– V. Ex.ª Ministro Marco Aurélio Mello e o Pronome de Tratamento. Como chamar os Juízes?

Nós sabemos que existe uma grande distância da realidade brasileira “do que o povo anseia” e de “como os Ministros do Supremo Tribunal Federal enxergam o mundo“.

Criticados, parecem estar acima do bem e do mal. Mas há certos ritos / liturgia do cargo que exercem, e que qualquer pessoa bem educada deve ter.

Sempre aprendi com meus pais que VOCÊ é um pronome de tratamento para pessoas íntimas numa conversa informal. No Comércio, nas Relações Sociais, com os mais Idosos e no Trato Diário, SEMPRE chamar a pessoa por Senhor ou Senhora.

Confesso: até hoje chamo meu pai (que é o meu melhor amigo) por SENHOR; afinal, é uma forma de respeito e de mostrar educação (e admiração). E nossa intimidade é infinita, ainda assim…

Repercute bastante o puxão de orelha (em duas oportunidades, a um advogado e depois a uma advogada) do Ministro do STF Marco Aurélio Mello. Ele reclamou por ter sido chamado de “você” e não por “Vossa Excelência”, como manda a Língua Portuguesa quanto ao Pronome de Tratamento para tal cargo.

Pode parecer antipático, mas “estando onde estavam”, apesar de alegarem nervosismo, os advogados não poderiam chamar uma autoridade de “você” (embora o Ministro seja pago pelo nossos impostos e seja um servidor público). Simplesmente é uma questão de respeito num ambiente que assim exige.

Agora, precisamos ver que a irritação pela falta do “Vossa Excelência” trouxe. A impressão que eu tive é que a bronca que ele deu na advogada (procurem o vídeo na Web) foi de uma maneira arrogante e desnecessária! Excessiva, enfim. Poderia simplesmente lembrar de uma maneira educada que a doutora deveria chamá-lo pelo pronome que exige o cargo. E até com um sorriso no rosto, mostrando que não se ofendeu e percebeu o nervosismo.

Vaidade das vaidades…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.