– Explicando sobre o pênalti a favor do Internacional contra o Corinthians (SCCP 1×1 SCI).

Lance chato na Arena de Itaquera, que antigamente não seria pênalti, mas hoje é. Explico:

Uma falta é cobrada pelo Internacional no campo de ataque do Corinthians. Ela é lançada para Cuestas, que está dentro da área em posição de impedimento (lembre-se: estar em posição de impedimento não é infração, a não ser que você se torne ativo na jogada). Porém, Jô o derruba e Marcelo de Lima Henrique marca pênalti. Acertou ou não?

Entenda:

1- Se Cuestas recebe a bola diretamente, está em impedimento ativo e não pode ser marcado o pênalti (se Jô tivesse sido violento, poderia até ter recebido o Cartão Amarelo pelo ato, e ainda assim não se poderia marcar o penalti). Lembrando: ele não precisava nem tocar na bola para estar impedido (se fosse um lançamento direto e certeiro), pois a possibilidade de recebê-la nesta posição e dominá-la (em caso de certeza) já influenciou a jogada.

2- Se Cuestas, originalmente impedido, recebesse a bola de um desvio da zaga corintiana, a jogada é válida pois o toque habilitou o jogador e ele não está em impedimento (qualquer jogador defensor que tenta interceptar a bola e a toca, caracteriza o “desvio que tira impedimento” que faz parte das mudanças das regras já há algum tempo em vigor).

3- Se mesmo que Cuestas não recebesse a bola, ou seja, estivesse impedido e sofresse uma falta, o toque da zaga fez com que nascesse uma nova jogada e todos os jogadores passaram a estar habilitados, caso existisse mais de um em impedimento (e foi essa a situação ocorrida nesta noite se sábado).

Assim, acertou a arbitragem em confirmar o pênalti.

Em vídeo, compartilho a explicação no link em: https://youtu.be/RBRINjoKy4U

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.