– A série A3 será disputada concomitantemente com a Copa Paulista

Em determinado momento da Pandemia, falou-se em cancelar os campeonatos de futebol no Estado de São Paulo, devido a inviabilidade financeira e esportiva. Ventilou-se até um “mini-Paulistão de 2o semestre” adaptado como Copa Paulista, sem nunca as coisas se confirmarem.

Como tudo era incerteza, certas ideias eram colocadas à baila para se perceber a repercussão. A “menina dos olhos” da Federação Paulista de Futebol, sem dúvida, é a A1 (até mesmo pelo dinheiro restante a ser pago pela TV Globo aos clubes que a compõe). Sem jogos finais, sem grana na conta. Então a prioridade passou a ser: terminar a Primeira Divisão.

Passado todo esse tempo, com números estabilizando na Capital e o alcance do platô da pandemia no Estado como um todo (ainda existindo regiões de risco), a volta da A1 foi determinada com inúmeros protocolos de segurança sanitária. O mesmo será feito em médio prazo para a A2. E, segundo o presidente da FPF Reinaldo Carneiro, em entrevista ao GloboEsporte.com e ao Mesa Redonda da TV Gazeta, a série A3 poderá recomeçar em final de agosto / começo de setembro, junto com a Copa Paulista.

Toda a matéria desta fala pode ser acessada no site “Esporte Jundiaí“, que repercutiu as duas entrevistas. O link é: https://www.esportejundiai.com/2020/07/presidente-da-fpf-diz-na-gazeta-que-a3.html

Conversando com pessoas próximas e envolvidas nestes bastidores (em especial, pós-Programa da Gazeta), algumas informações relevantes:

  1. A FPF não quer nenhum campeonato profissional sendo decidido via Justiça ou com uma “canetada”. Quer todos eles, sejam na data que precisar ou nos estádios que forem disponibilizados, encerrados dentro de campo. Isso implica dizer que: se fosse hoje (não se espera isso em setembro), o Paulista não poderia jogar no Estádio Jayme Cintra nem o Marília no Estádio Bento de Abreu, por exemplo, pois Jundiaí e Marília estão em Zona Vermelha (como está acontecendo também nas reclamações de Ponte Preta e Botafogo, com as cidades de Campinas e Ribeirão Preto, momentaneamente, nesta situação).
  2. A tendência é se acertar um prazo longo para uma mini pré-temporada, por isso a ideia de agosto ou setembro (a tendência é setembro), já que a própria FPF entende ser um “outro campeonato” da A3, por tudo o que aconteceu nesta paralisação.
  3. Eu questionei sobre a viabilidade financeira do torneio e as condições dos clubes, e a resposta deste interlocutor foi a de que: “Se simplesmente a FPF quisesse terminar a A3, a resistência dos clubes seria grande, pois com poucos jogos para muitas equipes, ninguém estaria disposto a, com contas no vermelho, contratar elenco profissional por 90 dias. Dessa forma, “engatar a Copa Paulista” imediatamente após o encerramento da 1a fase da A3 seria uma solução para que as equipes contratassem e formassem novos plantéis – e para reduzir custos, a 1a fase da Copa Paulista seria curta.” Assim, quem contratar por 3 meses verá que as datas contemplarão a intertemporada, as últimas partidas da Fase 1 da A3 e a fase inicial da Copa Paulista (o que daria um pouco menos de 90 dias).
  4. Obviamente, como exposto acima, as contratações estarão liberadas e a Copa Paulista confirmada. E, como visto, apesar da preocupação financeira em reduzir custos e a consciência da pindaíba que todos nós vivemos (o país em geral), não se terá uma verbal adicional / dinheiro dado pela FPF para as agremiações. Cada um terá que se virar como puder!

Diante de todo esse cenário DESEJADO (essa é a vontade da FPF, sabemos que ela tem força em pedir e também de “convencer” os clubes, que muitas vezes acabam cumprindo), ficará a dúvida: na hora de se reunirem, quando os presidentes de clube mostrarem seus balanços financeiros e puderem expor a realidade da divisão, haverá um “plano B” da Federação Paulista?

Torço para que o novo presidente do Paulista, Rodrigo Alves, consiga ser uma voz ressonante na oportunidade em que será marcada a reunião e fazer as autoridades presentes entenderem os propósitos e necessidades do Galo. Aliás, reservo esse espaço final para parabenizar sua equipe de marketing, que está sendo bem ativa nos projetos propostos.

Resta, no momento, aguardar a convocação da FPF. Será que tudo isso será confirmado?

Coronavírus: Futebol brasileiro ganha cartilha da CBF com etapas ...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.