– As Medidas da FIFA contra a Manipulação de Resultados

Na última semana, a FIFA puniu jogadores e árbitros no Líbano, por manipulação de resultados. Isso ocorreu meses atrás na Turquia, na China, em Cingapura e em outras localidades.

Preocupada com os frequentes golpes, algumas medidas foram tomadas e divulgadas em seu site (link em: http://is.gd/06uBx9). São elas (extraídas da própria publicação):

“Entre as iniciativas da FIFA para combater o problema [da manipulação] estão:

1- a assinatura de uma declaração de integridade por parte dos árbitros,

2- o monitoramento do mercado de apostas por meio da subsidiária Early Warning System (EWS)

3- a implementação de uma ferramenta de aprendizado à distância sobre o novo Código de Ética da FIFA, e,

4- um mecanismo sigiloso de denúncias.”

E aí, essas ações vão resolver o problema? Cá entre nós: pedir para os árbitros assinarem documento de integridade pode não ser tão eficaz…

imgres.jpg

– Padre Beto e a Excomunhão Polêmica

O Bispo Caetano Ferrari, da Diocese de Bauru, excomungou um sacerdote. Faz tempo que não houvia falar de excomunhão.

O problema foi o seguinte: Padre Beto, vigário de uma paróquia local, disse que Jesus não tinha preconceitos, e achava possível o amor entre duas pessoas do mesmo sexo. O Bispo não gostou, entendeu como apologia ao homossexualismo, e ordenou a retirada da declaração, feita em vídeo. Pela recusa, a ordem foi de excomungá-lo e proibição de que o clero de Bauru comentasse o assunto.

Lembrei-me imediatamente: deteste o pecado e ame o pecador. E que Jesus perdoou a prostituta, sem condená-la…

Achei exagero a decisão do Bispo. Justamente na semana em que a CNBB divulgou um importante documento convidando as Paróquias a se modernizarem – entre os pontos defendidos: homilias mais curtas, realistas e objetivas; atendimento de padres a noite; formação de pequenas comunidades e horários alternativos de celebrações – tudo a fim de se adaptar aos novos tempos e compromissos do século XXI.

A minha tristeza é ver que outros bispos (como nos EUA), ao invés de excomungar os pedófilos, acobertaram-os. Como bem disse o Papa Emérito Bento XVI, isso é uma “Enorme Ferida na Igreja“.

1367257535padrebeto_ultima.jpg

– A Renúncia de João Havelange

Tão idoso, e tendo que renunciar a Presidência de Honra da FIFA por corrupção…. João Havelange, agora comprovadamente, recebeu propina quando na direção da entidade máxima do futebol.

Todos desconfiavam, mas provar é difícil. Agora, publicamente, ele é um corrupto devido ao caso ISL, divulgado hoje.

Fico pensando: que vergonha uma velhice dessa. Passar a vida no poder e no fim de tudo, ser um criminoso rotulado.

Mas reflita: o que será que esses dirigentes de futebol fazem, “por quanto” e “de que jeito”, e que não ficamos sabendo…

O futebol é uma séria caixa preta a ser aberta!

imgres.jpg

– E a Declaração do IR acaba hoje…

Xi… a Internet está lenta, e o sistema da Receita Federal deve travar. Muitos brasileiros deixaram para entregar a declaração do Imposto de Renda na última hora!

Ô povo relaxado… que dá dó pagar os absurdos impostos é verdade; que a fome do Leão é insaciável, idem. Mas fazer o quê?

O dia “promete” para muitos!

imgres.jpg

– Estadão em Crise?

Caramba… O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” mudou! Afinou, diminuiu mesmo. Vários Cadernos sumiram do nada. Desde que modificou, ainda não me acostumei.

