– Qual era o segredo da FIFA?

Lembram-se de que, às vésperas da Copa das Confederações (e já faz quase 2 anos), o presidente da FIFA Joseph Blatter, deu uma entrevista coletiva sobre a competição e falou sobre a arbitragem do torneio?

Não nos esquecemos! Disse ele naquela oportunidade que abriria mão do uso de árbitros adicionais (AAA), mas que:

Durante a Confederation Cup o 4o árbitro, além de suas funções habituais, usará uma tecnologia até agora não discutida e que será testada em sigilo.

Pois é. O torneio acabou, o Brasil venceu, já passou a Copa do Mundo e nem a Comissão de Árbitros ou a própria FIFA revelaram o que foi testado secretamente. O uso de equipamento eletrônico para a confirmação da bola que ultrapassa totalmente a linha não era segredo. Então, o que teria estado às mãos do 4o árbitro que ninguém nunca viu e nem sabe?

Na necessidade de se conseguir alguma novidade ou metodologia inovadora em benefício ao futebol, criam-se expectativas até mesmo frustrantes. Eu mudaria algumas coisas para ajudar a arbitragem, e em especial, o uso de imagens para lances duvidosos (em situações específicas a se regulamentar).

E você, o que faria se pudesse ajudar a mudar o futebol?

milton-carneiro-e-jo-soares-faziam-o-bandeirinha-e-o-juiz-ladrao-em-quadro-do-viva-o-gordo-em-1983-1358272944300_300x300.jpg

– Dirigir usando o celular já mata mais do que Dirigir Embriagado!

No Brasil, a Lei Seca conseguiu diminuir o número de mortes no trânsito em decorrência da bebida. Mas há outro problema: agora, as mortes causadas por uso de Mensagens de Texto no Celular superaram as do Álcool!

Extraído de: http://migre.me/eufCP

MENSAGEM DE TEXTO NO CELULAR CAUSA MAIS MORTES QUE BEBIDA AO VOLANTE

Pesquisa aponta que número de mortes não para de crescer, apesar das campanhas educativa

NOVA YORK – Enviar mensagens de texto pelo celular ao mesmo tempo em que se dirige já ultrapassou o uso de bebida associado à direção como principal causa de morte de adolescentes nos Estados Unidos, de acordo com um estudo do Centro Médico Infantil Cohen, em New Hyde Park.

Mais de três mil adolescentes morrem por ano por causa de acidentes provocados por distração durante o envio de mensagens de texto pelo celular diante do volante de veículos em movimento. Os mortos por acidentes provocados pelo uso de álcool  em acidentes automobilísticos são 2.700 por ano, segundo o estudo. 

Apesar de uma campanha publicitária nacional e inúmeros alertas de autoridades e especialistas, o estudo revela novos números impressionantes: 50% dos estudantes americanos costumam enviar mensagens de texto via celular enquanto dirigem.

”A realidade é que os jovens não bebem diariamente, mas eles levam o tempo todo os seus celulares e querem continuar conectados com os amigos mesmo quando estão dirigindo, e por isso esta ocorrência tornou-se mais comum, embora seja tão perigosa quando beber e dirigir”,  afirmou à rede de televisão CBS o médico  Andrew Adesman, chefe de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento do Centro Médico Infantil Cohen.

Principal autor do estudo, Andrew Adesman disse que as leis que proíbem mensagens de texto ao volante não são eficazes. 57% dos jovens disseram que mandam mensagens enquanto dirigem em estados com leis que proíbem o comportamento, e 59% disseram que fazem o mesmo em estados que não adotam legislação sobre o tema.

”As pessoas estão escrevendo e dirigindo o tempo todo”, disse Mike Xirinachs, um dos entrevistados pela emissora de TV. “Eu não sei o que deve ser feito, mas alguém precisa fazer alguma coisa””, disse.

”Todos os dias eu vejo isso”, disse um motorista. “As pessoas dirigindo e dedilhando ao celular, ou falando ao telefone. Eles não deveriam fazer isso, mas fazem – crianças, adultos, todo mundo faz isso”.

”É perigoso e irresponsável, mas virou uma cena comum”, disse o ex-policial John Montone. “Um veículo é uma arma, assim como um revólver ou uma faca, e você pode matar pessoas. Você não merece ter uma carteira de motorista se é irresponsável a esse pondo”, completou.

As estatísticas mostram que quem se comunica por celular enquanto dirige tem 23 vezes mais chances de causar um acidente do que se estiver prestando atenção.

imgres.jpg

– Guilherme Ceretta de Lima na final do Paulistão! O que esperar?

Foram 8 árbitros no globinho após a fase 1. E 7 foram sorteados para 7 jogos sem repetir um só sequer, restando para o 8o jogo (a Final) o 8o árbitro, que virou “bola cantada”.

Probabilisticamente, tal evento é raro. Mas aconteceu. E a lógica e a coerência foram rendidas. Luís Flávio foi guardado dos grandes jogos, “escondido” nos sorteios dos mata-matas e… de tanto que foi falado que seria sorteado, não foi! Talvez os motivos estejam bem explicados no “PORÉM” nesse link: http://wp.me/p55Mu0-qq .

A FPF conseguiu escolher 8 árbitros para 8 jogos das fases eliminatórias. Luís Flávio de Oliveira (FIFA), o número 1 de SP, acabará o Paulistão sem ter apitado nenhum jogo decisivo. Ceretta será o único a ter apitado dois jogos dessa fase. E, acreditem, acabou-se por nenhum dos 2 árbitros FIFAS paulistas serem escalados para as finais.

Guilherme Ceretta começou a carreira muito bem. Fez grandes e bons jogos. Entretanto, foi ultrapassado na corrida pelo escudo da FIFA por Raphael Claus e Luís Flávio de Oliveira.
Alguns alegam que o ofício de modelo (sua atividade profissional) atrapalhou a carreira. Discordo, creio que ele consegue separar bem as coisas. Outros alegam que fisicamente não está tão bem. Concordo, ele realmente teve problemas nos testes físicos mas já os superou.

A crítica que faço está bem nítida na memória: um certo “desprezo” a jogos menos importantes, nos quais ele não costuma vibrar. Vide o ano passado, uma ruim atuação em Oeste x Paulista (em: http://wp.me/p55Mu0-eS) e com o mesmo defeito em Botafogo x Paulista (vide em: http://wp.me/p55Mu0-dO).

No histórico, Claus teria problemas na Vila Belmiro por ter expulsado Serginho Chulapa que posteriormente invadiu o campo para lhe questionar. O problema do sobrenome Oliveira pesou contra Luís Flávio. Ceretta não teve vetos do Palmeiras e, no jogo que apitou do Santos contra o XV de Piracicaba, uma boa atuação EXCETO o “pênalti de queimada” (o lance de mão na bola e bola na mão).

Espero um bom jogo e desejo uma boa arbitragem. E peço desculpas publicamente ao amigo Luís Flávio, já que, sem querer, “secamos ele”. Aliás, deveria procurar uma BENZEDEIRA: o único dos 8 não sorteados e, de tão preservado, ficou de fora de tanto que deu na cara…

Pela matemática, a proporção foi incrível: 7 ÁRBITROS SORTEADOS NÃO-REPETITIVAMENTE em 7 jogos, sendo que no penúltimo jogo foram Claus, Thiago Peixoto, Vinícius Furlan e Luís Flávio.

Acho que valeu o tal do “almoço modesto”!
bomba.jpg

– Mensagem Encorajadora!

Chiara Lubich, fundadora do movimento católico “Focolares”, deixou esse dito:

A Nossa Revolução não consiste simplesmente em combater o mal, mas em fazer o bem”.

