É como o Batman dos anos 60 e o sombrio inventado nos anos 00.

O que você pensa sobre isso?

bomba.jpg

– O Debate dos Candidatos a Prefeito de Jundiaí na Rede Globo / TV Tem

As Eleições Municipais acontecerão no próximo domingo. Para quem não assistiu o debate da TV TEM com os candidatos de Jundiaí, compartilho abaixo os 4 blocos.

  1. Bloco 1: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/eleicoes/2016/entrevista-debate-votacao/jundiai.html#/glb-feed-post/57e8ed37f9d3681512b39fc0
  2. Bloco 2: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/eleicoes/2016/entrevista-debate-votacao/jundiai.html#/glb-feed-post/57e8ed750d8bb511e71cd474
  3. Bloco 3: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/eleicoes/2016/entrevista-debate-votacao/jundiai.html#/glb-feed-post/57e8ed9af9d3681512b39fc2
  4. Bloco 4: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/eleicoes/2016/entrevista-debate-votacao/jundiai.html#/glb-feed-post/57e8ef20f9d3681512b39fc4

Boas Eleições a todos!

Em tempo: evidentemente, faltaram neste debate o Professor Paulo Taffarelo e o ex-prefeito Íbis Cruz, não convidados pela emissora.

bomba.jpg

– De novo, Douglas Costa?

Que pena. Pela enésima vez, Douglas Costa se contunde.

Desfalcando o Bayern e a Seleção Brasileira, o ótimo atacante está penando no Purgatório. Com tanta qualidade que a Medicina Esportiva proporciona hoje, por que o atleta está se machuca tanto?

bomba.jpg

– O ódio às Pessoas que Pensam!

O antiintelectualismo é perigoso porque poderá facilmente se transformar num movimento contra a classe média, contra os ‘com-diploma’, começando com jornalistas e aqueles ‘que escrevem artigos em jornais’”

Refletiram a opinião acima? É do Consultor em Administração Stephen Kanitz, uma das mentes mais brilhantes do Brasil. Ele fala sobre o ódio de alguns sobre uma elite intelectual, a caça à classe média e a perseguição pelos órgãos de imprensa.

Quando ser inteligente torna-se repugnante (para alguns)…

A ONDA ANTIINTELECTUAL

por Stphen Kanitz

Por que o PT odeia tanto o PSDB, se ambos têm o mesmo ideário e adotam basicamente os mesmos programas?

Por que Lula rompeu com a ala intelectual de sociólogos, filósofos, antropólogos, historiadores e economistas de seu partido que lhe deram apoio total?

Quando Lula critica as elites, ele se refere à elite intelectual, não à elite empreendedora que ele admira. Quanto mais o PSDB batia na tecla de que Lula não tinha diploma, mais ele subia nas pesquisas eleitorais.

Tudo isso são sintomas de um perigoso antiintelectualismo que cresce na América Latina. A eleição de Hugo Chávez e Evo Morales mostra o mesmo fenômeno. O povo latino-americano se cansou do silêncio, da soberba e da incompetência de sua elite intelectual, que pouco cria e só copia teorias como Inflation Targeting, por exemplo.

Essa onda antiintelectual não é resultado do obscurantismo nem do populismo, como acham alguns. É resultado dos mirabolantes planos elaborados às pressas por professores de fala difícil que nunca pisaram num chão de fábrica (ao contrário de Lula), que nunca ouvem ninguém e tanto sofrimento e confusão trouxeram à nação. A classe média, normalmente responsável pelo crescimento de uma nação, foi alijada do poder por intelectuais de gabinete, e por isso ela vota maciçamente no PT.

Na China, os intelectuais foram ativamente perseguidos durante a famosa Revolução Cultural. As universidades permaneceram fechadas por praticamente dez anos, para o desespero deles. Hoje, o povo chinês acredita que foi justamente isso que colocou o país no eixo. “Os intelectuais foram obrigados a fazer algo que nunca fizeram, a trabalhar no campo como nós”, disse-me um porteiro de hotel em Beijing. “Os líderes de hoje são justamente aqueles que por dez anos não foram educados por intelectuais”, comentou nosso taxista em Xangai. A história do mundo está repleta de “revoltas das massas”, queimando livros e intelectuais.

Nos Estados Unidos, a intelligentsia é malvista, como gente que somente usa o intelecto e nada mais, que só critica e nada produz de prático ou pragmático.