Que pena. Visível redução de custos e de qualidade. Será que a empresa está em crise?

imgres.jpg

– Chatice, Diversão e Indignação do Final de Semana Futebolístico

Nesta rodada de futebol do sábado/domingo passado, coisas que trazem tédio, que fazem rir e que nos deixam perplexos. Vamos a elas:

  • 1- A Chatice do caso Neymar: num jogo gostoso de se assistir, justo quando o Campeonato Paulista começou a valer, o pós-jogo de Santos x Palmeiras foi: Neymar vai para a Europa ou não? É lógico que um dia ele irá, é o caminho (me parece) irreversível. Mas ao invés do assunto ser a qualidade de jogo do Peixe, as críticas da torcida ao treinador Muricy, a garra palmeirense demonstrada… só Neymar, Neymar, Neymar! É o melhor jogador do Brasil, mas o assunto cansa.
  • 2- A Gozação do Balotelli: o atacante folclórico do Milan declarou que: “se o Real Madrid virar para cima do Borussia e se classificar para a final da Liga dos Campeões, deixarei minha namorada dormir com todos os jogadores por uma noite”. Caramba! A moça virou moeda de aposta? Resta saber se ela topa… Isso sim é tratar mulher como objeto.
  • 3- O Curioso uniforme festivo do São Paulo: ao vivo, não sei se mudarei de opinião, mas… que coisa horrível! Pela TV, não se via escudo, detalhe, logo do patrocinador, nada, nada, nada! Sou a favor de 3os uniformes, mas o de ontem, acho que a fornecedora foi infeliz. Era um Liverpool com a roupa pelo avesso! Aliás, quem é que deixou o Rogério Ceni jogar todo de branco contra um adversário de branco? A regra diz que o goleiro deve usar cores diferentes dos seus companheiros de linha, do adversário e do árbitro. Num lance rápido, o goleiro são paulino dividindo com o atacante penapolense, some-se a referencia para o juizão: meia branca contra meia branca, calção branco contra calção branco… Ô quarto-árbitro, atenção!
  • 4- A Indignação da re-re-re-abertura do Maracanã após enésima reforma. Fazer festa para jogo meia boca de amigos pode; usar para jogo oficial, não pode. Cerimônia sem graça, né? Não deveria ser Seleção Brasileira x Espanha, Argentina, Alemanha…?
  • 5- A “Cortesia” de Emerson Sheik com Chiquinho, da Ponte Preta. Para quem assistiu o jogo, viu que o corinthiano foi maldosamente no adversário. Ato (infelizmente) comum do atacante.
  • 6- A Antidesportividade da possível marcação do jogo Mogi Mirim x Santos para o Pacaembú. Taí uma coisa complicada e incoerente: a vantagem dos melhores classificados é jogar em casa na semifinal. A casa do Mogi Mirim é o seu ótimo estádio. Mas o mando de jogo é da FPF! Ué? Leio que o Sapão, para arrecadar mais, pode pedir para jogar no Pacaembú. Não gosto disso, acho inversão de mando e penso que, numa partida em sua cidade contra o Santos de Neymar & Cia, o preço do ingresso poderia ser majorado pois a arrecadação no estádio Romildo Ferreira alcançaria o valor do Paulo Machado de Carvalho. Ou alguém duvida que o jogo é uma atração para toda a região da Grande Campinas, cujo poder aquisito é indiscutível?

E você, o que pensa sobre essa meia-dúzia de assuntos? Deixe seu comentário:

imgres.jpg

– Hoje, só curtindo a Família

Para quem trabalha de domingo-a-domingo, qualquer folga é rara. Assim, no descanso vespertino, um belo almoço (fora de hora, claro), telefones desligados e um relaxante cineminha.

Hoje, Homem de Ferro 3. Ingressos já comprados (bem como a pipoca).

Bom domingo!

imgres.jpg

– A Proporção da Manipulação de Algumas Mídias

Que a Venezuela não é um primor de democracia, sabemos. Hugo Cháves deixou seus filhotes… Mas a manipulação das mídias oficiais impressiona pela cara de pau. Veja esse gráfico do resultado das Eleições da “Rede Venezolana de Televisión“: se alguém ganha por 50,66 a 49,07, não é quase empate técnico? Capriles, o derrotado por Maduro, quer recontagem, e a Justiça Eleitoral de lá não permitiu. Assim, ao invés de um gráfico com duas colunas da mesma altura, a emissora fez esse desproporcional abaixo:

url.jpg

Risível…

– Quando um Maluco Ataca, os Demais se Entusiasmam…

Depois que dois chechênos promoveram os atentados em Boston, outros se motivaram a cometer crimes. Já repararam que sempre é assim? Um maluco apronta, e isso acaba incentivando os demais.

