– Dia da Árvore e início da Primavera com dois exemplos de cuidados ambientais em Itupeva

por Reinaldo Oliveira

No dia 21 de setembro foi comemorado o Dia da Árvore e no dia 22 marcou o início da estação da Primavera. Em tempos de especulação imobiliária e muita degradação ambiental, Itupeva está contemplada com dois exemplos de preservação e cuidados ambientais.

O primeiro deles é sobre o reflorestamento de uma área no entorno de uma indústria do Distrito Industrial, que desenvolveu a opção de plantio de mudas de árvores nativas, no segundo ano de plantio, seguindo a aplicação da Portaria CRBN 91/2015 e o Artigo SMA 32/2014 já apresenta 77 % de fechamento da copa da área aberta.

No segundo exemplo há em execução um projeto de substituição de eucaliptos – espécie exótica, por mudas de árvores nativas. A substituição completa abrange o plantio de 6 mil árvores, que por sua localização formará um parque protegido, com nascentes, fauna e sustentabilidade.

A iniciativa de substituição de espécie exótica por mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, é do empresário proprietário da área. Ambos os projetos estão localizados no Bairro da Mina, e estão sob a supervisão do engenheiro agrônomo Orlando Paggiaro.

Ainda como boa noticia de recuperação preservacionista, no dia 21 a Secretaria de Mobilidade e Meio Ambiente promoveu o plantio de 160 mudas de árvores nativas em espaços públicos como escolas, área de zoonoses e outros.

A previsão é de que em parceria com a iniciativa privada até o fim do ano serão plantadas 10 mil mudas, mas a parceria contempla ainda a doação de outras 90 mil mudas. Também Organizações Não Governamentais em parceria com Sociedades Amigos de Bairros têm projetos de educação ambiental e consciência para a preservação do Meio Ambiente. É isso!

Dia da aevore - na Mina - Na Polinos - Na Unimed 029

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s