Definir-se como “intelectual”, como muitos fazem, é visto como uma atitude elitista e arrogante. Afinal, todo ser humano, por mais humilde que seja, tem de usar o intelecto para desempenhar sua função, desde o porteiro do prédio até o motorista do ônibus escolar de seu filho.

Essa é a verdadeira questão por trás da atual crise do PSDB. Desde 2004, há uma divisão declarada no partido entre “os que trabalham e os que escrevem artigos de jornal”, como disse em público um de seus mais destacados membros do baixo clero.

Quais as conseqüências práticas de tudo isso?

Em primeiro lugar, a América Latina não está dando uma guinada para a esquerda, como acreditam alguns, mas uma perigosa guinada contra a intelligentsia nacional, ou seja, justamente o contrário. É o feitiço virando contra o feiticeiro, o que tantas vezes ocorre na história, a começar pela Revolução Francesa.

Em segundo, os investidores internacionais percebem que não correm perigo na América Latina, tanto que o risco Brasil nunca esteve tão baixo, justamente porque eles acreditam que Lula não fará loucuras em seu segundo mandato presidencial, se for reeleito. Eles têm certeza de que ele não usará teorias heterodoxas nunca antes testadas, e sim o bom senso, na medida do possível.

O antiintelectualismo é perigoso porque poderá facilmente se transformar num movimento contra a classe média, contra os “com-diploma”, começando com jornalistas e aqueles “que escrevem artigos em jornais”. Seria o fim da imprensa como a conhecemos.

Deixar de lado os intelectuais, como muitos países fazem, obviamente não é a solução. Exigir que sejam mais pragmáticos, mais realistas, menos dogmáticos é uma forma mais acertada de resgatar a verdadeira função deles.

Toda nação precisa de centenas de milhares de pessoas que analisem seus problemas corretamente e apresentem não dogmas do passado, mas soluções para o futuro. Mas, se essa onda sair do controle, quem irá defender nossos intelectuais contra um movimento que muitos deles ajudaram a iniciar?

– Interpretando CORRETAMENTE os casos de “mão na bola” e “bola na mão”

Uma mudança na orientação de marcação de infrações em jogadas de “Mão na Bola” e “Bola na Mão” foi colocada em prática a partir da Copa das Confederações-13, bem aceita no restante no mundo e um pouco confusa no Brasil. Não foi uma mudança na Regra do Jogo, mas Massimo Bussaca, o atual comandante da arbitragem mundial, alegou na época ser uma nova interpretação aos árbitros sobre lances duvidosos dessa natureza.

Hoje, só se deve marcar infração por uso indevido das mãos na bola (entenda-se por mãos: a mão, o braço e o antebraçose for uma ação deliberada (proposital/intencional). É uma das poucas infrações onde o árbitro não deve avaliar imprudência, nem força excessiva (lembrando que em qualquer outra falta deve se considerar ação imprudente, temerária ou brutalidade). A Regra 12 (infrações e Indisciplinas) diz que:

Uma das faltas punidas com tiro livre direto é: tocar a bola com as mãos intencionalmente (exceto o goleiro dentro de sua área penal).

Tocar a bola com a mão implica na ação deliberada de um jogador fazer contato na bola com as mãos ou com os braços. O árbitro deverá considerar as seguintes circunstâncias:

O movimento da mão em direção a bola (e não da bola em direção a mão);

A distância entre o adversário e a bola (bola que chega de forma inesperada);

A posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração;

Tocar a bola com um objeto segurado com a mão (roupa, caneleira etc.) constitui uma infração;

Atingir a bola com um objeto arremessado (chuteira, caneleira etc.) constitui uma infração.

A novidade, desde julho/2013, é: o árbitro deve avaliar se em determinados lances não houve movimento antinatural dos braços no momento do toque (uma intencionalidade disfarçada de falsa imprudência) ou um risco mal calculado do atleta em que a bola possa bater nos braços, em jogada que se poderia evitar. Trocando em miúdos:  pular/ se jogar na bola de maneira a qual a bola possa bater em seu braço, não se cuidando para evitar o contato.

Para muitos, tal orientação ajudou a justificar alguns pênaltis mal marcados. Foi o que aconteceu por aqui.