Um jovem mandou cartas com pó químico para um Senador americano e para o próprio Obama. Aí outro mandou para o premier sul-coreano. Agora, tentativa de ataque no trem Toronto-NY.

Há gente que adora o caos. Que pena. Os doidos, terroristas, promotores de imbecis guerras ditas santas, fazem isso com muito gosto, achando que o medo e o ódio triunfará.

Triste, mas real.

imgres.jpg

– Árbitro abandonado por FPF, Safesp, Coafesp… O que fazer?

De fato, os árbitros de futebol profissionais estão abandonados. Leio que Maurício Fioretti, árbitro da FPF que foi agredido por um atleta do Independente (Limeira) na A3, não teve o apoio necessário para a sua recuperação total.

Quando um árbitro é agredido, a FPF o tira de escala, alegando “preservá-lo”. Assim, fica sem renda e a entidade não se assume como “patroa”, assistindo-o.

A Cooperativa e o Sindicato fizeram o quê? Manifestaram o descontentamento pelo fato e pediram a punição do atleta? E daí?

O que importa é: quem bancou financeiramente o árbitro, cobriu a renda que faltou por estar afastado, custeou os valores pelas lesões e medicamentos?

Tanto dinheiro descontado das taxas dos árbitros e, o verdadeiro retorno de apoio e luta por ele, na prática não acontece.

Curioso: a quanto tempo tanto Cooperativa e Sindicato (duas entidades de defesa do árbitro) não se desentendem com a Federação Paulista por direitos dos árbitros de futebol?

Talvez a relação trabalhista mais harmoniosa desse país seja a de árbitros com suas federações, já que nunca se ouve falar de rugas das suas entidades com os patrões.

Corrigindo: “quase patrões”, pois as entidades consideram o árbitro como ‘prestador autônomo de serviços aos clubes de futebol’, não à elas!

Em tempo: parabenizo a boa matéria publicada no site Apitonacional.com (o qual se faz jus aqui se registrar) que foi quem levantou o caso, na matéria “Árbitro Agredido Sofre com o Descaso”.

Fioretti, grande amigo: boa sorte e paciência.

Abaixo, imagem da EPTV sobre sua cinta no tórax:

imgres.jpg

– Melhores Cidades com oferta de RH para as Empresas!

Saiu na Revista Exame (ed 1039, pg 76): a seguradora britânica Aon realizou uma pesquisa global sobre as melhores cidades em oferta qualificada de mão de obra para as corporações. Os critérios eram: educação, demografia, leis trabalhistas, bem-estar social, comportamento do Governo com empresas e funcionários.

A campeã foi Nova York (1). A melhor latino-americana foi Santiago (52). São Paulo foi a melhor classificada do brasileira (65).

Das 138 pesquisadas, surgiu esse ranking:

  • 1- Nova York (EUA)
  • 2- Singapura (CIN)
  • 3- Toronto (CAN)
  • 4- Londres (ING)
  • 5- Montreal (CAN)
  • 6- Los Angeles (EUA)
  • 7- Copenhague (DIN)
  • 8- Hong Kong (CHI)
  • 9- Zurique (SUI)
  • 10- Boston (EUA)
  • 11- Chicago (EUA)
  • 12- Vancouver (CAN)
  • 13- San Diego (EUA)
  • 14- São Francisco (EUA)
  • 15- Estocolmo (SUE)
  • 52- Santiago (CHI)
  • 65- São Paulo (BRA)
  • 67- Rio de Janeiro (BRA)
  • 138- Damasco (SIR).

imgres.jpg

– Um mundo que precisa mais de Paz!

Independente da crença que você, leitor, tenha, é certo que precisamos de um mundo mais solidário, pacífico, humano.

Seja católico, evangélico, judeu, muçulmano, ateu, agnóstico… não importa. A diversidade de credos / não-credos vê o mundo se esfacelar em guerras, sejam externas ou internas.

Os atentados em Boston, as ameaças norte-coreanas, ou ainda a violência urbana no Brasil mostram que se perdeu o valor e o respeito à vida.

Como resolver?

Sei lá. Só sei que, se amássemos mais uns aos outros, nada disso aconteceria. Mesmo num mundo tão heterogêneo de culturas/ comportamentos, a paz é possível!