Correto! A Paz, o Bem e o Amor são maiores do que uma simples antítese.
bomba.jpg

– Quem apitará a final do Paulistão? Conto aqui:

A tendência diz que será Luiz Flávio de Oliveira, a não ser que dê tudo errado. Explico:

Não se deve repetir os nomes dos mata-matas (a lógica, o bom senso e a METODOLOGIA adotada mostram isso). Portanto, foram selecionados 8 árbitros para as fases eliminatórias: Flávio Rodrigues de Souza, Marcelo Aparecido Ribeiro, Marcelo Rogério, Guilherme Ceretta de Lima, Raphael Claus, Thiago Duarte Peixoto, Vinícius Furlan e Luís Flávio Oliveira.

Vejam só: nas quartas-de-final,

  1. Flávio Rodrigues de Souza apitou Corinthians x Ponte Preta,
  2. Marcelo Aparecido Ribeiro apitou São Paulo x Red Bull,
  3. Marcelo Rogério apitou Palmeiras x Botafogo,
  4. Guilherme Ceretta de Lima apitou Santos x XV de Piracicaba.

Nas Semifinais:

  1. Raphael Claus apitou Santos x São Paulo,
  2. Thiago Duarte Peixoto apitou Corinthians x Palmeiras.

Nas finais:

  1. Vinícius Furlan apitou Palmeiras x Santos,
  2. e Luís Flávio Oliveira… é o que sobrou! Seria ele o árbitro a ser sorteado para Santos x Palmeiras?

Na verdade, algumas considerações:

– Falamos há 1 mês que Luís Flávio estava sendo poupado de jogos de apelo midiático; claro, não se pode queimar um bom cartucho;

– O Universo conspirou que sobrassem os teoricamente 4 melhores árbitros para as semifinais, sobrando Luís Flávio no último jogo;

– Ele é FIFA, o melhor ranqueado do Estado de São Paulo. Seria o árbitro número 1 do Estado de São Paulo esquecido para a Finalíssima?

PORÉM…

– Sabemos que a semana foi cheia na Barra Funda. O Palmeiras tem restrições com a família Oliveira (não por culpa de LF, mas do seu irmão Paulo César, que nunca “deu química” nos jogos do Verdão).

– O Jornal Lance publicou na 3a feira que Modesto Roma almoçou com a cúpula da FPF. Tema do almoço: ARBITRAGEM.

– Meu medo é que, de tanto que falamos do Luís Flávio, ele seja tirado de cena… Mas algum nome terá que ir no globinho da sorte junto ao dele!

Quem seria o seu árbitro da final?

Deixe os eu comentário:

(OPS: somente as 15h de hoje sairá o nome do “sortudo”.)

bomba.jpg

– Mais de 29 anos de saudade do Toninho Porcari…

Não posso deixar passar batido. Faz 29 anos (e 1 mês) que nosso saudoso vô Tóni alegra as festas lá no Céu.

Apesar da minha pose (tinha 5 anos!), da sanfona nada aprendi; mas da simpatia e do carisma dele sempre me espelhei.

 

<

– Entendendo Amarilla no jogo do SPFC: recado da Sulamericana?

Falamos, dias atrás, sobre as dificuldades de se encontrar árbitro brasileiro para apitar São Paulo x Cruzeiro pela Libertadores (os motivos estão em: http://wp.me/p4RTuC-ctg)

Pois bem. Para o Morumbi, já temos um nome: o paraguaio Carlos Amarilla!

Sim, ele mesmo. Lembram-se de Corinthians x Boca? Se não está lembrado, relembramos aqui: http://wp.me/p4RTuC-b0

Seria recado da Conmebol para quem “pede estrangeiro”? Talvez. O certo é: mudou o critério!

Aliás, é o debute de Amarilla no Brasil depois daquela suspeita arbitragem do Pacaembu. E creio que os dois times devem estar preocupados!
bomba.jpg

– Análise Pré-Jogo para a Arbitragem de Paulista x São Caetano

Para o duelo entre o Galo x Azulão às 10h deste domingo, valendo pela última rodada da série A2, teremos a arbitragem de Maurício Antonio Fioretti, 43 anos, natural de Americana e agente de viagens.

Com 17 anos de carreira, a maior parte na A2 e na A3 e com participações na A1, Maurício tem como característica deixar o jogo correr. Não gosta de conversa dentro de campo, aplica muitos cartões e não titubeia no uso do Vermelho. É avesso a reclamações! No ano passado, não foi feliz na condução da partida entre Paulista 0x1 Red Bull, derrota com gol aos 49m do segundo tempo (para o histórico desse jogo, leia em: http://wp.me/p4RTuC-bvh)

Seu bandeira número 1 será o experientíssimo Marco Antonio Gonzaga da Silva, da Secretaria de Esportes de Aparecida, que fará um dos seus últimos jogos antes de se aposentar neste domingo. O bandeira 2 será Gustavo Chacon, vendedor de alimentos em Jaú, que fará apenas o seu 4o jogo. César Deolindo será o 4o árbitro.

Em tempo: há 2 anos e meio, Fioretti foi vítima de uma covarde agressão na partida da A3 envolvendo Marília x Independente de Limeira, por parte do zagueiro limeirense Sassá. O árbitro teve que se ausentar do gramado por algum tempo e fazer uso de cinta toráxica para se recuperar, após um golpe com a sola da chuteira no seu peito. Veja a agressão em: http://is.gd/JsHmq4.

Acompanhe a transmissão de Paulista x São Caetano pela Rádio Difusora Jundiaiense AM810 Jovem Pan Sat, com o comando de Adilson Freddo. Narração de Marcelo Tadeu; comentários de Robinson Berró Machado e Heitor Freddo; análise da arbitragem com Rafael Porcari; reportagens de Luiz Antonio “Cobrinha” de Oliveira. Na técnica Antonio Carlos Caparroz e André Luís Lucas. Domingo, jornada esportiva a partir das 9h00!

bomba.jpg

– Escolha o árbitro para São Paulo x Cruzeiro!

Árbitros brasileiros estão sendo escalados para confrontos domésticos na Libertadores da América nos últimos anos. A exceção foi quando Alexandre Kalil conseguiu supostamente “desescalar” Heber e Vuaden dos jogos entre Atlético Mineiro x São Paulo, trazendo estrangeiros.

E para os confrontos entre São Paulo x Cruzeiro, a Conmebol manterá a risca ou trará árbitro de fora?

Veja só: Claus e Luiz Flávio estão fora por serem paulistas; Ricardo Marques é mineiro; Ricci foi péssimo no último jogo; portanto, teoricamente estão fora. Sobraram Leandro Pedro Vuaden (reprovado no teste da CBF) e que não deverá apitar, Anderson Daronco (RS) e Dewson Freitas (PA) que são novatos na FIFA e, costumeiramente, a Conmbeol não aproveita árbitros estreantes na Libertadores. Assim, temos disponíveis: Péricles Bassols Cortez (RJ), Wilton Sampaio (GO) e Heber Roberto Lopes (SC).

Desses 3 nomes, escolha 2: um para o Morumbi e outro para o Mineirão!

Você ficará com os brasileiros ou preferirá estrangeiros?
bomba.jpg

– DAE não avisa, não explica…

Puxa, a semana inteira vem faltando água na região do Bairro Medeiros. Nos finais de semana parece que virou frequente o “vazamento da adutora”. E durante a semana?

Ontem, 3a feira, até a escola no Jardim Sarapiranga dispensou as crianças por esse motivo.

