– Leonardo Da Vinci antecipou em 500 anos a existência do Mesentério

O Mesentério, descoberto há algumas semanas, é a prova de que Leonardo Da Vinci (o primeiro a relatar o desconhecido órgão do corpo humano – há 500 anos) era um gênio incrível!

Extraído de: http://istoe.com.br/da-vinci-ja-sabia/

DA VINCI JÁ SABIA

Médicos da Irlanda anunciam a descoberta de novo órgão do corpo humano, localizado no abdome. Mas o gênio italiano havia descrito o mesentério cinco séculos atrás

Por Cilene Pereira

Entre outros tesouros, Leonardo da Vinci (1452-1519) deixou para a humanidade desenhos de objetos que só se materializariam séculos depois, como o helicóptero. Na semana passada, outra demonstração da genialidade do artista italiano foi revelada com o anúncio da descoberta de um novo órgão no corpo humano. Localizado no abdome, o mesentério é uma dobra dupla do peritônio, o revestimento da cavidade abdominal. Até hoje, era visto apenas como um ligamento do aparelho digestivo, mas estudos realizados ao longo de seis anos pelo irlandês John Calvin Coffey, da Universidade de Limerick, na Irlanda, demonstraram que ele é mais do que isso. “É, na verdade, uma estrutura única e contínua, ao contrário do que pensávamos”, explicou o médico. “Trata-se de um órgão.”

Em suas magistrais ilustrações sobre o corpo, da Vinci antecipou o que a ciência agora referenda. Entre suas anotações, está uma na qual ele dedica ao mesentério um desenho próprio, incrivelmente parecido com o órgão descrito na semana passada. As anotações de da Vinci a respeito da anatomia humana seguem até hoje exercendo fascínio. No Homem Vitruviano, espetacular desenho criado por volta do ano de 1490, o artista retrata uma figura masculina sobreposta em duas posições diferentes. Os traços são considerados uma das mais refinadas demonstrações das proporções do corpo feitas até hoje.

Os registros de da Vinci são fruto de sua curiosidade sobre as formas humanas – característica que marcou os artistas do Renascimento, período no qual a figura do homem readquiriu relevância, enfraquecida na Idade Média. Ao longo da vida, ele dissecou pelo menos vinte cadáveres no intuito de conhecer o interior do organismo. A descoberta de Coffey, cerca de cinco séculos depois, aconteceu após análise anatômica – muito com base em exames de imagem – e funcional/metabólica do mesentério. O mistério que ainda persiste é saber para que serve o novo órgão. “É preciso decifrar como ele funciona e qual seu papel”, diz o médico Sérgio Roll, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A princípio, acredita-se que pode ter impacto na diabete tipo 2 ou na Doença de Chron (patologia inflamatória que atinge o intestino).

bomba.jpg

– Análise da Arbitragem de Paulista 2×3 RedBull, Rodada 02 da Copa São Paulo

Neste domingo em Jayme Cintra tivemos uma arbitragem vacilante. Vi em Jefferson Girotto um árbitro de boas qualidades, mas ainda bem “cru”, cometendo erros que seriam evitados se fosse mais experiente.

Numa partida que começou bem faltosa, mas não violenta (veja que curioso: até os 28 minutos, o placar em faltas era de PFC 0x10 RDB; mas nos 27 minutos restantes da etapa, ocorreram mais PFC 5×4 RDB), o árbitro mostrou virtudes (como bom condicionamento físico) e defeitos (chegou a dar uma encarada e/ou quase peitada que levou a torcida ao delírio após desnecessariamente ficar cara-a-cara com o atleta Vitor do RedBull, que cometera uma falta e reclamara da marcação).

Antes do jogo, o árbitro pediu para os gandulas da linha de fundo não ficarem de vermelho, mas deixou o treinador do RedBull de vermelho na linha do impedimento. Deveria ter feito o contrário.

LANCES DO JOGO:

Logo aos 7minutos, não deixou o lateral Daniel (PFC) cobrar na posição que desejava um arremesso lateral (o árbitro estava correto), mas demorou para dizer onde era. Depois de tanto enrolar, o jogador cobrou normalmente onde ele houvera proibido. Pra quê mandar ir para trás então?

Em alguns lances, quando os jogadores reclamavam com ele, dava satisfação aos reclamantes conversando com a bola rolando. Correu o risco de perder jogadas faltosas com tal necessidade de responder as críticas, ficando desatento no restante da partida. Precisa ter maior visão periférica.

