– Melhoraremos o VAR?

Uma comitiva da CBF encabeçada por Péricles Bassols foi à Europa para ver como os VARs trabalham por lá.

Veremos bons frutos dessa visita no Brasil?

Extraído de: https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/arbitragem/comissao-de-arbitragem-da-cbf-envia-comitiva-para-visitar-paises-europ

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DA CBF ENVIA COMITIVA PARA VISITAR PAÍSES DA EUROPA

Na busca por um intercâmbio de experiências e práticas relacionadas ao VAR pelo mundo, a Comissão de Arbitragem da CBF enviou uma comitiva para a Europa no final de setembro. Formada por Péricles Bassols e Lucas Dias Almeida, gerentes técnico e tecnológico do projeto no Brasil, a viagem passou por quatro países (Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha) e trouxe muita informação na bagagem. Foram 11 dias de uma agenda lotada de visitas às Centrais do VAR de cada federação, treinamentos e também jogos ‘in loco’.

“Fomos muito bem recebidos por todas as federações desde os primeiros contatos. Pudemos conhecer a estrutura de cada país e estreitar laços com os profissionais destes quatro países. Creio que abrimos uma porta importante para a colaboração mútua entre as federações”, comentou Péricles Bassols. 

Na Holanda e na Espanha, a dupla do VAR brasileiro conheceu as instalações onde os árbitros de vídeo atuam e também o local onde são realizadas as simulações e aulas teóricas da ferramenta. Já na Inglaterra, Péricles Bassols e Lucas Dias Almeida foram além. A dupla pôde acompanhar partidas da Premier League diretamente da Central do VAR inglês, bem como esteve presente na partida Wolves x Manchester City, disputada em Wolverhampton. 

“Cada país tem sua peculiaridade e foi interessante conhecer um pouco mais de perto o trabalho realizado em cada um deles. Pudemos observar que no Brasil temos sido bem transparentes, por exemplo, na questão da linha de impedimento, quando mostramos em tempo real a construção dos gráficos”, exemplificou Péricles Bassols.

O encerramento da viagem foi na Alemanha, onde a dupla participou de evento organizado pela FIFA para apresentar e testar o sistema SAOT (tecnologia de impedimento semiautomatizado criado pela entidade). Esta ferramenta será utilizada na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 e promete trazer ainda mais precisão nas marcações de impedimento. O congresso foi realizado no Estádio Bay Arena, em Leverkusen.

“Voltamos de lá com a certeza de que estamos alinhados com as melhores práticas e protocolos do VAR atuais, mas também com muita vontade de continuar evoluindo. Uma das ideias propostas na visita à Espanha, por exemplo, é desenvolver um fluxo de intercâmbio de árbitros de vídeo entre os dois países. Ainda vamos avançar nesta possibilidade, mas a busca por conhecimento será constante”, finalizou Péricles Bassols.

Péricles Bassols e Lucas Dias Almeida são recebidos na Federação Espanhola de Futebol
Créditos: Divulgação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.