– Acredite: nesse momento, é preferível estar na 4a do que na 3a divisão paulista.

Um exercício racional, lúcido, financeiro e social, pode nos dizer algo que aparentemente é contraditório: jogar a Série B da FPF, em 2021, pode ser melhor do que a Terceirona.

Compartilho, a partir da realidade do Paulista de Jundiaí:

Já imaginaram se o Galo estivesse na A3, que desespero todos nós estaríamos?

É óbvio que estar na 3a divisão é melhor do que na 4a, mas considere que a tendência é termos o início do Paulistão dessa categoria quando os índices da Pandemia serem menos críticos como os de agora.

E o que implica isso?

Muita coisa: mais segurança sanitária para os atletas (menos risco de contágio dessa cepa tão agressiva e que tem atacado os mais jovens), menos despesas de prevenção (os protocolos estão mais rigorosos, caros e frequentes), e menos deslocamentos (existe o risco de fechamento de cidades quando o índice for mais elevado de leitos ocupados – previsto para os próximos 10 dias). E, se a vacinação for mais intensa, há a chance de torcida nos estádios nas rodadas finais da Bzinha (considerando-a no final do ano, coisa que não será na A3).

Assim, CIRCUNSTANCIALMENTE, quem está na 2a divisão Sub23 (ou 4a divisão ou B), momentaneamente está mais seguro financeiramente e sanitariamente do que na A3, com perspectivas mais animadoras ao longo do torneio.

Considere ainda: na reunião de 2a feira, o futebol continuou proibido em todo o Estado de SP. À noite, a FPF se reuniu com o Ministério Público e ainda assim continuou proibido. E qual o próximo passo?

Sabendo-se que o Comitê de Contingência do Governo do Estado de SP não é o proibidor do futebol profissional neste momento, mas sim o MP (isso ficou bem claro no discurso das autoridades), a FPF nessa 3a feira cedo deverá apresentar em conjunto com os órgãos de fiscalização uma proposta mega-preventiva (e cara) de intensificação de protocolos de cuidados, possivelmente incluindo isolamento dos atletas do dia da testagem até o dia do jogo, e sendo recusada, levar as partidas para outro estado.

A decisão deve sair na hora do almoço / tarde, dependendo de MG, que deverá fechar o estado nas próximas horas. Até o jogo Palmeiras x São Bento, marcado para Belo Horizonte no Estádio Independência, pode estar comprometido. Aí as opções seriam ES e MS, como se especulou.

Já imaginaram na A3, o custo de exames, isolamentos e viagens para um Paulista x Comercial em Campo Grande ou Cariacica? Afinal, a decisão vale para todas as divisões do Estado de São Paulo.

Por tudo isso, é melhor estar na Bzinha (repito: neste momento), com a perspectiva futura de um campeonato mais tranquilo e até mesmo com possibilidade de torcida presente nas rodadas finais, dependendo da involução da crise do COVID.

Times de futebol incentivam a prevenção ao coronavírus | Exame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.