No começo de Janeiro, o Interior Paulista recebe clubes de todo o Brasil para a costumeira “Copa São Paulo de Futebol Júnior”. As cidades pequenas que não costumam ter tanto futebol ao longo do ano, assistem partidas interestaduais. Por exemplo: Leme, Espírito Santo do Pinhal, Louveira, Indaiatuba, Andradina, Vinhedo…
Neste ano, devido à Pandemia e acordos políticos, isso aconteceu com algumas cidades fluminenses (além de Cariacica, no Espírito Santo e algumas cidades paranaenses). Vide os jogos deslocados do Paulistão e as partidas da Copa do Brasil!
Alguns exemplos de malucos trajetos geográficos para se ter futebol (às custas dos… próprios clubes): o simpático Goianésia saiu de Goiás para jogar contra o alagoano CRB no estádio Giulite Coutinho, na Região Sudeste! Ou o Palmas, do Tocantins, que foi enfrentar o Avaí/SC em Cascavel, interior do Paraná!
Outros exemplos:
Palmeiras/SP 1×1 São Bento/SP em Volta Redonda/RJ.
Corinthians/SP 1×1 Retrô/PE em Saquarema/RJ.
Porto Velho/RO 0x1 Ferroviário/CE em Duque de Caxias/RJ.
Jaraguá/GO 1×4 Manaus/AM em Niterói/RJ.
Ypiranga/AP 0x4 Santa Cruz/PE em Mesquita/RJ.
Marília/SP 0x0 Criciúma/SC em Cariacica/ES.
“Como” ou “onde” as outras fases acontecerão, só Deus saberá dizer… afinal, muitas cidades estão se fechando. Prevê-se que muitas partidas serão levadas para o Estádio Mané Garrincha, em Brasíllia.
Dará certo? Aguardemos.