Vimos lances bizarros de pênaltis mal marcados: em um clássico entre São Paulo x Corinthians no Morumbi, o zagueiro Gil tenta tirar o braço da direção da bola em um chute a queima-roupa e ela bate em seu cotovelo. Nenhuma intenção clara, tampouco subjetiva de colocar a mão na bola. Mas virou, equivocadamente, pênalti… Vimos também uma barreira pulando e o jogador saltando com os dois braços erguidos. Se a bola bate neles, aí sim seria movimento antinatural, pois fisiologicamente, você não pula com os braços totalmente esticados e eretos para o alto.

Enfim, essa história de: “nova orientação” não tem segredo. Talvez todo o imbroglio tenha nascido única e exclusivamente da tradução/interpretação do texto, potencializada negativamente por má orientação.

Do jeito que está, é só chutar na mão que vira infração. Parece brincadeira de “Queimada”…

index.php.jpg

– Que tipo de Contrato você assina?

Contrato pra gente honesta, não precisa. Contrato pra gente que não presta, não adianta”.

Autor desconhecido

– O Emprego dos Sonhos!

Imagine que você tenha o poder de ser protagonista de um importante departamento da sua empresa. Seus colaboradores não atendem às expectativas de seus clientes, e os elementos de sua equipe, orientada por você, competente ou não, continua firme em seus postos.

Quando um dos seus funcionários vai mal na tarefa que lhe foi concebida, você resolve punir para fazer média com quem chia, mesmo não assumindo que quem errou foi você próprio por escolhê-lo.

Gente de todos os lados pede a sua cabeça, mas o acionista maior da empresa gosta de você. Há cumplicidade, relação umbilical. E mediante um forte clamor, o dono do negócio o remaneja, com o mesmo salário, sendo que agora você vai chefiar a você próprio, sem pressão, com mais dias de lazer e qualidade de vida.

É promoção por bons serviços prestados ou não?

Falo de executivos em empresas privadas. Qualquer semelhança com a realidade futebolística é mera coincidência.

bomba.jpg

– Pichar é ato de protesto ou vandalismo?

O Monumento às Bandeiras Paulistas, no Ibiraquera, apareceu todo colorido, pichado, em um trabalho gigantesco de pintura.

Alguns defendem “pichações” como atos de protesto. Mas e agora: quem pagará a conta da limpeza, dos solventes e do serviço (2 dias de trabalho, no mínimo) para recuperar essa obra de arte?

Nós, contribuintes, pagaremos, lógico.

bomba.jpg

– Hoje tem Futebol Esporte Show. Contamos com a sua audiência!

E hoje tem Futebol Esporte Show! Com Marcel Capretz, Orlando Gaeta e Rafael Porcari.

Aqui, no SBT – Vtv e TvSorocaba. Tudo sobre o Futebol Nacional e Internacional, além dos times da região. Prestigie!

Campinas e Região: 12h15
Baixada Santista: 12h15
Sorocaba / Jundiaí e Região: 13h15.

bomba.jpg

– Goste ou não, a Charge tem lógica…

Tudo bem que muita gente vai chiar.

Mas é mentira o que retrata a charge abaixo? Todo mundo da quadrilha foi pra cadeia (e não dá para dizer que são inocentes).

E o chefe deles?

ctoicpnwaaa5yvm-jpg-large

– Ufa, a quinta-feira “quase acabou”.

Confesso: estou baqueado do dia puxado de trabalho. Nessa época do ano, as manhãs clareiam cada vez mais cedo, são bonitas e entusiasmante (que demore para o Horário de Verão chegar). Mas quando o dia vai se acabando, tão belo como começou, o cansaço dá as suas caras…

Sim, embora “moído”, mas com pique para contemplar esse Entardecer das 18h…

Coisa inspiradora ou não? Fotografia, confesso é um hobby incrível! Essa totalmente sem filtros.

bomba.jpg

– Quem vai pagar a Taxa?

Respeitosamente, mas sou totalmente contra a chegada do Cel Marcos Marinho para a Comissão de Árbitros da CBF.

Em São Paulo, criou um ranking confuso e inválido. Não revelou quase ninguém, apesar de ter começado sua administração com boa vontade (embora, todos nós sabemos, sem conhecer as regras do futebol).

Leio que a nova CA-CBF prometeu que pagará a taxa do jogo em que o árbitro estiver escalado e por motivo de força maior não comparecer. Assim, questiono:

  • É a CBF quem realmente paga? Então ela assume o vínculo empregatício?
  • Quantos casos como esses você viu acontecer?

