– É horrível usar máscaras… mas extremamente necessário! Os contras são menores que o pró:

Já disse algumas vezes o quão tenho dificuldade em usar máscaras (mas não deixo de usá-las, tenho consciência da sua importância). Também abordamos outras vezes sobre os erros no seu uso (como, por exemplo, colocar as mãos sobre o tecido, e não nas alças – vide em: https://wp.me/p4RTuC-sxz).

Eu tenho 3 motivos para não gostar de usar máscaras, e imagino que sejam os de muitos também:

  • Sensação de Sufocamento e Dificuldade na Respiração;
  • Reconhecer rostos (algumas pessoas que me relaciono recentemente, ainda não as conheço de “cara limpa”);
  • Ouvir o que falam claramente (o som abafado e baixo é uma constante dos interlocutores).

Entretanto, existe 1 motivo muito maior para usá-las:

  • Elas verdadeiramente ajudam a barrar a entrada do vírus pela forma mais fácil: por boca e nariz!

Agora, nos EUA, cresce o número de pessoas que usam máscaras combinadas: a de pano e a cirúrgica, ajudando ainda mais na prevenção.

Compartilho, extraído de: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/11/uso-simultaneo-de-mascara-cirurgica-e-de-pano-pode-bloquear-95-da-covid-19.htm

USO SIMULTÂNEO DE MÁSCARAS CIRÚRGICA E DE PANO PODE BLOQUEAR 95% DA TRANSMISSÃO DE COVID-19

Usar duas máscaras ao mesmo tempo, sendo uma cirúrgica e outra de pano, pode reduzir o risco de transmissão da covid-19 em 95%. A conclusão é de um estudo realizado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), órgão regulador do sistema de saúde dos Estados Unidos. A combinação cria um ajuste mais apertado ao redor do rosto e ajuda a evitar que partículas potencialmente infecciosas escapem.

Os experimentos avaliaram duas formas de melhorar o ajuste das máscaras utilizando as máscaras cirúrgicas.

A primeira observação foi feita com um nó nas alças laterais da máscara de procedimento médico, seguida de um ajuste extra para prender e achatar o EPI (Equipamento de Proteção Individual) no rosto.

A segunda experiência sobrepôs uma máscara de pano a uma máscara cirúrgica, o que garantiu maior proteção para o usuário.

O estudo aponta que a eficácia se torna superior a partir do momento em que a combinação é feita, gerada por uma maior vedação do ar que circula dentro e fora das máscaras. A exposição do receptor ao vírus foi reduzida em até 95% quando ele e a fonte foram equipados com máscara cirúrgica junto com uma máscara de pano.

A máscara é considerada uma das principais estratégias de prevenção contra a covid-19 e é recomendada por diversos órgãos reguladores ao redor do mundo, incluindo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As medidas reduzem a exposição de pessoas não infectadas às partículas da covid-19, evitam que as infectadas disseminem o vírus e sofram reinfecções, ainda que seja usada sem um uso simultâneo.

O CDC reforça que enquanto a pandemia for uma realidade, as máscaras devem ser aliadas ao distanciamento social como alternativas eficazes contra a infecção pelo vírus.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a primeira-dama, Jill, e a vice-presidente, Kamala Harris, têm usado duas máscaras simultaneamente com frequência.

Cuidado com o uso errado, como, por exemplo, por as mãos sobre o pano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.