Ninguém explica? Ninguém convence? Mas a conta chega…
bomba.jpg

– Comissão de Treinadores Notáveis da CBF funcionará?

Na última 2a feira, 17 dos 20 treinadores dos clubes de futebol da série A discutiram a atual situação dos campeonatos, das condições de trabalho, das angústias e dos esquemas táticos da atividade. O encontro foi promovido pela CBF em sua sede.

Dunga, treinador da Seleção Brasileira, esteve à frente das discussões. Junto a ele, Luís Felipe Scolari (o ex-treinador da Seleção) que foi convidado a se levantar da plateia e sentar-se ao lado do atual à mesa principal.

A idéia de Marco Polo Del Nero é criar uma “Comissão de Notáveis” a fim de dar ajuda e aconselhamento ao titular do cargo de treinador do Selecionado Canarinho.

Boa proposta, mas que pode esbarrar em alguns empecilhos:

– Luís Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira foram campeões da Copa do Mundo em 2002 e 1994, respectivamente. Porém, no último mundial, mostraram-se ultrapassados e desatualizados, sendo muito criticados. O que poderiam agregar ao Dunga?

Dorival Júnior e Vágner Mancini, que fizeram recentemente intercâmbio na Europa e se atualizaram, não estiveram no encontro. Tite, que ficou 1 ano estudando e se reciclando, idem! Não seriam eles os nomes mais recomendados à tal ajuda?

Marco Polo Del Nero, o atual presidente da CBF, pode até estar indo no caminho certo em promover tal simpósio. Mas não seria melhor o incentivo de cursos de atualização aos treinadores?

E você, o que pensa sobre isso?

Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– Que coisa, Dona Dilma!

No Dia dos Trabalhadores, a presidente do Brasil Dilma Rousseff, que é do Partido dos Trabalhadores, não fará o tradicional discurso presidencial em rede de rádio e TV (que há tempos é realizado) desejando felicidade aos Trabalhadores.

Ironia?

Não, talvez medo do “panelaço” que pessoas estão fazendo com certa frequência cada vez que ela discursa. Portanto, nesse ano, ela fará manifestações apenas pelas redes sociais.

Será que resolveu “fugir do pau”, dona Dilma?

bomba.jpg

– Santa Gianna Beretta Molla

Hoje é dia de uma mártire da causa contra o Aborto: celebra-se a festa da italiana Santa Gianna Beretta Molla, canonizada há pouco tempo. Abaixo, sua história e oração:

SANTA GIANNA BERETTA MOLLA (1922-1962) 
Gianna Beretta Molla, o décimo segundo filho do casal Alberto Bereta e Maria de Micheli, ambos da Ordem Terceira Franciscana, nasceu em Magenta (Milão,Itália), no dia 4 de outubro de 1922, dia de São Francisco. Desde sua primeira juventude, acolhe plenamente o dom da fé e a educação cristã, recebidas de seus ótimos pais. Esta formação religiosa ensina-lhe a considerar a vida como um dom maravilhoso de Deus, a ter confiança na Providência e a estimar a necessidade e a eficácia da oração.

No dia 4 de abril de 1928, com cinco anos e meio, fez a Primeira Comunhão. Desde esse dia, mesmo muito pequena, todos os dias acompanhava sua mãe à Santa Missa. Foi Crismada dois anos depois na Catedral de Bérgamo.
Durante os anos de estudos e na Universidade, enquanto se dedicava diligentemente aos seus deveres, vincula sua fé com um compromisso generoso de apostolado entre os jovens da Ação Católica e de caridade para com os idosos e os necessitados nas Conferências de São Vicente. Formou-se com louvor em medicina e cirurgia em 30 de novembro de 1949 pela Universidade de Pavia (Itália), em 1950 abre seu consultório médico em Mêsero (nos arredores de Milão). Entre seus clientes, demonstra especial cuidado para as mães, crianças, idosos e pobres.
Especializou-se em Pediatria na Universidade de Milão em 1952, mas freqüentou a Clínica Obstétrica Mangiagalli, pois por seu grande amor às crianças e às mães pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário no Brasil que, com a ajuda do seu outro irmão engenheiro, Francesco, construíram um hospital na cidade de Grajaú, no Estado do Maranhão. A Beata Gianna, por sua saúde frágil, foi desaconselhada pelo Bispo Dom Bernareggi em vir ao Brasil.
Enquanto exercia sua profissão médica, que a considerava como uma «missão», aumenta seu generoso compromisso para com a Ação Católica, e consagra-se intensivamente em ajudar as adolescentes. Através do alpinismo e do esqui, manifesta sua grande alegria de viver e de gozar os encantos da natureza. Através da oração pessoal e da dos outros, questiona-se sobre sua vocação, considerando-a como dom de Deus. Opta pela vocação matrimonial, que a abraça com entusiasmo, assumindo total doação «para formar uma família realmente cristã».
Em 1954 conheceu o engenheiro Pietro Molla. Noivaram em 11 de abril de 1955. Prepara-se ao matrimônio com expansiva alegria e sorriso. Ao Senhor tudo agradece, e ora. Na basílica de São Martinho, em Magenta, casa aos 24 de setembro de 1955, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão Padre Giuseppe. Transforma-se em mulher totalmente feliz. Em novembro de 1956, já é a radiosa mãe de Pedro Luís (Pierluigi); em dezembro de 1957 de Mariolina (Maria Zita) e, em julho de 1959, de Laura. Com simplicidade e equilíbrio, harmoniza os deveres de mãe, de esposa, de médica e da grande alegria de viver.
Na quarta gravidez, aos 39 anos em setembro de 1961 no final do segundo mês de gravidez, vê-se atingida pelo sofrimento e pela dor. Aparece um fibroma no útero. Três opções lhe foram apresentadas: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança, abortar o feto, ou a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião “Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!” , então, entrega-se à Divina Providência e à oração. Submeteu-se à cirurgia no dia 6 de setembro de 1961. Com o feliz sucesso da cirurgia, agradece intensamente a Deus a salvação da vida do filho. Passa os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Receia e teme que seu filho possa nascer doente e suplica a Deus que isto não aconteça.
Alguns dias antes do parto, sempre com grande confiança na Providência, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isto o exijo – a criança. Salvai-a”. Deu entrada, para o parto, no hospital de Monza, na sexta-feira da Semana Santa de 1962. Na manhã do dia seguinte, 21 de abril de 1962, nasce Joana Manuela (Gianna Emanuela). Apenas teve a filha por breves instantes nos braços. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória “Jesus eu te amo, eu te amo” morre santamente. Tinha 39 anos. Seus funerais transformaram-se em grande manifestação popular de profunda comoção, de fé e de oração. A Serva de Deus repousa no cemitério de Mêsero, distante 4 quilômetros de Magenta, nos arredores de Milão (Itália).
“Meditata immolazione” (imolação meditada), assim Paulo VI definiu o gesto da Beata Gianna recordando, no Ângelus dominical de 23 de setembro de 1973, “uma jovem mãe da Diocese de Milão que, para dar a vida à sua filha sacrificava, com imolação meditada, a própria”. É evidente, nas palavras do Santo Padre, a referência cristológica ao Calvário e à Eucaristia.
O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, naquele hospital onde queria ser missionária, onde foi beneficiada uma jovem protestante que tinha dado à luz.
Foi Beatificada pelo Papa João Paulo II, em 24 de abril de 1994 no Ano Internacional da Família, tendo sido considerada esposa amorosa, médica dedicada e mãe heróica, que renunciou à própria vida em favor da vida da filha, na ocasião da gestação e do parto.