O mais importante: sobre a Profissionalização da Arbitragem, o Cel Marinho passou ao largo…

Que tenha sucesso no novo cargo altamente remunerado. Se for como fez na FPF, continuaremos do mesmo jeito…

Não confio na competência dos cartolas do apito e do futebol. E tenho dito.

bomba.jpg

– Elie Horn e as doações de campanhas aos Prefeituráveis

Cada um faz o que quer com seu dinheiro. O dono da construtora Cyrella, por exemplo, (o bilionário Elie Horn) doou R$ 100 mil reais para cada um dos 4 notáveis candidatos de SP: Marta, Haddad, Dória e Russomano.

Mas a Horn se releva. Afinal, no ano passado ele resolveu doar 60% da sua fortuna para a caridade.

Não poderia doar esses 400 mil reais também aos pobres, ao invés de dar aos políticos?

Aliás, 21.400 desempregados e 143 pessoas mortas já doaram para esta Eleição, segundo o TSE, mais de R$ 52 milhões!

Suspeito… Como morto pode fazer doação? E quem está sem emprego?

bomba.jpg

– O chororô do Mano: sobre os lances polêmicos de Corinthians x Cruzeiro

Quer dizer que a bola que bateu despretensiosamente no braço do atleta corintiano dentro da área foi pênalti para o Cruzeiro?

Segundo Mano Meneses, treinador da Raposa, sim. Com o radicalismo da Regra 12B inventada pela CBF (uma ironia sobre a orientação de movimento antinatural da mão na bola, onde aqui interpretamos equivocadamente a orientação da FIFA), até que alguns árbitros brazucas marcariam. Na Regra oficial da International Board, não foi!

Sobre o gol em posição de impedimento, realmente procede a queixa. Mas cá entre nós: é o lance difícil, milimétrico, onde não dá para culpar o bandeira. Só se percebe o impedimento pela TV e com muito esforço.

O gozado é ele fazer ironia sobre ajuda ou não de arbitragem… assuma a derrota, Mano.

bomba.jpg

– Papais e Mamães: Cuidado com o Show do C1R em Jundiaí…

Quando a criança “fica com vontade”, todo cuidado é pouco. Digo isso porque a novelinha infanto-juvenil “Cúmplices de um Resgate” vem fazendo sucesso em todo o Brasil. Aproveitando a paixão das crianças pelo folhetim, criou-se um show da banda C1R, que retrata o grupo musical criado na novela.

Entretanto, o show itinerante (como o que haverá aqui em Jundiaí) não traz os personagens principais que tanto enlouquecem a criançada: Manuela, Isabela, Priscila, Joaquim e outros.

O que se apresentará aqui no Teatro Polytheama é composto por algumas das crianças do Vilarejo dos Sonhos, além dos personagens adultos Dinho e Taísa (que nem cantam na novela).

Assim, não deixem as crianças iludidas que assistirão a atriz Larissa Manoela e o ator João Guilherme. Eles não virão.

bomba.jpg

– Membro do Tribunal e Presidente do Flu?

Cacá Cardoso é membro do STJD. Concomitantemente, é candidato á Presidência do Fluminense. E como é que faz?

Claro que ele terá que se licenciar do Tribunal, mas ficará a questão: e se ele tiver que dar um “pitaco” sobre Peter Siemsen e Levir Culpi, que alegaram picaretagem na arbitragem do Brasileirão a favor de Corinthians e Palmeiras? Participará de um hipotético julgamento?

bomba.jpg

– O Mico do Mengão!

Pensei que o maior fiasco do Flamengo em tempos recentes tivesse sido a eliminação em pleno Maracanã para o América do México, com show do gordinho Cabañas e estando a frente no placar agregado, na despedida de Joel Santana. Nesta 4a feira, o time carioca, jogando em seus domínios e com a vantagem de ter vencido o jogo de ida, perdeu para o modesto Palestino do Chile pela Copa Sul-americana e foi eliminado.

Dancei. No meu “palpitômetro”, seria goleada neste jogo e Flamengo campeão do torneio.

E aí, qual o grande mico do seu time de futebol?

bomba.jpg

– Que a 5a seja ótima!

Bom dia.

