– Afinal, a culpa da atual fase da Seleção Brasileira é de quem?

Que Dunga nem de longe é páreo para treinadores estudiosos, como Guardiola, Bielsa, Sampaoli, Klopp ou Mourinho, isso é sabido. Nem para Tite, se compararmos com gente do futebol nacional. Na “nova era Dunga”, o Escrete Canarinho só conseguiu vencer o Peru e a Venezuela, e estamos após 6 jogos disputados, fora da Zona de Classificação da Copa do Mundo (em 6o lugar, com 10 participantes). Parreira e Felipão, quando voltaram à Seleção após suas conquistas mundiais, foram mal. Dunga, que não ganhou como treinador, repete o mesmo filme.

Mas ele é o único culpado?

Claro que não. Vide:

Minha geração “nasceu para o futebol” no começo dos anos 80. Tínhamos Telê Santana dirigindo Zico, Sócrates, Falcão… Mais adiante, Romário, Muller, Bebeto. Ou Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho. Na Copa de 98, tínhamos os artilheiros das principais ligas mundo afora: Ronaldo Fenômeno, Amoroso, Elber, Jardel, Bebeto, Evair e até o desconhecido Sony Anderson! Hoje, temos Neymar e… e só? Luís Gustavo, Felipe Luís, David Luís… aí não dá.

Mas cá entre nós: a safra é fraca e é o que temos.

E onde estão os nossos cartolas?

Um dia tivemos Paulo Machado de Carvalho, o Marechal da Vitória. Hoje temos o ilustre desconhecido Coronel Nunes… é ele quem define o futuro da CBF e sua Seleção, ou é Marco Polo que manda por trás dele?

Estamos desprestigiados. Vide que o novo presidente da FIFA, Infantino, está fazendo um tour pela América do Sul e passou por diversos países, exceto o Brasil. Por que será?

Vale a reflexão: se com o #GER7x1BRA não aprendemos a lição e não mudamos nada, não será com a ausência da Copa do Mundo 2018 na Rússia que aprenderemos.

Que saudade das verdadeiras Seleções que representavam o Brasil. Hoje, representam os interesses comerciais alheios.

bomba.jpg

Um comentário sobre “– Afinal, a culpa da atual fase da Seleção Brasileira é de quem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.