– Quantos times cabem em seu coração?

No Nordeste brasileiro, historicamente a penetração do futebol carioca foi muito grande, graças ao rádio e às transmissões dos times do Rio de Janeiro pela TV Aberta. Dava (e ainda dá) muita audiência. Disso, surgiu o termo “torcedor misto” para se referir aos que torcem para mais de um clube. Por exemplo: Botafogo da Paraíba e Botafogo FR; Treze de Campina Grande e Fluminense FC, ou CRB e CR Vasco da Gama! Claro, o Flamengo tem uma massa muito grande por toda a região.

Dito isso, vale lembrar que quando jogaram Fortaleza x Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, houve uma campanha “contra o torcedor misto”, que dizia:

“Você pode torcer até para o rival, mas que seu coração tenha um único dono.”

A ideia é que em jogos do Fortaleza em casa, os torcedores fossem com as camisas apenas do time cearense, não do “time grande do eixo Rio-SP”.

É evidente que na maioria do Interior de São Paulo costumeiramente o torcedor torça para o time local, da sua cidade, e para um dos 4 grandes paulistas. É normal! Se vê com naturalidade camisas dos times grandes em jogos de divisões menores.

Mas… é claro que isso não funciona em alguns clubes, sabidamente nos estádios Moisés Lucarelli e no Brinco de Ouro da Princesa.

A questão é: e em Jundiaí? Como se deve tratar o tema? O que você pensa sobre isso?

Deixe o seu comentário:

Resultado de imagem para varias camisas de futebol

Anúncios

Um comentário sobre “– Quantos times cabem em seu coração?

  1. Eu considero isso uma idiotice, nem mesmo em Campinas, onde se dizem torcedores de um único clube, a quantidade de torcedores que frequentam o estádio é de no máximo 6 mil pessoas, considerando que campinas tem 2 milhões de habitantes e que o Guarani leva ao Brinco de Ouro 3 mil temos em média 0,45% de torcedores dedicados. Em Jundiaí temos levado ao estádio 900 torcedores, nossa população é de 450mil habitantes temos 0,20% de torcedores dedicados. Considerando o interesse das competições disputadas, não vejo diferença. Nada é diferente num país com milhares de times mendigando dinheiro e poucos mamando em tetas gordas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.