Curioso: no Evangelho de hoje, Cristo nos lembra: “amaivo-os uns aos outros como eu vos amei“.

É isso que falta ao mundo: paz!

photo.php.jpg

– Números e salários de Mestres e Doutores Brasil Afora

Mulheres com mestrado ganham menos do que homens; negros representam apenas 2% da população que chega ao Doutorado. Outros números interessantes revelados por UOL Educação, extraído de: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/23/mulheres-com-mestrado-ganham-menos-do-que-homens-titulados.htm

MULHERES COM MESTRADO GANHAM MENOS DO QUE HOMENS TITULADOS

O número de mulheres com mestrado no Brasil é maior que o número de homens com a mesma titulação. Elas representam 53,5% dos mestres no país e eles, 46,5%. No entanto, em termos de remuneração, as mulheres ganham em média R$ 5.438,41, 28% a menos que os homens, que recebem R$ 7.557,31. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (22) pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) no estudo “Mestres 2012: Estudos da Demografia da Base Técnico-Científica Brasileira”.

Segundo o estudo, que utiliza dados do final de 2009, as mulheres têm uma participação maior (71%) nas áreas de linguística, letras e artes. Na área de ciências sociais aplicadas, onde a remuneração é maior, as mulheres representam 43,2% dos empregados.

Na segunda área de maior remuneração, as engenharias, as mulheres têm a menor participação relativa entre os empregados, 27,9%.

Os números mostram que, dentro de uma mesma carreira, ocorre diferenciação. Nas engenharias, homens com mestrado ganham em média, R$ 8.430,18. As mulheres com a mesma formação e carreira, recebem em média, R$ 6.133,98. Em linguística, letras e artes, carreira em que são maioria, as mulheres recebem em média R$ 4.013,87 e os homens, R$ 4.659,60.

Um dos fatores para essa diferença salarial, explica a coordenadora técnica do projeto, Sofia Daher, assessora técnica do CGEE, é que existem “menos mulheres em cargos de confiança, nos quais os salários são maiores”.

DISTÂNCIA REGIONAL

A diferença aparece também entre as regiões. “Em 2010, a remuneração média mensal dos mestres que eram mulheres era 44% menor do que a dos homens nas regiões Sudeste e Sul. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, a diferença era respectivamente 38% e 37% enquanto que na Região Norte era 18%”, diz o estudo.

“A diferença de remuneração por gênero é algo que temos que pensar e melhorar. A educação corrige uma parte, mas não corrige totalmente a distinção que está na sociedade”, diz o presidente do CGEE, Mariano Laplane. O mesmo, segundo ele, se aplica para a população negra.

Os brancos, que correspondem a 47% da população, representam 80% dos mestres e doutores. Os pardos, que são 42% da população, representam 16% dos mestres e 12% dos doutores. Os negros são 8% da população, 3% dos mestres e 2% dos doutores.

Em dados gerais, de 1996 a 2009, a formação de novos mestres cresceu 10,7% no país. O Distrito Federal é a unidade federativa com maior número de mestres por habitante, 5,4 mestres por mil habitantes entre 25 e 65 anos de idade. Cerca de 43% desses profissionais atua na área de educação. A titulação oferece um aumento de salário –  mestres recebem 83% a mais que graduados e doutores 35% a mais que mestres.

“O mestrado é um treinamento rápido, de dois anos, que atende a uma demanda maior que o doutorado. O mestrado atende a uma demanda do setor produtivo da nossa economia. Temos conseguido expandir a etapa de ensino para regiões mais carentes, para formar mão de obra qualificada”, diz Laplane.

mestrado-mba-ou-especializacao-confira-qual-a-pos-ideal-para-voce.htm.jpg

– O Novo Velho Maracanã

Num jogo entre Amigos do Ronaldo e Amigos do Bebeto, foi reinaugurado ontem o estádio do Maracanã, mesmo sem estar pronto. Teria sido o jogo ideal para tal evento?

A grama é provisória, só será utilizada para a Copa das Confederações 2013 e depois trocada para o Mundial de 2014. Outros retoques precisam ser feitos, o acabamento não está pronto e falta até… tomada!