Oração à Santa Gianna Beretta Molla

– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Deus Pai, que nos deste a Santa GIANNA como exemplo de esposa amorosa, que cercou de amor a sua família construindo uma verdadeira “Igreja Doméstica”, faz-me assimilar esse mesmo amor incondicional, consagrando minha vida ao Teu serviço junto aos que me cercam.
PAI NOSSO… ,AVE MARIA…,GLÓRIA AO PAI…
Jesus, Redentor da humanidade, que chamaste à Santa GIANNA à missão de médica do corpo e da alma, vendo o Teu sofrimento no irmão doente, fazei que, seguindo o exemplo da Tua serva, possa eu entender a minha dor e a do meu irmão, participando do sacrifício da Tua Santa Cruz.
PAI NOSSO… ,AVE MARIA…, GLÓRIA AO PAI…
Espírito Santo, fonte de todo o Amor, que infundiu no coração de Mãe da Santa GIANNA a coragem dos mártires, de testemunhar com a própria vida o amor à criança que trazia no seu ventre, colaborando de maneira extraordinária no Teu plano de criação, e, que durante toda a sua vida foi um exemplo de cristã de fé, esperança e caridade, faz-me torná-la com o exemplo para um autêntico caminho rumo à santidade.
PAI NOSSO… , AVE MARIA.., GLÓRIA AO PAI…
Ó Deus, Amante da Vida, que doaste à Santa GIANNA BERETTA MOLLA responder com plena generosidade à vocação cristã de esposa e mãe, concede também a mim (pessoa para quem quer obter a Graça), por sua intercessão (… FAZER O PEDIDO…) e também seguir fielmente os Teus Desígnios, para que resplandeça sempre nas nossas famílias a Graça que consagra o amor eterno e à vida humana. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, que é Deus, e vive e reina Contigo na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. AMÉM.
Rezemos, também, pela intercessão da Santa GIANNA.

Oração com Aprovação Eclesiástica
DOM DIÓGENES SILVA MATTHES
BISPO DIOCESANO DE FRANCA-SP
Patrona Diocesana da Pastoral Familiar Franca-SP

bomba.jpg

– Árbitros do RJ se omitiram nas comemorações!

Eu me envergonho do comportamento dos árbitros cariocas nos dois últimos jogos do Vasco da Gama. Motivo: a FALTA DE CORAGEM em expulsar os jogadores que receberiam o 2o cartão amarelo.

No jogo entre Vasco x Flamengo (há uma semana), Rodrigo Nunes de Sá não aplicou o cartão amarelo para Gilberto por subir as escadarias da arquibancada e ir comemorar no meio dos torcedores. Seria o 2o cartão amarelo no atleta, e, portanto, teria que receber o Vermelho.

Neste domingo, na decisão entre Botafogo x Vasco, o árbitro Luiz Antonio Silva Santos repetiu o erro: Rafael Silva faz o gol decisivo em favor do Vasco e vai comemorar com a galera. Já tinha cartão amarelo, deveria receber o segundo e ser expulso, mas não recebe.

– Por quê?

Porque não quis dar ou estava desatento.

Se com a polêmica criada na semana passada após tal erro, era de se esperar que, caso acontecesse novamente, nenhum árbitro vacilaria em advertir com o cartão amarelo. E não foi isso o que aconteceu.

Duas coisas que me chamam a atenção:

1) A ousadia dos atletas em subirem para a torcida, e repetidamente!

2) A passividade dos árbitros. Teria sido feito um pedido pela Comissão de Árbitros da FERJ para que se faça vista grossa sobre isso?

Na Regra do Jogo, não há o que discutir: comemorações excessivas DEVEM ser punidas com cartão amarelo. E o que é comemoração excessiva?

Exemplos: atravessar o campo para comemorar e retardar o reinício de jogo, colocar a camisa sobre a cabeça e/ou desconfigurar o uniforme (goste ou não, é regra – Rivaldo fazia isso e depois parou de fazer), vestir uma máscara para comemorar (lembraram-se de Neymar na Libertadores?), ir até um orelhão fingir que está telefonando para alguém (era fato comum no Maracanã nos anos 80), debochar do adversário e incitar o torcedor (do seu ou de outro clube).

Sair de campo e ir em meio aos torcedores durante o jogo e sendo jogador que está na partida, por si só, já é para punição. Praticá-la em comemoração, chega a ser temeridade! E se a massa em êxtase invade o gramado?

Recordo-me de Fábio Simplício, ex-SPFC e que atuava no Palermo da Itália: em certa feita, fez um gol e subiu à arquibancada a fim de comemorar com um beijo apaixonado em sua noiva. Tomou o cartão amarelo…

Repito: estou IMPRESSIONADO com a omissão dos dois árbitros desses dois últimos jogos pelo descumprimento da Regra, bem como com a ousadia de Rafael Silva em repetir a infração na semana seguinte de uma polêmica de lance idêntico!

Será que o fez sabendo que não seria punido?

bomba.jpg

– Análise da Arbitragem de Palmeiras 1×0 Santos

Antes da partida, em nossa análise pré-jogo, dissemos que Vinícius Furlan havia feito uma boa temporada, exceto o jogo em que foi muito exigido: Palmeiras x São Paulo na Fase 1 do Paulistão.

Pois bem: hoje, 3 erros de arbitragem em situações difíceis de jogo, que envolveram o árbitro e seus assistentes. Vamos a elas?

1 – GOL DO PALMEIRAS

Cleiton Xavier toca para Robinho, que está em posição de impedimento. A bola realmente estava em sua direção, e quando há a possibilidade iminente de domínio, Robinho abre as pernas para que ela chegue até Lucas, que cruza para Leandro Banana.

Participou ou não da jogada?

Em um primeiro momento, fiquei em dúvida. Revendo, fica claro que Robinho não abre as pernas para manifestar que está em impedimento passivo, mas sim para dar um corta-luz no seu adversário. Portanto, impedimento ativo e o gol ilegal. Mas veja só: um “abrir as pernas” que demonstrasse que desejaria abdicar da jogada deveria ser em lance rápido. Neste caso, havia tempo dele pular de lado, sair da bola ou expressar mais claramente que não quer participar da jogada. Provavelmente ele nem percebeu que estava em impedimento. Foi drible com o corpo, participação efetiva no lance. Errou o bandeira 2 Anderson Coelho na interpretação da jogada.

2- PÊNALTI NÃO MARCADO EM RAFAEL MARQUES

No final do 1o tempo, após uma tabela com Dudu, Rafael Marques recebe a bola dentro da área e Geuvânio o desequilibra levemente. Infração seja leve ou dura, não importa, é pênalti. Possivelmente o equívoco do árbitro seja por culpa da forma como Rafael Marques cai, talvez tentando valorizar a queda. Errou o árbitro Vinícius Furlan.

3- PÊNALTI EM LEANDRO BANANA

Paulo Ricardo corre junto com Leandro Banana, disputando a bola que está no ataque palmeirense. Ambos, no nascedouro da jogada, usam o braço. Próximo da área, o santista mantém o braço a frente e dificulta o avanço do atacante palmeirense. Ao perceber que está dentro da área, cai. O árbitro não marca, quem assinala é o bandeira. Errou o assistente Carlos Nogueira. Tamanha foi a confusão que o árbitro expulsa David Braz e ao perceber o erro o “desexpulsa”.

Em suma: jogo difícil e erros de arbitragem, em uma partida maluca onde os dois treinadores foram expulsos no intervalo e, pasmem, Serginho Chulapa foi o pacificador!

No próximo domingo, Luiz Flávio de Oliveira, provável sorteado (ou depois que aqui escrevemos não será mais?) terá muito trabalho.