Como de costume, fomos correr. E quão energizante é sentir disposição logo no despertar! Nossa foto-motivação:

bomba.jpg

Durante o treino, pensando nas coisas do alto. Hoje, em São Rafael, Padroeiro dos Motociclistas e Protetor dos Viajantes. Nossa foto-meditação:

bomba.jpg

Pós-corrida, um pouco de fisioterapia não vai mal, né? Os meniscos agradecem os pesinhos. Nossa foto-recuperação:

bomba.jpg

Finda a atividade física, um bom alongamento e relaxamento curtindo a beleza das flores. Hoje, admirando nossa rosa champagne. Nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Ótimo! Corpo, Mente e Alma em harmonia, pronto para a labuta, acompanhado deste sol maravilhoso que nasce. Nossa foto-inspiração:

bomba.jpg

Ótima 5a feira a todos.

– Vale o risco que a CBF quer correr para Santos-SP x Internacional-RS?

Para Santos x Internacional na Copa do Brasil, pelas quartas-de-final, apitará o aspirante à FIFA Gilberto Rodrigues Castro Jr, de Pernambuco.

Poderá fazer uma ótima arbitragem, mas… quantos jogos você lembra que ele apitou? o que fez para merecer a honraria de aspirante à FIFA?

Houve coerência: um aspirante à FIFA brasiliense (o árbitro Raposo) apitou Internacional x Santos no Beira-Rio pelo Brasileirão (com histórico de nenhuma vitória de clubes visitantes). Agora, outro desconhecido árbitro com mesma aspiração (nessa feita na Vila Belmiro) no jogo envolvendo as duas equipes.

Escala para se fazer média, sem sombra de dúvidas. A propósito, às 10h30, quando feita esta postagem, a CBF não disponibilizava o histórico de partidas desse árbitro dando como mensagem “erro”.

bomba.jpg

– Twitter será vendido ao Google, à Microsoft ou à Disney?

Surgiu o boato que o Google está tentando comprar o Twitter. O microblog andava com as ações em baixa, e tal especulação fez com que a empresa disparasse na bolsa. Agora, o valor de mercado está estimado em aproximadamente 16 bilhões de dólares.

Foi estratégia do Twitter soltando um boato ou as especulações são reais?

Ontem, outra notícia: a Microsoft e a Disney teriam se interessado também. Quem levará?

bomba.jpg

– A lorota contada na Comissão de Árbitros da CBF: caiu Sérgio Correa?

Em 16 de janeiro deste ano, quando o Cel Marcos Marinho foi demitido da Comissão de Árbitros da FPF, dissemos neste blog que Marco Polo Del Nero, caso precisasse de um novo nome na Comissão de Árbitros da CBF, não exitaria em levá-lo para o Rio de Janeiro, já que foi seu braço direito em SP não só na arbitragem (mesmo não tem sido árbitro e pouco sendo conhecedor do assunto), mas em outros departamentos também. Chega ser irônico que um Policial Militar auxilie aquele que é procurado pelo FBI (vide em: http://wp.me/p55Mu0-IR).

Mas Sérgio Correa caiu?

Segundo o Globoesporte.com, há pouco, sim. Mas na prática: não, foi realocado.

Suportando todo tipo de pressão, Correa se manteve sempre a frente e no comando do cargo. Quando Ricardo Teixeira reinava na CBF e após muita pressão, Sérgio saiu da Comissão e foi para um outro setor da arbitragem na casa. Quando José Maria Marin assumiu, Correa voltou. Só que quando Marin foi pressionado pelos clubes, Sérgio Correa foi alocado para o “Departamento de Árbitros”, criado exclusivamente para ele. Por fim, quando Marco Polo assumiu, Sérgio Correa voltou de novo. E diante da extrema pressão dos times, Del Nero realoca agora Sérgio como o responsável pelo Departamento de Árbitro de Vídeo!

Que força e prestígio esse homem tem, não?

E o que muda com o Coronel Marinho?

Na prática, nada. Como na FPF ele se utilizou do assessor Arthur Alves Júnior, na CBF se utilizará de Alício Pena Júnior e Ana Paula Oliveira. Em São Paulo, uma das últimas bobagens feitas foi orientar os árbitros com a Regra 12B a reboque da CBF. Na pré-temporada – é público – comentou que “se a bola bater na mão, é mais fácil marcar pênalti”.