Quanto esse estádio já custou? Para o Pan Americano do Rio 2007, gastaram uma fortuna. Para a Copa do Mundo, fortuna e meia. Ué, de nada serviram as obras de apenas 7 anos atrás?

Os bilionários estádios brasileiros mostram algo que eu não queria ver: o pouco caso com o dinheiro público. Já imaginou se revertêssemos as verbas das arenas para a Saúde e para a Educação? Isso sem contar as quantias de corrupção não contabilizadas…

Eu gosto demais de futebol, mas nunca quis uma Copa do Mundo financiada pelos nossos bolsos. E pensar que teve gente que acreditou que “a Copa seria com investimento da Iniciativa Privada”, segundo Ricardo Teixeira…

imgres.jpg

– Esmola ou Trabalho?

Antonio Ermírio de Moraes, empreendedor de sucesso e workaholic público, disse recentemente sobre os programas de bolsas de assistência governamentais:

O povo não quer esmola, o povo quer trabalho – Antonio Ermírio de Moraes.

Será mesmo?

Será que muitos não se acomodaram com os programas assistenciais?

Será que muitos querem (e desejam) ser bancados pelo Governo eternamente?

Será que há muitos vagabundos?

Será que não confundimos assistencialismo com ludibriação demagógica?

O meu convite para a reflexão é: será que as pessoas que realmente precisam dessas verbas (ou até maiores) não são tão bem assistidas, já que o universo distribuído muitas vezes é composto por gente que poderia estar trabalhando?

Não parece que esse assistencialismo do Governo tornou-se renda fixa para alguns, e deixar de votar em seus criadores causaria medo?

Vale a pena pensar…

imgres.jpg

– Diga-me com quem tu andas, Bernardo!

Bernardo, jogador do Vasco, foi emprestado ao Santos e “não vingou”. Dizem que o famoso comportamento extra-campo o prejudicou.

Agora, mesmo lesionado e fora do time, está no noticiário: foi torturado e quase morto a mando de um líder do tráfico de drogas numa favela carioca. O motivo seria o de estar paquerando a namorada do “dono do morro” num baile funk.

O que um jogador, machucado e às vésperas de uma operação, vai fazer num baile funk no miolo da favela?

O mais curioso: Bernardo tem namorada e é pai solteiro de 4 filhos…

Taí um problema social: o cara começa a ganhar dinheiro com futebol e se perde completamente. Os clubes precisam ter assistentes sociais e psicólogos para ajudar essa gente despreparada.

imgres.jpg

– Quem estava inspirado?

Final de semana com essas cores maravilhosas da natureza provam algo: Deus existe.

Afinal, quem pintaria o céu dessa cor?

936244_564695966904403_1650779161_n.jpg

– Alegria de uma pai!

E a minha filhota, que no meio da noite, acordou e me disse:

Te amo tanto, pai. Sabe, se eu for passear com você, tenho certeza que vou sarar da tosse. Que tal a gente ir nadar?

Detalhe: 02h50m… Kkk maluca ou não?

Certamente: carinhosa!

528431_564719413568725_696128129_n.jpg

– Árbitro Estrangeiro para São Paulo x Atlético: Política falou mais Alto?

Dias atrás, falamos sobre a declaração de Sandro Lima, vice presidente do Fluminense, que pediu arbitragem estrangeira para os jogos da Libertadores da América que envolvessem seu clube contra brasileiros, após atuação ruim do brasileiro Ricardo Marques Ribeiro no jogo contra o Grêmio/RS. Disse ele:

[Os estrangeiros] são árbitros mais calejados e não sentiriam pressão. Na Libertadores, queremos árbitros de fora do Brasil(link em: http://is.gd/l84WYF)

A discussão se tornou: chamar árbitro de fora para evitar que este seja pressionado é exagero ou necessidade? O árbitro brasileiro sente mesmo mais pressão? Isso tem fundamento?

Sim e Não. E explicamos na oportunidade:

  • Sim, pois o árbitro nacional pode já ter se desgastado com a equipe pelos inúmeros jogos dos campeonatos em que apita no próprio país. Os dirigentes já o conhecem com mais intimidade e acabam naturalmente pressionando mais.
  • Não, pois árbitro bom não se deixa influenciar pela pressão. E isso independe da nacionalidade do apitador.

