– Árbitros Robôs serão realidade? Mas… e a interpretação?

A inteligência artificial é um fato, e ela estará em todos (ou quase todos) os setores da sociedade em um breve tempo.

No futebol, por exemplo, a FIFA estuda um moderno sistema que dispensaria o AVAR e automaticamente avisaria o árbitro de que um atleta esteja em condição de impedimento, diminuindo tempo de análise de AVAR, VAR e decisão ao árbitro.

Muito bonito no papel, mas… e a interpretação de lances passivos e ativos?

Abaixo, em: https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/fifa-estuda-uso-de-arbitros-robos-para-marcacao-de-impedimentos-na-proxima-copa-do-mundo.ghtml

FIFA ESTUDA USO DE ÁRBITROS ROBÔS PARA MARCAÇÃO DE IMPEDIMENTOS NA PRÓXIMA COPA DO MUNDO

Sistema que cria linhas automáticas agilizaria processo do VAR e poderia até substituir os bandeirinhas na edição de 2022, no Catar

Depois de estrear o VAR na edição de 2018, a Fifa estuda outra novidade tecnológica para a próxima Copa do Mundo, em 2022, no Catar. Trata-se do uso de árbitros robôs – que podem inclusive substituir os bandeirinhas – para a marcação de impedimentos.

De acordo com o portal Daily Mail, o novo procedimento faria com que o árbitro assistente de vídeo não fosse mais responsável pela criação de linhas para avaliar um possível impedimento. Um sistema automático passaria a fazer a tarefa, soando um alarme para alertar uma posição irregular.

O sistema seria capaz de identificar qual parte do corpo do jogador está em posição de impedimento e levaria em conta até o tamanho dos pés de cada um. A preocupação sobre câmeras de televisão não terem um número suficiente de ângulos em determinados casos foi um dos motivos para a criação do mecanismo.

Johannes Holzmuller, diretor de tecnologia da Fifa, acredita que a medida pode economizar tempo durante as decisões do VAR e tornar o processo mais rápido. De acordo com a publicação, testes internos foram realizados no último Mundial de Clubes, conquistado pelo Liverpool, e mais experimentos estão previstos para o segundo semestre de 2020.

30345392-8486311-image-a-15-1593763741201

Sistema estudado pela Fifa cria linhas automáticas e dispara alarme para avisar árbitro — Foto: Reprodução/Daily Mail

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.