Boa sorte à nova comissão de árbitros. Justo na semana em que falamos que nos últimos 20 anos tivemos mais de 2.000 juízes e bandeirinhas formados pela FPF e que muitos poucos vingaram em seu trabalho (vide em: http://wp.me/p55Mu0-17b), creio que trocou-se “Seis por Meia Dúzia”. E é justamente isso que Marco Polo desejava: TROCAR SEM NADA MUDAR.

bomba.jpg

– Política e Tráfico de Drogas destruindo o Rio de Janeiro…

Já são 16 candidatos a cargos nas próximas Eleições Municipais mortos no Rio de Janeiro. Alguns envolvendo crimes políticos, outros ligados ao tráfico de drogas. O último foi Marcos Falcon, presidente da escola de samba Portela.

Concomitantemente, bandidos mandam fechar o comércio de favelas em luto à morte do traficante Fat Family. Pessoas de bem e pobres da comunidade assustados e criminosos raivosos.

Até quando o Rio de Janeiro tolerará isso? É um poder paralelo aterrorizando a Cidade Maravilhosa!

bomba.jpg

Fat Family quando internado (foto de “O DIA”).

– Nosso Amanhecer de Quarta-Feira

Bom dia!
Quarta-feira de muitos compromissos. Por isso, é necessário ter disposição. Para alcançá-lo, sem dúvida devemos demonstrar vontade. Assim, fomos correr logo pela manhã. Nossa foto-motivação:

bomba.jpg

Durante o treino, meditando nas coisas do Alto. Hoje, pensando em São Venceslau de Praga, um príncipe bondoso que virou santo, mesmo sendo cristão a contra-gosto da família. Caridoso e corajoso, defensor dos pobres e padroeiros dos perseguidos. Nossa foto-meditação:

bomba.jpg

Pós-treino na escuridão, transformando a corrida em caminhada em meio a alvorada. Nossa foto-despertar:

bomba.jpg

Em casa, alongando entre as flores. Porque jardinagem é nosso hobby… Nossa foto-inspiração:

bomba.jpg

Chega de fotos. Hora de trabalhar, acompanhado desse incrível sol. Nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Ótimo dia a todos.

– Nosso Entardecer Caipira em 3 cliques!

Visual natural, clicado há pouco:

O sol se escondendo entre nuvens…

bomba.jpg

O sol entre os fios se recolhendo...

bomba.jpg

O sol, enfim, escondido!

bomba.jpg

A Natureza caipira nos traz inspiração.

– Outra pesquisa suspensa para Prefeito de Jundiaí?

Leio que mais uma pesquisa eleitoral para a Prefeitura da nossa Jundiaí não pôde ser divulgada, pelo fato do Instituto de Pesquisa não divulgar as características dos entrevistados (sexo, região, idade, etc.).

Perguntar não ofende: como uma empresa de pesquisas pode dar uma bola fora dessas? É o be-a-bá do trabalho dela?

Não entra na minha cabeça (e de muita gente também) tamanho amadorismo. Tal situação leva aos incrédulos a levantar até que a coisa é forjada…

  bomba.jpg

– Qual dos 3 grandes campeões nacionais têm mais chance de ser rebaixado: São Paulo, Internacional ou Cruzeiro?

O difícil e competitivo Campeonato Brasileiro pode ter um clube que já foi campeão do torneio (e que nunca foi rebaixado) disputando a série B em 2017. E qual deles têm mais probabilidade de cair de divisão: o Tricolor Paulista, o Gaúcho Colorado ou a Raposa Mineira?

Avalie os pontos, a campanha, os treinadores e elenco dos clubes. Não se esqueça também dos próximos jogos dentro e fora de casa. Qual dos times tende a fazer seus torcedores terem mais desgosto?

bomba.jpg

– Os dois lances pontuais de Corinthians 0x1 Fluminense

Não assisti o jogo; portanto, não posso comentar “como um todo” a arbitragem de Anderson Daronco no tão esperado jogo da rodada. Mas vi os dois lances reclamados:

  1. O pênalti reclamado pelo Fluminense: Marquinhos Gabriel agarra Marcos Júnior na área. É lógico que o grito e a queda do atleta foram, digamos, excessivos. Mas independente da “forçação da barra”, a infração aconteceu pois há o nítido desequilíbrio. Talvez Daronco tenha sido traído pela valorização do atleta carioca querendo mostrar a todo custo que foi agarrado. Tiro penal não marcado.
  2. O Gol sofrido no último lance pelo Corinthians: a falta cobrada por Gustavo Scarpa não existiu, e deste cruzamento, Gum, em posição de impedimento, prosseguiu com a jogada e na sequência sai o gol de Cícero. Erro duplo, do árbitro e do bandeira.

