– Treinador se acomoda com o nome? Sobre Luxemburgo no Palmeiras

Treinador de Seleção, por melhor que seja, se não treinar com frequência, enferruja.

Treinador de Clube, se não se reciclar, se desatualiza.

Treinador Vencedor e Badalado, se não ambicionar, se acomoda.

Treinador de Futebol em Geral, se não tiver disposição de enfrentar desavenças, fica impaciente e faz o básico.

Vanderlei Luxemburgo, que dispensa apresentações, foi um estrategista indiscutível nos anos 90. Ganhou “quase tudo” em seus times, exceto Libertadores e Mundial. Rivalizou com outro gênio (muito menos estrategista, mas disciplinador e adepto do futebol-arte), Telê Santana. Nos anos de 2010, “Luxa” se perdeu em algum momento no rumo de sua carreira, dando declarações desastrosas (como a crítica feita a Pep Guardiola no auge de suas conquistas) e outras coisas que desagradavam.

Em determinado período, Luxemburgo ficou fora do mercado de trabalho. No Sport, foi muito ruim. Ganhou sobrevida no Vasco onde mostrou toda a sua competência. No Palmeiras atual, parece “faltar algo”…

Seria gana? Ambição? É justo lembrar que ele teve Rivaldo, Edmundo e Evair no time que marcou uma geração, e que hoje tem Lucas Lima, Roni e Gustavo Scarpa.

Ninguém desaprende a andar de bicicleta, mas quando se acostuma a andar de carro e ter facilidades nas coisas que conquistou, deixa o ciclismo de lado do seu cotidiano. E por isso falta PACIÊNCIA para algumas coisas. Assim, estaria o treinador sem disposição para “comprar brigas” como fazia no Palmeiras ou no Corinthians? Ao invés de otimizar o time e trabalhar intensamente pelo futebol-total que pregava, se contenta com o “arroz-feijão resultadista”?

Acho que Vanderlei Luxemburgo (que pregava preferir 3 pontos conquistados com a ousadia de buscar o gol, mesmo sendo 1V e 2D, do que ter os 3 pontos surgidos de 3E) está “sem saco” no Palmeiras. Não sei se é acomodação ou impaciência. Só sei que: ô, como joga feio esse time… não parece um time treinado por ele (repito, independente do elenco).

Estes 6 caras marcaram a história do Bragantino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.