– Análise da Arbitragem de Palmeiras 1×0 Santos

Antes da partida, em nossa análise pré-jogo, dissemos que Vinícius Furlan havia feito uma boa temporada, exceto o jogo em que foi muito exigido: Palmeiras x São Paulo na Fase 1 do Paulistão.

Pois bem: hoje, 3 erros de arbitragem em situações difíceis de jogo, que envolveram o árbitro e seus assistentes. Vamos a elas?

1 – GOL DO PALMEIRAS

Cleiton Xavier toca para Robinho, que está em posição de impedimento. A bola realmente estava em sua direção, e quando há a possibilidade iminente de domínio, Robinho abre as pernas para que ela chegue até Lucas, que cruza para Leandro Banana.

Participou ou não da jogada?

Em um primeiro momento, fiquei em dúvida. Revendo, fica claro que Robinho não abre as pernas para manifestar que está em impedimento passivo, mas sim para dar um corta-luz no seu adversário. Portanto, impedimento ativo e o gol ilegal. Mas veja só: um “abrir as pernas” que demonstrasse que desejaria abdicar da jogada deveria ser em lance rápido. Neste caso, havia tempo dele pular de lado, sair da bola ou expressar mais claramente que não quer participar da jogada. Provavelmente ele nem percebeu que estava em impedimento. Foi drible com o corpo, participação efetiva no lance. Errou o bandeira 2 Anderson Coelho na interpretação da jogada.

2- PÊNALTI NÃO MARCADO EM RAFAEL MARQUES

No final do 1o tempo, após uma tabela com Dudu, Rafael Marques recebe a bola dentro da área e Geuvânio o desequilibra levemente. Infração seja leve ou dura, não importa, é pênalti. Possivelmente o equívoco do árbitro seja por culpa da forma como Rafael Marques cai, talvez tentando valorizar a queda. Errou o árbitro Vinícius Furlan.

3- PÊNALTI EM LEANDRO BANANA

Paulo Ricardo corre junto com Leandro Banana, disputando a bola que está no ataque palmeirense. Ambos, no nascedouro da jogada, usam o braço. Próximo da área, o santista mantém o braço a frente e dificulta o avanço do atacante palmeirense. Ao perceber que está dentro da área, cai. O árbitro não marca, quem assinala é o bandeira. Errou o assistente Carlos Nogueira. Tamanha foi a confusão que o árbitro expulsa David Braz e ao perceber o erro o “desexpulsa”.

Em suma: jogo difícil e erros de arbitragem, em uma partida maluca onde os dois treinadores foram expulsos no intervalo e, pasmem, Serginho Chulapa foi o pacificador!

No próximo domingo, Luiz Flávio de Oliveira, provável sorteado (ou depois que aqui escrevemos não será mais?) terá muito trabalho.

EM TEMPO: Osvaldo de Oliveira foi flagrado na arquibancada depois de expulso. Tudo bem. Ali ele pode ficar, desde que não passe instrução ao seu time, seja por voz, por bilhete, por rádio ou de qualquer outra forma. Se ele for suspenso pelo Tribunal, aí não pode ficar nem no estádio, caso seja determinado.

URGENTE: VALDIVIA XINGOU O ÁRBITRO NO VESTIÁRIO E MESMO ESTANDO FORA DO JOGO FOI CITADO NA SÚMULA: http://www.fpf.org.br/sumulas2.php?cat=39&cam=73&jog=157&ano=2015

bomba.jpg

2 comentários sobre “– Análise da Arbitragem de Palmeiras 1×0 Santos

  1. Bom dia Porcari!

    Amigo, ei que na sua publicação existe um equivoco de desconhecimento das novas orientações da Regra do Jogo! Vamos lá : No gol do Palmeiras não existe Impedimento, pois o Robinho, concordo, abre as pernas sim para fazer um corta Luz, mas pergunte-se vendo o lance Novamente ” Com esse corta Luz o Robinho Atrapalha algum Defensor ? ” , e vai ver que em MOMENTO ALGUM ele atrapalha alguém, pois nem se quer existe alí algum jogador do Santos para ser atrapalhado. Portanto Porcari, GOL LEGAL!

    Concordo plenamente com o Penalti não marcado, Giovanio do Santos claramente só vai no corpo do Rafael Marques e o calça, impedindo que o atacante finalize para o gol! Portanto, PENALTI NÃO MARCADO!

    Discordo novamente de você no PENALTI MARCADO, pois o jogador do Santos abre o braço no peito do Atacante do Palmeiras, pura e simplesmente com a intenção de segurar o Atacante, que por sua vez, apenas abre o braço por disputa de espaço e em momento algum comete falta! Portanto, PENALTI e Cartão Vermelho, esse sim uma lambança, mas em tempo corrigido pela equipe de arbitragem!

    Acho que seria muita prepotência de sua parte achar que a Comissão de arbitros leia seu blog e que por um comentário seu, ele simplesmente deixem de colocar ou não um arbitro na FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA, não acha ? É sorteio amigo, vá no dia e na hora do sorteio, participe, peça para ser a pessoa que tira a bolinha, mas não fale algo sem o REAL conhecimento, como fez na interpretação do Primeiro lance! ” Humildade e querer ir atras do conhecimento ” são virtudes!

    Um abraço!

    Curtir

  2. Caro “Rafael Rodrigues”, que não se chama Rafael Rodrigues”, IP 177.157.151.30 e costumeiro defensor da CEAF-SP que sempre escreve por aqui a favor dos cartolas do apito…
    1) Sobre a sua defesa inconteste da Comissão de Árbitros, permaneça com eles.
    2) Sim, eles lêem o meu humilde blog ou recebem as informações de pessoas como você.
    3) Sobre as Regras, me atualizo, leio e releio, assisto e revejo antes de escrever. O corta luz atrapalha sim, é um drible de corpo. Lance difícil que o árbitro assistente errou.
    Aliás, me recordo de um Santos x Corinthians na Vila Belmiro onde o jornalista Fernando Sampaio, odiado pelas pessoas do mal mas querido pelos árbitros de bem, escreveu JHC em vários textos, demonstrando que a lógica da bolinha faria com que ele fosse sorteado. O Jonral da Tarde tb adiantou PC num Derby… e assim vai.
    Coincidências, assim como a minha. Não duvido no sorteio, pois, afinal, não gosto de jogos de azar.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.