EM TEMPO: Osvaldo de Oliveira foi flagrado na arquibancada depois de expulso. Tudo bem. Ali ele pode ficar, desde que não passe instrução ao seu time, seja por voz, por bilhete, por rádio ou de qualquer outra forma. Se ele for suspenso pelo Tribunal, aí não pode ficar nem no estádio, caso seja determinado.

URGENTE: VALDIVIA XINGOU O ÁRBITRO NO VESTIÁRIO E MESMO ESTANDO FORA DO JOGO FOI CITADO NA SÚMULA: http://www.fpf.org.br/sumulas2.php?cat=39&cam=73&jog=157&ano=2015

bomba.jpg

– Coitado do Jobson… ou não tão coitado?

De novo Jobson sofre um afastamento do seu ofício de jogador de futebol em decorrência das drogas. Agora, por não fazer o exame antidoping no mundo árabe, onde, bem provavelmente, daria positivo.

É público que ele já foi suspenso por fazer uso de cocaína. E aqui discutirão: “mas essa é uma ‘droga social’, não uma droga para aumentar o rendimento do atleta”.

Ora, se esporte é saúde e droga não combina com saúde, por tabela não combina com esporte. E isso serve de exemplo para que outros fujam desse mundo das drogas lícitas e ilícitas.

Quanto ao Jobson, praticamente encerrará a carreira. E aí teremos outro problema: ex-jogador, desempregado e viciado.

É o que dá se envolver nesse mundo dos narcóticos… Se nunca experimentou, não experimente!
bomba.jpg

– A Executiva mais bem paga do Mundo!

Ela apostou em inteligência artificial; salvou a filha de 5 anos; revolucionou a comunicação por satélite, fundou uma religião e mudou de sexo.

Conheça Martine Rothblatt, a executiva mais bem paga do mundo!

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/04/1621219-mulher-mais-bem-paga-do-mundo-aposta-em-robo-com-consciencia.shtml

MULHER MAIS BEM PAGA DO MUNDO APOSTA EM ROBÔ COM CONSCIÊNCIA

Martine Rothblatt é a executiva mais bem paga dos EUA. Mas talvez isso não seja nem de longe o fato mais interessante de sua vida.

Ela fundou uma empresa de biotecnologia para salvar a filha doente, após revolucionar a indústria de comunicação via satélite. Também criou uma religião e um robô com consciência própria, além de mudar de sexo.

Martine nasceu Martin e hoje ela espera viver centenas de anos através de suas novas apostas tecnológicas: um estoque ilimitado de órgãos para transplante e clones da mente humana.

“Há tantas coisas para fazer nesta vida. E se pudermos ter um clone digital […] que nos ajude a processar livros, filmes, fazer compras, ser nossos melhores amigos?”, disse Rothblatt, 60, no mês passado.

Ela foi uma das convidadas do TED (evento que reúne as principais novidades em tecnologia e design), entrevistada pelo anfitrião da casa, Chris Anderson. “Numa conversa normal, isso tudo soaria como maluquice. Mas, no contexto de sua vida, eu não apostaria contra”, disse o curador.

Nos anos 1980, Rothblatt iniciou uma série de parcerias em lançamentos de satélites, ajudando a acabar com um monopólio de telecomunicações e criando o primeiro serviço de localização de carros, a GeoStar. Em 1990, fundou um sistema de rádios para carros via satélite, a Sirius Radio.

“Sempre amei tecnologia espacial. Satélites são meio como as canoas de nossos ancestrais. Eu acho excitante fazer parte dessa navegação dos oceanos dos céus”, disse Rothblatt, neta de imigrantes judeus do Leste Europeu, cujo pai era dentista, e a mãe, fonoaudióloga.

REVIRAVOLTA

Mas a vida deu uma reviravolta no fim dos anos 1990, quando Rothblatt passava por uma mudança de sexo, com o apoio da mulher, Bina, e a filha de cinco anos do casal era diagnosticada com hipertensão arterial pulmonar, uma doença incurável.

A executiva passou a estudar biologia do zero, até saber o suficiente para ter esperanças em achar uma cura.

Ela passou a financiar pesquisas sobre a doença e fundou a United Therapeutics. Na época, soube de uma droga experimental que estava nas mãos do laboratório Glaxo Wellcome, que havia decidido não levá-la adiante.

“Eles bateram a porta na minha cara três vezes. Quando finalmente concordaram em vender, disseram que não tinham esperança nenhuma e que sentiam pela minha filha”, disse Rothblatt, que comprou a droga, então só testada em ratos, por US$ 25 mil.

“Recebi um saco plástico com um pó e o papel da patente. O mais incrível é que aquele pó sem valor hoje não só mantém vivas minha filha e outras pessoas como também produz quase US$ 1,5 bilhão em receita.”

A United Therapeutics lhe rendeu US$ 38 milhões em 2013, segundo a “Forbes”.

Mas, como a droga apenas retarda o progresso da doença, logo Rothblatt começou a pensar em novas soluções. Segundo ela, 3.000 pessoas morrem por ano nos EUA devido à hipertensão pulmonar, e para essa e outras doenças pulmonares a única solução é transplante de pulmão.

“Assim como mantemos carros e edifícios funcionando para sempre […] por que não podemos criar um estoque ilimitado de órgãos para transplante para que as pessoas vivam por tempo indeterminado?”, disse a executiva, casada com Bina há 33 anos.

Em 2003, Rothblatt se juntou a Craig Venter, pioneiro do genoma humano, para criar porcos geneticamente modificados, numa fazenda, a fim de que seus pulmões e outros órgãos possam ser transplantados em humanos, num futuro bem próximo.

CRIANDO ROBÔS

Rothblatt tem planos também para replicar a mente humana, num experimento que ganhou forma de um robô que tem o rosto de Bina e todas as suas facetas, as suas memórias e os seus gostos. “Ela [o robô] é como uma criança de dois anos. Às vezes suas respostas são frustrantes, às vezes, surpreendentes”, disse.

Com ajuda de uma empresa de robótica, ela trabalha num sistema de “arquivo mental”, uma coleção de memórias, maneirismos, crenças, sentimentos e tudo mais que despejamos na internet, como buscas on-line e posts em redes sociais.

“Uma vez que tivermos um software capaz de recapitular a consciência, seremos capazes, nas próximas décadas, de reviver a consciência humana, que estará no nosso ‘arquivo mental'”, acredita.

Foi pensando nas potenciais crises éticas de tantas transformações tecnológicas que ela começou a religião Terasem, uma mistura de judaísmo com entusiasmo tecnológico, que apoia pesquisas em campos como nanotecnologia e criogenia (estudo de organismos em temperaturas muito baixas).

Bina estava na plateia do TED e foi chamada ao palco por Anderson. “Tem sido uma jornada extraordinária”, disse. “Queremos criogenizar nossos corpos e acordarmos juntas.” Rothblatt abraçou a mulher e se declarou: “A perspectiva de clones da mente e corpos regenerados é para que nosso caso de amor dure para sempre”.

RAIO-X

FORMAÇÃO

Graduação em comunicação e direito na Universidade da Califórnia; doutora em ética médica na Universidade de Londres

EMPRESAS QUE CRIOU

United Therapeutics, SiriusXM Radio, WorldSpace, GeoStar

REMUNERAÇÃO

Em 2013, teve ganhos de US$ 38 milhões
bomba.jpg

– Jogo da Paz com Maradona vira briga?

