– E Quando a Barreira Atrapalha o Cobrador de Falta? O Lance de Linense x Corinthians

Existem alguns mitos no futebol que devem ser discutidos. Um deles ocorreu ontem, na partida Linense x Corinthians pelo Campeonato Paulista 2013.

Numa cobrança de falta a favor do Corinthians, a barreira do Linense avançou e a bola bateu num jogador. O árbitro paralisou o jogo, advertiu o atleta com Cartão Amarelo (e como o infrator já houvera recebido Amarelo anteriormente, foi expulso com o Vermelho) e mandou repetir a cobrança. Procedimento correto ou não?

Alguns dizem que quando a barreira avança, deve-se aplicar a Advertência ao jogador que é a base. Já vi gente defendendo “amarelar a barreira inteira”. Mas aí existe o problema: como advertir uma barreira que se adianta antes da cobrança de falta, se a barreira não existe na Regra do Jogo?

A barreira não é um privilégio concedido a quem defende, mas sim um pedido de quem ataca. O jogador que cobrará a falta TEM O DIREITO DE EXIGIR a distância de 9,15m. Alguém, no nascedouro do futebol, descobriu que não existe qualquer restrição para que os atletas defensores se aglomerassem a 9,15m. Assim, nasceu a “barreira no futebol”.

Porém, o mesmo jogador que tem o direito de exigir a barreira, pode abdicar deste direito se desejar bater rapidamente a falta. O que acontece nesse momento é que: se a bola bater num adversário a 2 metros dele, o árbitro não poderá punir o atleta e mandar repetir a cobrança, já que não houve tempo hábil para ele se posicionar a 9,15m.

Na partida de ontem, o Corinthians exigiu a distância para cobrar a falta. Como o Linense não a cumpriu (a barreira só pode distar menos de 9,15m após o toque do cobrador – mas antes desse toque pode se mexer para os lados ou para trás, ou pular ou se agachar), o árbitro corretamente mandou voltar a cobrança e advertiu o atleta em que a bola bateu com o Cartão Amarelo.

Se a barreira avançar antes da hora, mas não atrapalhar a cobrança, não há porque voltar. Se a barreira avançar e a bola bater em alguém identificado, vale o procedimento explicado acima. E a explicação para a advertência com o cartão é: a Regra exige tal punição por não cumprir a distância regulamentar e/ou retardar o reinício do jogo (já que têm-se que repetir a cobrança).

Aqui fica um questionamento: um jogador que avança na barreira recebe o Amarelo, mesma advertência de alguém que atinge o adversário com um pontapé de maneira temerária.

Rigorosa ou não, é a Regra do Jogo. O problema é que muitos atletas a desconhecem.

Curiosidade: muitos goleiros pedem para as suas Defesas não fazerem a barreira, já que ela pode ser uma referência a bons cobradores de falta. Fica a dica!

imgres.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.