– Avaí 1×1 São Paulo: Precisamos falar da VARdependência!

Li e assisti comentários de que “tivemos uma boa arbitragem na Ressacada”, em Santa Catarina, comandada por Anderson Daronco.

Peraí: deixar de dar dois pênaltis é algo bom?

Amigos, algo necessário para se discutir: a dependência dos árbitros de campo para com o árbitro de vídeo. Daronco, que é FIFA, só marcou os pênaltis após o chamado do VAR Wagner Reway. Isso é péssimo!

A quantidade de jogos com o equipamento eletrônico é ínfima no Brasil, se comparado com o total de partidas. Os árbitros de divisões inferiores e de estados mais pobres não dispõe desse equipamento, e precisam apitar a Regra do Jogo. Quando eles chegam na elite, o VAR deve ser um acessório para correção de erros crassos.

Estamos vendo o contrário: a elite usa o VAR como muleta, se apoiando os 90 minutos nele. O árbitro de vídeo deixou de ser coadjuvante e passou a ser o protagonista.

É inadmissível que um árbitro da série A do Campeonato Brasileiro não tenha visto em campo os dois penais. Eram lances fáceis, e que precisaram de minutos (quem assistiu o jogo, viu a demora) para se rever as jogadas.

Em suma: aqui no Brasil, abrimos mão da responsabilidade até de lances óbvios, sem dificuldades, e deixamos para o VAR “reapitar”.

Que a correção da marcação não iluda as pessoas, acreditando que a arbitragem foi boa. Seria boa se tivesse marcado no instante que a infração aconteceu.

Imagem extraída de: https://www.gazetaesportiva.com/apostas/prognosticos/futebol/avai-x-sao-paulo-04-06-2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.