Comportamento inadequado para um ídolo: Maradona participou de um “Jogo da Paz” em Bogotá, onde arranjou muita briga. Lamentável…

Em: http://t.co/VNoz936JVs

MARADONA AGRIDE TORCEDORES E JORNALISTAS DEPOIS DE ‘JOGO PELA PAZ’ NA COLÔMBIA

O ex-jogador Diego Maradona é o protagonista de vários vídeos que começaram a circular neste sábado na redes sociais no qual é visto agredindo várias pessoas, entre jornalistas e torcedores, depois do Jogo pela Paz da Colômbia, disputado na última sexta-feira em Bogotá. As informações são da agência Efe.

Ao final da partida na qual marcou um gol de pênalti, Maradona deu uma espécie de volta olímpica no estádio de Techo e, ao ver-se rodeado por uma multidão de pessoas, deu um tapa na câmera de um cinegrafista que registrava sua saída do campo.

Em seguida, o eterno ídolo da seleção argentina deu um chute em um membro da equipe de segurança do estádio e começou a empurrar os torcedores que estavam perto dele.

O comportamento de Maradona motivou várias críticas nas redes sociais justamente por ir de encontro ao objetivo com o qual chegou à Colômbia, disputar o chamado “Jogo pela Paz”.
bomba.jpg

#PorUmMundoMaisCiano

Não sei quem inventou a campanha #porummundomaisciano, mas a idéia é bacana: postar uma foto de temática da #paz na cor #ciano, a fim de sensibilizar as pessoas e chamar a atenção para as vítimas de guerra no Oriente Médio.

Não custa nada, né? É claro que ela não tocará nos terroristas do Isis, mas fará com que a causa seja um pouco mais discutida.

#TOLERÂNCIA, essa é a palavra-chave!
bomba.jpg

– Os 3 melhores jogadores de Futebol para Zizou!

Zinedine Zidane, em entrevista ao site “Maxi Foot”, logo após o jogo contra a pobrezarealizado na França em conjunto com Ronaldo Fenômeno (na última segunda-feira), deu uma declaração interessante. Disse que nenhum jogador de hoje o faz sonhar! Mais: comparou Hazard, do Chelsea, no mesmo nível de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Abaixo:

“Claro que eu acompanho alguns jogadores e gosto muito de outros, como Messi e Cristiano Ronaldo. Mas nenhum me faz sonhar. Messi e Ronaldo são espetaculares, mas gosto mais de Eden Hazard. Gosto de tudo o que faz em campo, do seu comportamento, da sua determinação e vontade em progredir a cada ano”

Respeito Zizou, mas… CR7 e Messi estão acima de Hazard, seguidos por Neymar, em minha modesta opinião.

E a sua?
bomba.jpg

– Romário, o Senador Bocudo (mas consciente)!

Romário, Campeão Mundial de Futebol e Senador da República, em entrevista a Breiller Pires (Placar de Abril/2015):

“Aqui em Brasília, perco a paciência pra caralho (…) Os políticos discutindo? Não acredita nisso não. Aquilo é tudo combinado, teatrinho pra aparecer na televisão. A maioria, 90%, é mentira. Depois os caras saem dali, vão jantar juntos, tomar um café e essas merdas. Eu nem pesava em participar da política, achava que era lugar de ladrão e sacanagem. E eu acertei. Sou ídolo no futebol, tenho condição financeira para manter meus filhos pro resto da vida, mas resolvi encarar o desafio. Eu tenho medo de fazer coisa errada. A palavra é medo. Tenho 6 filhos. Imagina um deles chegar da faculdade e um colega comentar: ‘Pô, teu pai é ladrão, filho da puta!’. Deve ser foda… Hoje, eu vou pra casa, boto a cabecinha no travesseiro, sem peso nenhum, e durmo à vera.”

Goste ou não do Baixinho, critique ou não seu palavreado, tal depoimento retrata bem o universo da política brasileira.
bomba.jpg

– Petrobrás e o Custo Corrupção

O que podemos dizer?

O balanço da Petrobrás, segundo relatório divulgado nesta semana e que compreendem o período de 2014, mostraram que as perdas da empresa foram de R$ 6,2 bi em corrupção, sendo o prejuízo total de R$ 21,6 bi. Por isso, a estatal teve que depreciar ativos em R$ 44,34 bilhões de reais em decorrência da queda do valor do barril de petróleo, má gestão e atraso em obras de refinarias.

Pergunta: se a Petrobrás admite ter perdido tanto dinheiro assim, é que perdeu muito mais que isso…

bomba.jpg

– E as Semifinais da Uefa Champions League?

Sensacional: Bayern x Barça, Juve x Real. São essas as semifinais da Copa dos Campeões da Europa.

Seriam realmente os 4 melhores clubes do planeta? Talvez não, pois a “La Vecchia Signora” de Turim não é tão parelha aos demais.

Portanto, os outros 3, certamente, são os “bam-bam-bans” do planeta.

O jogo mais legal será, sem dúvida, Bayern de Munique x Barcelona. O Criador (Guardiola) x A Criatura (Os Catalães).

Para quem gosta de futebol, serão dois jogos imperdíveis! E não arrisco palpite (desde que Dante, o zagueiro brazuca, não jogue).
bomba.jpg

– Andragogia: estamos preparados e afiados com o desafio?

Amigos e Colegas Professores, um tem a importante que compartilho: a Andragogia! estamos preparados realmente? Abaixo:

EXTRAÍDO DA APOSTILA DE PLANEJAMENTO DOCENTE DO 1º SEMESTRE/2007 DA UNISANT’ANNA – SALTO

ANDRAGOGIAarte e ciência destinada a compreender e aprimorar o processo de aprendizagem dos adultos.

Em suma – pedagogia: ciência que busca levar o aprendizado às crianças; andragogia : aos adultos.

Quatro (4) observações sobre o que acontece ao indivíduo na sua idade adulta:

1.     Modifica seu auto-conceito (dependente/independente);

2.     Acumula crescente reserva de experiência e maior volume de recursos de aprendizagem;

3.     Tem sua motivação de aprendizagem orientada para desenvolver seus papéis sociais;

4.     Modifica sua “perspectiva de tempo” em relação à aplicação de conhecimento (mais imediata).

Sua aprendizagem deve deixar de ser centralizada no conteúdo para centralizar-se no problema.

CARACTERÍSTICAS DOS ADULTOS COMO APRENDIZES E SUAS CONSEQÜÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

1-                   Adultos possuem uma quantidade razoável de experiências. Então, as estratégias de apdz de adultos devem encorajar a troca de experiências.

2-                   O corpo dos adultos, sendo maior que o das crianças, está sujeito à maiores pressões e estímulos gravitacionais.  Então, o conforto físico é importante para a apdz ; pouco conforto ou o excesso dele pode ser desastroso.

3-                   Adultos possuem conjuntos de hábitos fortemente sedimentados. Então, os hábitos e gostos devem ser, na medida do possível, considerados e atendidos.

4-                   Adultos tendem a ter grande orgulho de si próprios. Então, espera-se boas respostas no desenvolvimento de oportunidades.

5-                   Adultos, em geral, têm coisas tangíveis a perder. Então, a ênfase deve ser na promoção do sucesso em lugar de revelar as deficiências.

6-                   Adultos têm que tomar decisões e resolver problemas. A apdz centralizada em problemas é mais efetiva e agradável.

7-                   Adultos tendem a ter grandes preocupações e problemas a resolver fora da situação de apdz . Então, deve haver um balanceamento adequado entre o tempo necessário para a apresentação da situação de apdz e o tempo necessário para a obtenção da apdz .

8-                   Os adultos, na atualidade, são cada vez mais pressionados por grande número de opções. Então, aprender a decidir é uma opção importante.

imgres.jpg

– Palmeiras x Santos: Vinícius Furlan apita a 1a Final do Paulistão. E aí?

