– A liturgia da Missa deste domingo entendida e vivida:

Para quem foi à Missa hoje, reparou que na Segunda Leitura (Carta aos Romanos) São Paulo nos alerta que:

“Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.”

Já repararam que é um desafio de 2000 anos atualíssimo? O mundo (o materialismo mundano e as tentações) tenta subverter nossas ideias e nosso coração. Acostumamo-nos com os pecados atuais (como a mentira, a corrupção, a libertinagem), achando que eles “são normais”. Alguns até caem na desgraça (des-Graça, falta da Graça de Deus) de acharem que a vida é feita das coisas boas que lhes convém, ditadas pelo comportamento do mundo e prazeres diversos, crendo que o sofrimento que enfrentamos é algo para nos prejudicar por si só, não para enfrentarmos e crescermos.

Enfim: é nos dito que o “legal é buscar uma vida fácil”. E isso nos engana: a vida é cheia de desafios, de renúncias, onde o verdadeiro conceito de felicidade é discutível. Diante de tudo isso, lembremo-nos da Primeira Leitura da mesma liturgia, onde o Profeta Jeremias, que estava tão desgostoso e descrente, sente o fogo abrasador e sedutor que o capacita (assim como Deus faz conosco também) a viver e a levar a mensagem da Salvação.

Reflitamos essa luta entre a espiritualidade e o materialismo no próprio Evangelho, onde lembra-nos o Cristo:

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”.

Evangelho de São Mateus, Cap 16, 21-27.

Mais clara do que essa Boa Nova, impossível.

Pin de Thay 🦋 em Espiritualidade | Cristo, Imagens de jesus, Fotos de  nossa senhora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.