Agora, teremos a arbitragem do paraguaio Antonio Arias para as oitavas de final, envolvendo São Paulo x Atlético Mineiro (o mesmo árbitro da final entre Tigre x São Paulo, quando Luís Fabiano foi expulso no começo do jogo e a arbitragem foi muito ruim).

No ano passado, árbitros brasileiros apitaram os confrontos entre equipes brasileiras em todas as fases possíveis (nos confrontos entre Corinthians x Vasco e  Santos x Corinthians, por exemplo). Neste ano, já pelas oitavas, no confronto entre os argentinos Newell’s Old Boys x Velez, tivemos arbitragem do argentino Diego Abal. Por que o confronto brasileiro das oitavas não tem arbitragem brasileira?

Diz-se à boca pequena que a viagem do presidente do Atlético (Alexandre Kalil) à Conmebol teve a finalidade de pedir arbitragem estrangeira nessas partidas. Se verdade, mostra como a Conmebol aceita pedidos, independente da competência. Segundo o Uol, Alexandre Kalil disse (extraído de http://is.gd/XNAig7):

Fui na Conmebol nesta semana, mas não falei de nenhum nome. Eles (São Paulo) querem o Heber Roberto Lopes e o Leandro Vuaden. Estão pedindo pelo amor de Deus.

Como entender o aceite da Conmebol: força política do Atlético, desprestígio do São Paulo ou fraqueza dos árbitros brasileiros (sem força alguma nas suas entidades representativas para reclamarem do ‘boicote’ a eles)?

O certo é: o critério mudou. Entre argentinos, árbitro da casa. Entre brasileiros, estrangeiros.

imgres.jpg

– Andragogia: estamos preparados e afiados com o desafio?

Amigos e Colegas Professores, um tem a importante que compartilho: a Andragogia! estamos preparados realmente? Abaixo:

EXTRAÍDO DA APOSTILA DE PLANEJAMENTO DOCENTE DO 1º SEMESTRE/2007 DA UNISANT’ANNA – SALTO

ANDRAGOGIAarte e ciência destinada a compreender e aprimorar o processo de aprendizagem dos adultos.

Em suma – pedagogia: ciência que busca levar o aprendizado às crianças; andragogia : aos adultos.

Quatro (4) observações sobre o que acontece ao indivíduo na sua idade adulta:

1.     Modifica seu auto-conceito (dependente/independente);

2.     Acumula crescente reserva de experiência e maior volume de recursos de aprendizagem;

3.     Tem sua motivação de aprendizagem orientada para desenvolver seus papéis sociais;

4.     Modifica sua “perspectiva de tempo” em relação à aplicação de conhecimento (mais imediata).

Sua aprendizagem deve deixar de ser centralizada no conteúdo para centralizar-se no problema.

CARACTERÍSTICAS DOS ADULTOS COMO APRENDIZES E SUAS CONSEQÜÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

1-                   Adultos possuem uma quantidade razoável de experiências. Então, as estratégias de apdz de adultos devem encorajar a troca de experiências.

2-                   O corpo dos adultos, sendo maior que o das crianças, está sujeito à maiores pressões e estímulos gravitacionais.  Então, o conforto físico é importante para a apdz ; pouco conforto ou o excesso dele pode ser desastroso.

3-                   Adultos possuem conjuntos de hábitos fortemente sedimentados. Então, os hábitos e gostos devem ser, na medida do possível, considerados e atendidos.

4-                   Adultos tendem a ter grande orgulho de si próprios. Então, espera-se boas respostas no desenvolvimento de oportunidades.

5-                   Adultos, em geral, têm coisas tangíveis a perder. Então, a ênfase deve ser na promoção do sucesso em lugar de revelar as deficiências.

6-                   Adultos têm que tomar decisões e resolver problemas. A apdz centralizada em problemas é mais efetiva e agradável.

7-                   Adultos tendem a ter grandes preocupações e problemas a resolver fora da situação de apdz . Então, deve haver um balanceamento adequado entre o tempo necessário para a apresentação da situação de apdz e o tempo necessário para a obtenção da apdz .

