– Afinal: quem autorizou EQUIVOCADAMENTE a pintura da área de meta da Arena Corinthians?

A Regra 1 do Futebol (Campo de Jogo) regula as medidas e condições do gramado e seus arredores. Ela é bem clara quanto à nitidez e limpeza do gramado para a realização de uma partida oficial.

Não pode existir nada além das linhas de demarcação, pinturas delas e postes / travessão. Não se deve ter nenhum patrocinador pintado com tinta ou aparentando suas letras com o corte da grama.

Tudo isso se estende também ao organizador do torneio, dono do estádio ou mandante da partida. Portanto, além deles não poderem mostrarem seus nomes e/ou marcas, eles não têm poder para dar autorizações a outras pessoas fazerem algo.

Acontece que a Arena Corinthians, em Itaquera, amanheceu pichada no dia do jogo entre Corinthians x Palmeiras. Na grande área, a inscrição 8×0 como chacota ao time do Parque São Jorge (fazendo alusão de uma vitória graúda do Palmeiras tempos atrás).

Na hora da partida, para surpresa de todos, as áreas de meta apareceram pintadas com as inscrições iniciais do Sport Club Corinthians Paulista: SCCP. E isso, evidentemente, não pode.

Diz-se que existiu uma autorização especial da FPF para que elas (as áreas de metas) fossem pintadas com as letras. Até às 09h00 desta 5a feira, não há nenhuma informação no site, tampouco relato em súmula ou documento do jogo. Mesmo que apareça essa permissão depois deste horário (devido a repercussão), NÃO É PERMITIDO FAZER ISSO.

Quem autorizou? Por quê passou-se por cima da Regra do Jogo? Por quê não foi exposta  publicamente essa suposta permissão antes do jogo? E “suposta”, lógico, porque ninguém a viu.

Se o gramado foi pichado, poderia-se pintar de verde por cima da pichação. Se faz isso com certa frequência para esconder as falhas do “gramado careca” em muitas praças esportivas, por quê não para esse momento? Ou, simplesmente, não se poderia cortar a grama daquele espaço um pouco mais baixa?

Tempo hábil para fazer a correção, havia. Afinal, ontem, na hora do almoço, a Rádio Jovem Pan mostrou em sua programação um funcionário do Timão limpando o vandalismo. Veja esse foto:

Será que até à noite o espaço não estaria limpo? Dizer que o SCCP desenhado no chão foi um subterfúgio para disfarçar os numerais 8 e 0 não parece razoável, já que, como se vê, era possível deixar tudo verde. Quem teve a ideia de pintar letras, depois de apagados os números?

Se foi uma provocação ou não, ou simplesmente uma solução caseira, não importa. O que vale questionar é: por quê autorizou-se? Ana Paula de Oliveira, a presidente da CEAF-SP, certamente não foi consultada pois ela conhece as regras.

Cuidado para não se criar um mecanismo perigoso: autorizar algo ilegal, criando um precedente para que alguém “auto-vandalize” um pedaço do gramado a fim de fazer alguma alegoria como desculpa de “dificuldade de apagar”.

Por fim: se existiu a tal “permissão especial” (irregular devido as Regras e desnecessária por conta de que poderia ser apagado o 8×0), não custava nada que o árbitro Raphael Claus fosse zeloso e relatasse em súmula que estava autorizado.

Boa comunicação nunca fez mal a ninguém….

Em tempo: esteticamente, assistindo o jogo, percebe-se que qualquer pintura adicional, especialmente na pequena área, atrapalha a visualização da bola por parte de quem assiste. E, aproveitando: ninguém vai anular o jogo por causa disto, mas vale observar as coisas corretas. Será que o TJD-SP multará simbolicamente alguém?

Acréscimo: Renata Ruel, da ESPN, também à noite, observou e comentou essa irregularidade publicando o print abaixo:

5F972BAC-57C7-43F5-9330-6F88C6B1979A

 

2 comentários sobre “– Afinal: quem autorizou EQUIVOCADAMENTE a pintura da área de meta da Arena Corinthians?

  1. SE O GRAMADO FOSSE DE QUALQUER OUTRA COR, SERIA PINTADA A INSCRIÇÃO E TUDO SERIA PERFEITO. MAS PINTAR DE “VERDE”?. ENTENDEU, AMIGO…
    MAS FALANDO SÉRIO NEM A FPF PODERIA AUTORIZAR O QUE FOI FEITO. E NÃO ESQUEÇAMOS QUE ALÍ ESTAVA UM ÁRBITRO FIFA. O ADENDO EM SUMULA FOI FEITO A POSTERIORE.
    COISAS DE NOSSO FUTEBOL…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.