Enfim, novamente erros relevantes no Campeonato Brasileiro. Até quando a arbitragem vai ser mais notícia do que o jogo em si?

bomba.jpg

– Palocci na cadeia!

Ufa! Brasil sendo passado a limpo. Antonio Palocci foi para a cadeia, nessa 2a feira cedo, na 35a fase da Operação Lava-Jato!

E o chefe da quadrilha?

Que se prenda todo mundo, independente do partido e do cargo.

bomba.jpg

– Que seja uma ótima semana

Baterias recarregadas de um ótimo final de semana. E para começar bem, como de hábito, fui correr na madrugada. Nossa foto-motivação:

bomba.jpg

Durante o treino, rezando hoje para que aceitemos os desafios em nossa vida, pedindo a intercessão da Virgem Maria sob a bela invocação de Nossa Senhora do Sim. Nossa foto-meditação:

bomba.jpg

Pós-treino, alongando entre as flores do jardim. Porque jardinagem é nosso hobby… Nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Enfim, vamos à labuta, acompanhado do sol que quer despertar. Nossa foto-inspiração:

bomba.jpg

Ótima semana a todos.

– Não cansou?

Tirei o final de semana para uma necessária “curtição em família”. Descansei e espaireci. Não vi nada sobre a rodada do Brasileirão, mas o pouco que li foi:

Fluminense vence com gol supostamente impedido“. Se verdade, Levir vai reclamar?

Ponte Preta reclama da arbitragem e Potker é expulso por dar soco no adversário“. E vai reclamar como depois de um sopapo?

Elano entra e é expulso por ofender o árbitro“. Outro cartão vermelho por xingamento?

Não sei se foram erros ou acertos, mas cá entre nós: antes falávamos sobre os grandes lances da rodada. Hoje, falamos sobre as decisões dos árbitros.

Já cansou o futebol assim, não? Está muito chato.

bomba.jpg

– Futuro criado ou não?

Sábias palavras do guru da Administração de Empresas, Peter Drucker:

A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo

Quer discutir? Eu concordo: penso que futuro não é algo determinado (já escrito), mas construído.

url.jpg

– Empreendedor à Flor da Pele

Há certas pessoas que têm o espírito empreendedor aflorado. O que dizer: o inovador Luiz Possas criou a cerveja Kaiser, a água-de-coco Kero Coco e agora pretende criar Petiscos de Inseto!

Será que ele vencerá a barreira cultural?

Inovador ele é…

Extraído de: Revista Época, Ed 676, pg 78-80

QUER BEM OU MALPASSADO?

Por Daniella Cornachione

O empresário mineiro Luiz Otávio Pôssas Gonçalves, de 69 anos, já criou uma marca de cerveja, outra de água de coco e uma terceira de cachaça. A cerveja é a Kaiser, a água de coco é a Kero Coco e a cachaça é a Vale Verde. Em cada mercado de que participam, essas bebidas ocupam posição de destaque. Por maior que seja o talento de Pôssas para os negócios, é difícil imaginar, porém, que ele vá obter a mesma popularidade com seu recente empreendimento, a Nutrinsecta. Trata-se de uma produtora de insetos. Em março, a empresa deu um passo inédito no Brasil – pediu ao governo de Minas Gerais, ao Ministério da Agricultura e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) certificação de que seus insetos podem ser consumidos por seres humanos. Gilberto Schickler, zootecnista e um dos sócios da empresa, espera que a decisão saia até junho. Ele explica que a produção de insetos para ração continuará como negócio principal da empresa. A autorização do governo para consumo humano serviria como atestado de qualidade para os produtos da empresa – mas pode ser usada para prospectar o novo mercado. “Eu não seria capaz de comer uma barata, mas já experimentei larvas de besouro fritas e achei gostoso”, afirma Pôssas. Quanto a levar baratas à mesa, ele concede que há uma “barreira cultural”.