Quando ficaram de fora Vinícius Furlan e Luís Flávio de Oliveira dos sorteios para as semifinais do Paulistão 2015, estava claro que estariam sendo guardados para a Final, juntamente com Guilherme Ceretta.

Furlan, natural de Santa Bárbara do Oeste, foi o premiado para o 1o jogo no Allianz Parque. Penso que a bolinha cairá para Luiz Flávio de Oliveira na finalíssima da Vila Belmiro; afinal, seria irônico pouparem o FIFA paulista das Oitavas, Semis e 1o jogo da final, e na partida derradeira, o universo não conspirar a favor dele.

Mas faço uma consideração: se o São Paulo estivesse eliminado o Santos no último domingo, Furlan não estaria escalado pois certamente o Tricolor o vetaria, relembrando o episódio do jogo na fase 1 do Paulistão, onde Dudu sabiamente cavou a expulsão de Rafael Tolói e depois “montou cavalinho” no adversário, sem ser punido (relembre essa análise da arbitragem do Choque-Rei em: http://wp.me/p55Mu0-og).

Exceto esse clássico que foi difícil de ser apitado na Arena Palmeirense, onde não foi bem, Furlan tem mostrado grandes virtudes dentro de campo. Creio que a arbitragem passará batida nesse Palmeiras x Santos, já que as equipes colaboram.
bomba.jpg

– Inteligência Emocional ou Fria?

Leio interessante artigo do psicoterapeuta George Vittorio Szenészi, em entrevista à Cilene Pereira na Revista IstoÉ, Ed 2173, pg7-9. Ele fala sobre a importância de ser inteligente num mundo corporativo onde administrar as relações humanas é cada vez mais fundamental.

E, na preocupação em administrar sentimentos, vem uma colocação interessante:

Inteligência sem emoção não funciona”.

Taí. Essa afirmação serve como reflexão para muitos gestores espertalhões que têm o coração duro. Administrar sentimentos pode ser tão importante quanto números em empresas.
bomba.jpg

– Futebol Esporte Show: prestigie!

E hoje tem: Futebol Esporte Show, pela VTV / TV Sorocaba, transmitindo o que há de melhor na programação esportiva do SBT para toda a Região de Campinas, Itu/ Sorocaba/ Jundiaí e Baixada Santista.

Tudo sobre a série A2 e A1 do Paulistão, os times da região, futebol nacional e internacional.

Contamos com sua audiência – Com Marcel Capretz, Andressa Pavani e Rafael Porcari

bomba.jpg

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para União Barbarense x Paulista

Rodrigo Gomes Paes Domingues, 32 anos, agente de esporte, apitará União Barbarense x Paulista.

O árbitro é jovem e apitou o ano passado um jogo do Galo (Red Bull 2×0 Paulista) pela Copa Paulista no Moisés Lucarelli, quando Rodrigo fez seu primeiro jogo pela Competição. No mesmo ano estreou na A2 apitando Guaratinguetá 0x0 União Barbarense.

Pelo caráter provável de fair play na partida, ouso dizer que o jogo é mais importante para o árbitro do que para as equipes, pois quer aparecer positivamente para a FPF e ter uma boa sequência de escalas.

Na oportunidade em que o vimos apitar, apesar do bom porte físico, cadenciou bastante a partida, mas nada que prejudicasse o jogo, nem se mostrou rigoroso com os cartões.

Sérgio Cardoso do Santos, 39 anos, professor de educação física, é bem experiente na série A2. Já Cláudio Roberto da Costa, 41 anos, o bandeira 2, já trabalhou na série A1 e tem quase 20 anos de carreira. Saulo Feliz será o 4o árbitro.

Desejo um bom jogo e uma boa arbitragem ao quarteto!
bomba.jpg

– Análise das expulsões de São Paulo 2 x 0 Corinthians. Como foi o juizão?

Me decepcionei com Sandro Meira Ricci. Acompanhe o histórico:

1) – Há dois meses, quando o fraco Ricardo Marques Ribeiro foi escalado no jogo de ida na Arena Corinthians, ficou clara a possível escalação de Ricci no Morumbi pelos motivos lógicos: eram os dois pré-selecionados para a Copa 2018 e considerados como árbitros brasileiros mais experientes em jogos internacionais na atualidade (escrevemos isso em: http://wp.me/p55Mu0-mU)

2) – No último sábado, quando foi divulgada a escala e confirmado o nome de Sandro Meira Ricci, lembramos: é ótimo árbitro, que às vésperas da Copa do Mundo foi irregular mas que durante o Mundial foi muito bem. Porém, no pós-Copa, foi um desastre! Está nitidamente em péssima fase (escrevemos em: http://wp.me/p55Mu0-pt)

3) – Na última 3a feira, o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, publicamente criticou o árbitro e o pressionou pré-jogo, alegando que as estatísticas mostravam 17 jogos apitados por Sandro e 10 expulsos do SPFC, contra 10 jogos e 1 expulso do Corinthians. Parece que a pressão deu certo…

Entenda as expulsões:

1) Emerson Sheik: o jogador disputa uma bola com Rafael Tolói, cai e, no chão, Tolói tenta a bola e chuta o Sheik com um “totózinho”. Tal lance é comum quando ocorre a chamada “bola presa”. Sandro deu falta para o São Paulo (provavelmente pela bola presa), o jogo se reinicia, Sheik se levanta e devolve o Totó, que é flagrado por Ricci. AMBOS os lances eram para cartão amarelo, não houve agressão de ninguém. Emerson pagou pelo histórico de catimba. O curioso é que Tolói fez o inverso do que sofreu no jogo contra o Palmeiras no Allianz: naquela oportunidade, levou uma cotovelada de Dudu, permaneceu de pé e revidou com um pontapé. Agora, ele pratica a falta (mais leve do que naquela oportunidade), sofre o revide (também mais leve) e cai, valorizando ao extremo o chute recebido. Errou Sandro Meira Ricci.

2) Luís Fabiano e 3) Mendoza: Luís Fabiano, em seu 1o lance na partida, reclamou acintosamente contra o bandeira número 2. Na metade do 1o tempo, o atacante sofre um tranco legal (um pouco mais forte, mas não infracional) em uma disputa de bola e reclama contra o árbitro, pedindo pênalti. Em ambas as reclamações recebe advertência verbal. No segundo tempo, reclama de novo com o bandeira (agora o número 1) e leva o cartão amarelo. Depois, em outra jogada, empurra Mendoza numa disputa de bola, que devolve o empurrão abrindo os braços contra ele. Não é tentativa de agressão, isso é falta por abrir os braços e impedir a disputa de bola (Cleber, zagueiro da época do Palmeiras / Parmalat fazia muito isso). Luís Fabiano simula ter recebido um tapa no rosto e cai. Sandro aplica o 2o cartão amarelo e consequentemente o cartão vermelho a Luís Fabiano, corretamente. Mas também expulsa Mendoza (por vermelho direto), erroneamente.

Ficará a questão: o correto seria cartão amarelo para ambos, mas LF seria expulso sozinho pelo 2o. Teria o árbitro peito de expulsar só o são-paulino, demonstrando que não estava sentindo a pressão?

Insisto: Me parece que Sandro expulsou Mendoza pelo efeito “Aidar”, assim também como Sheik. Trocando em miúdos: sentiu a pressão, nada de desonestidade. E ouso dizer: sentindo como o jogo estava, Luís Fabiano foi expulso pela sua própria burrice e descontrole em não entender a leitura da arbitragem.

