Há exatamente dois meses (18/02), soubemos que Ricardo Marques Ribeiro apitaria Corinthians x São Paulo na Arena de Itaquera, pela Libertadores da América. Fizemos algumas considerações e, por lógica, chegamos a conclusão que Sandro Meira Ricci estaria escalado para o dia 22/04, no jogo de volta no Estádio do Morumbi.
(Vide esse post no Blog “Pergunte ao Árbitro”, em: http://wp.me/p55Mu0-mU ou no arquivo digital do Bom Dia / Diário de São Paulo).
Reitero minhas observações: Ricardo Marques Ribeiro faria uma arbitragem ruim (e, de fato fez), e Sandro Meira Ricci deveria tentar uma arbitragem para recomeçar a carreira!
Quando surgiu, Ricci se destacou com arbitragens tecnicamente muito boas e disciplinarmente exemplares. Ganhou o escudo de Aspirante à FIFA, e nesse mesmo ano trabalhou em quase todas as partidas derradeiras do Campeonato Brasileiro, apitando (e muito bem) os principais jogos de cada rodada. Porém, Péricles Bassols, injustamente, levou a honraria de participar do quadro internacional. No seu segundo ano como Aspirante, manteve o ritmo e conseguiu o Escudo FIFA.
De lá para cá, Sandro Ricci fez apresentações irregulares. Ora grandes arbitragens, ora ruins trabalhos. Selecionado para a Copa do Mundo, foi bem nas partidas internacionais que antecederam a competição (Eliminatórias, Libertadores, Sulamericana). Durante o Mundial-14, esteve irrepreensível – indiscutivelmente, deu o seu melhor e foi um dos melhores.
Mas Pós-Copa… Sandro foi um desastre! Não fez um jogo bom sequer. Está lutando para se reencontrar e esse jogo de grande importância será decisivo para suas aspirações à Copa da Rússia 2018, já que não quer ser alijado da disputa tão precocemente.
Se o jogo é crucial para os clubes, será ainda mais para Sandro Meira Ricci.

Espero um bom jogo, aguardo ótima arbitragem e desejo boa sorte!