Pode parecer estranho atribuir apenas a uma “barreira cultural” a opção por não comer baratas. Mas a verdade é que, no mundo dos insetos produzidos para alimentação, já caíram as barreiras nutricionais ou sanitárias. Os bichos em criação não têm contato com sujeira e comem legumes, frutas e farelo de trigo. Mortos, podem ser processados a ponto de virar uma discreta farinha de proteína para ser usada como suplemento alimentar.

Pôssas chegou aos insetos por causa de seu interesse por aves. Em 2000, ele começou a financiar o trabalho de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais em busca de novas formas de alimentar sua criação. Nesse processo, conheceu a proteína originada dos insetos. “Adicionar insetos na alimentação dos animais aumenta o bem-estar da criação. É uma das melhores fontes de proteína”, afirma a veterinária Flávia Saad, professora da Universidade de Lavras e uma das participantes dos estudos. Com 26 receitas em mãos, Pôssas fundou em 2006 a fabricante de rações MegaZoo. Para abastecer a linha de produção, resolveu criar os insetos ali mesmo, em Betim, Minas Gerais, em sua antiga fazenda. Três anos depois, abriu a Nutrinsecta, que fornece mensalmente 1.400 quilos de moscas, besouros, baratas e grilos, vivos ou processados, para sua empresa-irmã MegaZoo. Há clientes também entre zoológicos e criadores de animais. Os sócios esperam quintuplicar a produção a partir de junho, com a inauguração de uma segunda fábrica. Eles dizem que o aumento de escala permitirá a redução dos preços. Hoje, 1 quilo de inseto custa, em média, R$ 100, embora a empresa tenha apenas sete funcionários. Para ganhar mercado, esses preços precisam cair. Vender insetos como comida para gente seria, nesse contexto, um atestado de limpeza e qualidade, mais do que uma fonte de receitas importante.

Com o mesmo consumo de vegetais, os grilos produzem quatro vezes mais proteína que vacas

Embora o Brasil não enfrente nenhuma crise de produção de alimentos, a demanda do planeta por proteína animal cresce de modo preocupante. No ano passado, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) começou a incentivar, oficialmente, a inclusão de insetos na dieta, hábito chamado de entomofagia. Segundo a FAO, até 2050 o consumo global de carne deverá dobrar, mas esse alimento se tornará mais caro e raro, a ponto de ganhar status de item de luxo. A criação de animais de corte tradicionais já ocupa dois terços das terras disponíveis para produzir alimentos, mas bois, porcos e carneiros não são os sistemas mais eficientes para converter vegetais em proteína. Para produzir 1 quilo de proteína animal, os grilos consomem 1,7 quilo de alimento, bem menos que o frango (2,2 quilos), o porco (3,6 quilos), o carneiro (6,3 quilos) e a vaca (7,7 quilos). Por outro lado, grelhar um filé de grilo deve ser extremamente trabalhoso… Os insetos superam as criações tradicionais também pela concentração de proteínas. “Os insetos têm vantagens sobre animais convencionais, incluindo um alto nível de proteína, vitaminas e minerais. Além de um sabor único”, afirma Arnold van Huis, entomologista da Universidade Wageningen, na Holanda, e um dos principais defensores do consumo de insetos por gente. Junto com outros cientistas, Van Huis publicou em dezembro um artigo demonstrando que, por quilo de proteína produzido, porcos liberam na digestão entre oito e 12 vezes mais amônia do que grilos e 50 vezes mais amônia do que gafanhotos. A amônia é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

De acordo com a bióloga mexicana Julieta Ramos Elorduy, autoridade mundial no assunto, 3 mil grupos humanos em mais de 120 países comem insetos. A tendência é que o hábito se torne mais difundido. Mas isso não significa que a entomofagia seja para todos. Assim como seus primos crustáceos, insetos podem provocar fortes alergias. Aos que têm alergia a camarão, recomenda-se evitar as novas iguarias.

imgres.jpg

– Instagram vicia! Mas é muito legal…

Sempre tive medo de fotos. De tirar fotografias e de ser fotografado. Por não saber “sacar” a máquina, nem sair bem nas tiradas.

Mas (já escrevi sobre isso), confesso: o tal do Instagram faz a gente mudar de idéia.

Como gosto de jardinagem, na brincadeira, tirei uma foto das flores de casa na manhã que surgia. E, sem querer, ficaram perfeitas!

Fala sério: Deus não é um grande artista? Como tais rosas podem ser ainda mais bonitas iluminadas pelos raios do sol?

13+-+1.jpg