– Treinador se acomoda com o nome? Sobre Luxemburgo no Palmeiras

Treinador de Seleção, por melhor que seja, se não treinar com frequência, enferruja.

Treinador de Clube, se não se reciclar, se desatualiza.

Treinador Vencedor e Badalado, se não ambicionar, se acomoda.

Treinador de Futebol em Geral, se não tiver disposição de enfrentar desavenças, fica impaciente e faz o básico.

Vanderlei Luxemburgo, que dispensa apresentações, foi um estrategista indiscutível nos anos 90. Ganhou “quase tudo” em seus times, exceto Libertadores e Mundial. Rivalizou com outro gênio (muito menos estrategista, mas disciplinador e adepto do futebol-arte), Telê Santana. Nos anos de 2010, “Luxa” se perdeu em algum momento no rumo de sua carreira, dando declarações desastrosas (como a crítica feita a Pep Guardiola no auge de suas conquistas) e outras coisas que desagradavam.

Em determinado período, Luxemburgo ficou fora do mercado de trabalho. No Sport, foi muito ruim. Ganhou sobrevida no Vasco onde mostrou toda a sua competência. No Palmeiras atual, parece “faltar algo”…

Seria gana? Ambição? É justo lembrar que ele teve Rivaldo, Edmundo e Evair no time que marcou uma geração, e que hoje tem Lucas Lima, Roni e Gustavo Scarpa.

Ninguém desaprende a andar de bicicleta, mas quando se acostuma a andar de carro e ter facilidades nas coisas que conquistou, deixa o ciclismo de lado do seu cotidiano. E por isso falta PACIÊNCIA para algumas coisas. Assim, estaria o treinador sem disposição para “comprar brigas” como fazia no Palmeiras ou no Corinthians? Ao invés de otimizar o time e trabalhar intensamente pelo futebol-total que pregava, se contenta com o “arroz-feijão resultadista”?

Acho que Vanderlei Luxemburgo (que pregava preferir 3 pontos conquistados com a ousadia de buscar o gol, mesmo sendo 1V e 2D, do que ter os 3 pontos surgidos de 3E) está “sem saco” no Palmeiras. Não sei se é acomodação ou impaciência. Só sei que: ô, como joga feio esse time… não parece um time treinado por ele (repito, independente do elenco).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.