Por fim, no final da partida, Centurion simulou ter recebido igualmente um tapa. Dessa feita, nada levou. E preocupado com o jogo que desandava, Ricci acabou a partida aos 46m, não aos 47, como indicara nos acréscimos.

Ruim arbitragem de quem precisava mostrar que a má fase poderia acabar nesta difícil partida em que foi escalado.

bomba.jpg

– China, Oriente Médio, Japão… onde os boleiros perdem a categoria!

Deixar de competir em torneios de alto nível e com craques ao seu redor, naturalmente, faz com que a qualidade do atleta ou do treinador decaia, certo?

É esse o novo dilema do futebol: DINHEIRO ou RECONHECIMENTO PROFISSIONAL?

Felipão, já consagrado, foi treinar o Bunyodkor e se enferrujou no longínquo Uzbequistão. Quando voltou, rebaixou o time do Palmeiras para a série B (esqueça o título da Copa do Brasil, mata-mata vale tudo!) O que ele pôde aprender por lá?

Ao contrário, Zé Roberto, hoje no Palmeiras, contratou uma equipe de profissionais a parte do clube e mantinha treinos extras quando jogou no Oriente Médio. Hoje está ainda conseguindo jogar em alto nível.

Vide Vagner Love: deixou o futebol na China e, no Corinthians, tem ficado a dever. Ademilson, ex-São Paulo e que foi para o Japão, não aprenderá nada que o qualifique no futebol para se firmar em equipe grande. Diga-se o mesmo aos comuns Marlon e Dentinho, no Leste Europeu, Aloísio na China, e tantos outros boleiros que sumiram dos holofotes.

A verdade é: quem vai para lá, ganha dinheiro mas abdica da projeção em uma Seleção Brasileira. Se for jogador mediano, é como acertar na Loteria! Mas se for craque, é independência financeira somada a encerramento precoce da carreira; claro, com o esquecimento da mídia. Diego Tardelli que nos dirá, daqui a algum tempo, se valeu a pena sua aventura no novo clube chinês.

bomba.jpg

– Chikungunya no Bairro Medeiros?

Está na capa do Jornal Bom Dia desta 4a feira, dia 22/04/15: o Bairro Medeiros registra o primeiro caso suspeito (SUSPEITO, portanto, não confirmado) de Chikungunya (aquela doença transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue). A estudante Débora Crispim, de 25 anos, aguarda os resultados finais dos exames, segundo o jornal.

Veja as diferenças entre a DENGUE e o CHIKUNGUNYA (extraído do G1.com):

CHIKUNGUNYA

A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.

Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus chikungunya pode ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, e a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles picam principalmente durante o dia. A principal diferença de transmissão em relação à dengue é que o Aedes albopictus também pode ser encontrado em áreas rurais, não apenas em cidades.
bomba.jpg

– Conmebol previsível! Escala de São Paulo x Corinthians para Libertadores da América

Como hoje tem Majestoso, vale a republicação deste post, da semana passada. Leio que o presidente tricolor, Carlos Miguel Aidar reclamou pública e previamente do árbitro Ricci, em coletiva ontem, 3a feira. Ora, ele não esperava tal escala?

Há exatamente dois meses (18/02), soubemos que Ricardo Marques Ribeiro apitaria Corinthians x São Paulo na Arena de Itaquera, pela Libertadores da América. Fizemos algumas considerações e, por lógica, chegamos a conclusão que Sandro Meira Ricci estaria escalado para o dia 22/04, no jogo de volta no Estádio do Morumbi.

(Vide esse post no Blog “Pergunte ao Árbitro”, em: http://wp.me/p55Mu0-mU ou no arquivo digital do Bom Dia / Diário de São Paulo).

Reitero minhas observações: Ricardo Marques Ribeiro faria uma arbitragem ruim (e, de fato fez), e Sandro Meira Ricci deveria tentar uma arbitragem para recomeçar a carreira!

Quando surgiu, Ricci se destacou com arbitragens tecnicamente muito boas e disciplinarmente exemplares. Ganhou o escudo de Aspirante à FIFA, e nesse mesmo ano trabalhou em quase todas as partidas derradeiras do Campeonato Brasileiro, apitando (e muito bem) os principais jogos de cada rodada. Porém, Péricles Bassols, injustamente, levou a honraria de participar do quadro internacional. No seu segundo ano como Aspirante, manteve o ritmo e conseguiu o Escudo FIFA.

De lá para cá, Sandro Ricci fez apresentações irregulares. Ora grandes arbitragens, ora ruins trabalhos. Selecionado para a Copa do Mundo, foi bem nas partidas internacionais que antecederam a competição (Eliminatórias, Libertadores, Sulamericana). Durante o Mundial-14, esteve irrepreensível – indiscutivelmente, deu o seu melhor e foi um dos melhores.

Mas Pós-Copa… Sandro foi um desastre! Não fez um jogo bom sequer. Está lutando para se reencontrar e esse jogo de grande importância será decisivo para suas aspirações à Copa da Rússia 2018, já que não quer ser alijado da disputa tão precocemente.

Se o jogo é crucial para os clubes, será ainda mais para Sandro Meira Ricci.

bomba.jpg

Espero um bom jogo, aguardo ótima arbitragem e desejo boa sorte!

– Despertar de Quem quer Bem!

Acordar a pessoa amada com flores não tem preço, certo? Especialmente se são plantadas por aquele que lhes dá.

Não, não sou um romântico à moda antiga, mas sou do tipo que adora mandar flores… ainda mais para minha esposa!
bomba.jpg

– Não nos indignamos mais?

Capa do G1:

Vice-Presidente da Camargo Corrêa pagou R$ 110 milhões em Propina”.

Capa da Revista Época:

As contas secretas de Antonio Palocci

Capa da Veja, da Isto É e de outras publicações mostram escândalos envolvendo Vaccari, o PT, e outros tantos golpes.

Picaretagem não tem partido, nem nome, nem ideologia. É corrupção. É crime. Ponto. Doa a quem doer.

O problema é: quando Pedro Collor contou alguns podres de seu irmão, Fernando, o Brasil se assustou e a indignação comoveu o país. Agora, acostumamo-nos a ver escândalo atrás de escândalo, e parece que o costume fez com que tal rotina fosse absolutamente normal.

Quando passaremos esse país a limpo? Sejamos exemplos, lutemos contra os pequenos e grandes golpe de corrupção. Façamos a nossa parte!

bomba.jpg

– Coringão eliminado pelo Regulamento

Claro, quem assinou o regulamento do Campeonato Paulista com aceite total da FPF, não pode chorar as mágoas. É o caso do Corinthians. Mas é interessante discutir:

O Corinthians foi eliminado pelo Palmeiras numa semifinal, através das disputas de pênaltis devido ao empate durante o jogo.

O time saiu invicto do torneio (83,3% de aproveitamento), mas mesmo com nenhuma derrota, cederá a vaga à final ao Palmeiras, que perdeu 4 vezes. Sem perder para o Verdão no mata-mata (empatou na semifinal) e ganhando do adversário na casa dele no confronto direto do 1o turno, ficará de fora da decisão.

Não dá para discutir: tudo isso deveria ser discutido antes da concordância com a Federação Paulista. Apesar da campanha excepcional e melhor dos seus adversários, foi eliminado em disputa de pênaltis.

E vale ressaltar: na classificação OFICIAL da FPF, o XV de Novembro de Piracicaba é o 8o time do campeonato, com 37,5% de aproveitamento, mesmo estando o São Bernardo, com 40% de aproveitamento, em 13o .

Coisas que só se explicam pela omissão dos cartolas em serem mais efetivos na defesa dos interesses de seus clubes.

bomba.jpg