Não permitiu cobranças rápidas de faltas, pois em TODAS mostrou o apito e reposicionou a bola automaticamente, mesmo que num local minimamente próximo. Optou bastante em tentar dar a vantagem, acertou duas e perdeu duas. Na cobrança de bolas paradas frontais ao gol, esteve sempre de costas ao batedor e seus próximos adversários. Entendo que buscam o “ponto futuro”, mas foi exageradíssimo no posicionamento em 3 momentos como esse.

Disciplinarmente acertou em todos os cartões que foram aplicados, mas faltou um Amarelo a João Vitor (RDB) por chutar a bola para longe com o jogo parado, e outro Amarelo para Lucas Falcão (por reincidência em faltas e reclamações com gestos) e, o mais grave, aos 49 minutos do segundo tempo quando Natham (16 do RDB), após receber o cartão amarelo, o peitou descarada e desrespeitosamente. Vacilou em não expulsá-lo (e estava fácil). Teria “pipocado” por ter “peitado” um companheiro dele momentos antes? Provavelmente.

O bandeira Bruno Bonani Munhoz, aos 5 minutos do segundo tempo, cometeu um erro relevante. A bola foi lançada e Vitor Adame (PFC), em posição de impedimento, que desiste de ir disputá-la sem se tornar ativo. A bola sobra para seu companheiro Vinicius Fleck, que veio de trás e vai na bola. Bruno bobeia e marca o impedimento de Fleck equivocadamente. Após a jogada, percebeu-se um positivo de desculpas do assistente. Entretanto, aos 42 minutos do segundo tempo, um acerto de Bruno que salvou o árbitro: Gil (PFC) entra na área, dribla o zagueiro, passa pelo goleiro e é derrubado (estava de frente para o gol com a posse de bola, a bobagem seria cavar um pênalti, já que era só tocá-la para o gol). O árbitro Jeferson Girotto entendeu que não foi tiro penal e manda seguir. A bola não sai, os atletas a disputam e o jogador Braian Machado (RDB) se atira contra a ela num carrinho com os braços abertos. Quando ela vai ser cruzada, ergue a mão e a desvia. Girotto não entende como movimento antinatural dos braços e marca escanteio. Neste momento, muita reclamação da equipe do Paulista FC que tem seu preparador físico expulso. Depois de bastante tempo perdido em discussão, com a bola prestes a ser cobrada no tiro de canto, tardia mas corretamente Bruno Bonini Munhoz chama o árbitro e diz que foi pênalti. Mais confusão, aí por parte do RedBull, inconformado com a desmarcação do escanteio.

Foram lances pontuais citados. No geral, se apitar sem trejeitos (ele tem boa postura na aplicação de cartões mas gesticula demais toda hora), irá muito bem. Mostrou bom condicionamento físico e, diminuindo o bate papo em campo e procurando ser mais discreto, há de ter futuro (mas insisto: tem panca, mas está muito “verde”).

bomba.jpg

– Schummi, Senna, Hamilton e Vetel

Já imaginaram uma impossível corrida de F1 com Michael Schumacher, Ayrton Senna, Louis Hamilton e Sebastian Vettel? Ambos com o mesmo vigor físico e equipamentos idênticos?

Não dá nem para sonhar… que pena!

E se incluíssemos (com as mesmas condições) Prost, Piquet, Mansell, Alonso?

(só citei os que vi nas pistas, ok?)

Sensacional…

1.png

– Epifania do Senhor, a Luz em meio as Trevas!

Neste domingo, a Igreja Católica celebra a festa da Epifania de Jesus, ou seja, a manifestação da divindade de Cristo como Senhor do Universo.

Compartilho, abaixo, o Evangelho desta bela solenidade dominical, extraída de: http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/epifania-do-senhor-domingo-03012016/

EPIFANIA DO SENHOR – Domingo 03/01/2016

Anúncio do Evangelho (Mt 2,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.

4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.

7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.

11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

bomba.jpg

– E que bom domingo!

Bom dia!
Tudo pronto para suar mais uma vez. Vamos correr?
🏃🏻 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #corrida #saúde
bomba.jpg

Correndo e Meditando:
“Ó #Jesus, príncipe da #paz, velai por nós. #Amém.”
⛪ #Fé #Santidade #Catolicismo #Cristo #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz
bomba.jpg

Fim de #cooper!
Suado, cansado e feliz, curtindo a beleza das #flores do nosso #jardim.
🏁 #corrida #treino #flor #flowers #pétalas #garden #jardinagem #run #running #esporte #alongamento #CorujãoDaMadrugada #alvorada
bomba.jpg

Despertando, #Jundiaí – com #céu bem nublado, sem #cores e esperando a #chuva!
Mesmo assim, ótimo #domingo a todos.
🍃 #sol #sun #sky #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #FotografeiEmJundiaí
bomba.jpg

BOA JORNADA A TODOS!