– Conmebol muda a Regra dos Cartões

A Confederação de Futebol da América do Sul (Conmebol) notoriamente é uma bagunça. Costumeiramente você vê confusões em jogos da entidade, e nunca há punição. Pior: neste ano, tivemos jogos em campos de gramado sintético pela Libertadores da América que não eram aprovados pela FIFA (Juan Aurich, Peru) e que ela permitiu.

Agora, a Conmebol anunciou que 3 cartões amarelos valerão uma suspensão automática em suas competições. Antes, levar cartão amarelo valia apenas uma multa simbólica.

A não-suspensão pelo acúmulo de cartões era uma das poucas coisas boas que a Sulamericana fazia! Sou a favor de multar ao invés de proibir o jogador de participar da partida. Entenda: os cartões amarelos surgiram como símbolo de advertência para que o atleta tomasse cuidado para não ser expulso. Antes, não existiam os cartões amarelo e o vermelho, e o árbitro simplesmente dizia ao atleta que estava expulso quando ele excedesse. Em 1966, na Copa da Inglaterra, o argentino Ratin fez de conta que não entendia sua expulsão e insisita em permanecer em campo, alegando não entender o que o árbitro falava, já que ele só conhecia o espanhol (pura milonga…). Assim, os cartões se tornaram linguagem universal no futebol, a partir da Copa de 70.

Um atleta ser suspenso pelo 3o amarelo pode levar a privação de um craque em disputar uma final de Copa do Mundo: lembremo-nos de Ballack, em 2002, no jogo Brasil X Alemanha, onde o atleta alemão ficou de fora devido aos cartões.

Eu prefiro não suspensão pelo 3o cartão acumulado, para que o espetáculo não seja privado de desfalques importantes. Aliás, a Regra de Jogo não determina tal ausência, mas sim os regulamentos criados pelos torneios (caso desejem).

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

imgres.jpg

2 comentários sobre “– Conmebol muda a Regra dos Cartões

  1. Concordo com a multa e a não suspensão.
    Se o atleta recebe muitos cartões amarelos este deve receber uma punição por meio de uma comissão ou tribunal.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.