– O imbrólho das pesquisas eleitorais e a polêmica dos números do Jornal da Cidade

A Eleição Municipal aqui em Jundiaí promete ser a mais quente dos últimos tempos. Quem defende um dos 3 candidatos mais notórios e/ou mais falados (Bigardi, Luiz Fernando e Benassi), jura de pé junto que o seu preferido vai ganhar. Enquanto isso, Professor Tafarello, Ibis e Marilena seguem meio que “escanteiados” na corrida. 

Pois bem: nessa época, o que mais surge são especulações. De números percentuais, de supostos crimes, de hipotéticos acordos, seja lá do que for!

Agora, uma pesquisa do Jornal da Cidade trazida no último domingo deu o que falar. Ela apontava Luiz Fernando Machado com mais de 30%, Pedro Bigardi com 20,7% e Ricardo Benassi com 8,5%. Apesar de registrada, não trouxe os requisitos aceitos pela Justiça Eleitoral, como: as 600 amostras vieram de que bairros?, especificamente.

Já fizemos uma sondagem eleitoral em nosso blog, com números parelhos até quase a última hora (que dispararam em prol um candidato no fechamento derradeiro). Mas aqui era uma sondagem entre amigos, com o viés de imprecisão por correntes indesejadas.

Fica a dúvida: o Jornal, por ordem judicial, foi recolhido por esse problema. De fato foi uma bobeada do Instituto de Pesquisa ou a empresa que fez a amostragem não é tão capacitada?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.