– Se perder será vexame? Parte II: Al Ahly x Palmeiras (a propósito: 2021 já valeu um Mundial)!

Eu nunca avaliei como vexatória uma possível derrota do Verdão para o Tigres-MEX. Ponderei os investimentos do futebol mexicano em geral, a qualidade técnica dos atletas e o bom treinador. Claro, inclua-se o nível do futebol jogado na América do Sul atualmente. E a derrota, possível, aconteceu.

Essa postagem citada encontra-se em: https://professorrafaelporcari.com/2021/02/06/se-o-palmeiras-perder-do-tigres-sera-vexame/.

Entretanto, agora o Palmeiras enfrenta o Al Ahly do Egito – uma grande equipe local, campeoníssima por lá. Mas… convenhamos, estamos falando de campeonato egípcioSe o time brasileiro perder este confronto, aí sim seria vexame. Explico:

  • O Palmeiras entrou na semifinal; portanto, poderia ter seu melhor resultado o título; e o pior, a 4a colocação. Perder para o Al Ahly seria ficar na “lanterna do que disputou” (afinal, não dá para ser 5o ou 6o, já que entrou numa fase mais adiantada da competição).
  • A tradição do futebol brasileiro vs a tradição do futebol egípcio são incomparáveis. E sejamos justos: por pior que tenhamos caído de produção no Brasil, ainda (penso eu) somos (os clubes brasileiros) melhores que Zamalek, Cerâmica Cleopatra, Pyramids, Al Masry, Al Ittihad, El Geish… (as equipes do torneio de lá).

O único bônus do Mundial do Catar ao Palmeiras foi a reportagem da FIFA que (aqui foi bem claro, para quem entende de interpretação de texto) a entidade reconhece o clube como Campeão Mundial de um torneio idealizado pelos grandes nomes do futebol da época – embora não tenha sido organizado por ela.

  • Trocando em miúdos: o Palmeiras continua sem Mundial da FIFA, mas é Campeão Mundial por um torneio paralelo antes da existência dos Intercontinentais e do próprio da FIFA.

Evidentemente, o Fluminense, que venceu a Copa Rio-52, já fez o pedido oficial de reconhecimento à FIFA… e provavelmente não terá. No máximo, ocorrerá o que aconteceu com o Palmeiras: o entendimento de que foi Campeão Mundial de algo que ela não fez parte oficialmente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.