– Nicolás Leoz: o fim de um ciclo? O dia em que o conheci!

Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, abriu mão dos seus cargos na FIFA e sinaliza que renunciará ao posto máximo na administração da entidade sulamericana.

Ufa! Já era tempo, afinal tivemos 27 anos de ditadura no futebol da América do Sul. E o que mais assusta: os presidentes das federações nacionais deram a ele o poder de exercer vitaliciamente o cargo!

Infelizmente, isso mostra o retrato de nossos dirigentes…

O vi in loco apenas uma vez: um tipo bolachão, parecido com Joseph Blatter… tipicamente um cartola do futebol. E na lembrança me vem seu fillho (cujo nome não me lembro), que era um jovem aficionado por arbitragem. Conhecia tudo sobre árbitros, decorava a relação dos juízes e bandeiras da FIFA de cada país da Conmebol. Neste dia, no CT do Pão de Açúcar (hoje Audax), onde os árbitros estavam concentrados e trabalhando na Pré-Temporada, um período de treinos foi jogado fora para que o rapaz realizasse o sonho de “apitar com seus ídolos”. Lá apareceu com seu pai e Marco Polo Del Nero, a fim de conhecer os árbitros – e, em especial, Ana Paula de Oliveira e Maria Elisa Correa Barbosa, as assistentes que estavam em alta naquele período. E teve o privilégio de trabalhar amistosamente com elas lá!

O que importa é: está chegando ao fim um ciclo negro do futebol sulamericano? Quem virá em seu lugar?

Disso, eu tenho medo.

imgres.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.