8-                   Os adultos, na atualidade, são cada vez mais pressionados por grande número de opções. Então, aprender a decidir é uma opção importante.

imgres.jpg

– Começa o Paulistão, inclusive para os Árbitros!

Parece que os Estaduais realmente estão em baixa. O Campeonato Paulista, totalmente desestimulante na primeira fase, só agora começa.

Tanto o torneio nada valeu, que muitas equipes o usaram como competição preparatória. Vide, por exemplo, o São Paulo FC: líder da primeira etapa mesmo testando esquemas de jogo e disputando muitas partidas com a equipe reserva.

Mesma coisa para os árbitros: vimos muitos juízes novos nas escalas, outros de competência duvidosa, enquanto que os bons treinavam. Seneme, um dos FIFAs da FPF, apitou Guarani x União Barbarense na última rodada – ambos rebaixados, em jogo que para nada servia.

Nesta fase que começa sábado próximo, teremos Raphael Claus, Wilson Seneme, Marcelo Aparecido Ribeiro e Guilherme Ceretta. Deu a lógica no sorteio! Em bons jogos, bons árbitros. A bolinha do Globo da Sorte não fica a desejar.

Como teremos mais 4 jogos depois desta fase, os que perderam – Paulo César, Luiz Flávio, Braguetto e mais um ou outro poderão dar o ar da graça.

Em suma: estamos quase em maio, e só agora o Paulistão “é pra valer”! Ele foi levado a sério pelos rebaixados e pelos demais clubes do interior. Muitos deles fecharão as portas no segundo semestre.

Boa sorte às equipes e aos árbitros.

url.jpg

– Supremo Tribunal de Justiça avacalhado pelo Congresso?

A briga entre os Poderes ganhou novo capítulo nessa semana: não é que a CCJ dos Deputados (Comissão de Constituição e Justiça) quer que as decisões finais do STJ (Superior Tribunal de Justiça) sejam submetidas a plenário?

Parece o fim da picada: o Poder Legislativo simplesmente quer mudar resultados do Poder Judiciário. E sabe quem faz parte da CCJ? José Genoíno e João Paulo Cunha (mensaleiros interessados no caso e no caos…)

Por quê será que propuseram tal idéia, hein? Querem limitar Joaquim Barbosa???

imgres.jpg

– A Triste Situação do Paulista de Jundiaí

Que situação constrangedora… Depois de anos de sucesso (campeão da Copa SP Jr, Vice-Campeão Paulista em 2004, campeão da Copa do Brasil 2005), considerado um emergente no futebol, o centenário Paulista FC, equipe profissional de Jundiaí, parece estar se tornando uma equipe amadora!

Se não bastasse o corte de energia elétrica e dos telefones no ano passado por falta de pagamento, agora os jogadores reclamam o salário atrasado. E segundo a mídia jundiaiense, até cotas de 2014 já foram usadas para sanar dívidas.

A parceria com os empresários do “Campus Pelé” foi tão nociva a tal ponto de falir o time? E os diversos atletas vendidos: Marcinho, Nenê, Mossoró, Victor, Rever? O dinheiro foi curto ou mal gasto?

Que pena. Agora, os jogadores reclamam (justamente) os salários não pagos, e se a Federação Paulista de Futebol fazer valer a regra de rebaixamento para clubes que devem, o Tricolor da Terra da Uva pode ser rebaixado para a A2 por perder pontos.

Uma coisa que me cutuca: e os demais times (incluindo as outras divisões): nada devem? Ou os jogadores não acionaram o Sindicato dos Atletas Profissionais?

Avante, Galo da Serra do Japi. As pessoas que compõe a diretoria são gente de bem. Esperemos a recuperação financeira.

A questão é: como sobreviver, sem torneios lucrativos e elenco reduzidíssimo?

url.jpg

– Anhanguera + Kroton = Fim das Pequenas Universidades?

O que falar sobre a fusão da Anhanguera com a Kroton? As duas gigantes do Ensino Superior formam agora um megaconglomerado de escolas.

Fica a dúvida: o que acontecerá com as pequenas faculdades? Serão obrigadas a crescer e resistir ao assédio, ou o caminho será a futura incorporação por grupos maiores como esse?

Extraído de: http://is.gd/kb7j2a

FUSÃO DE KROTON E ANHANGUERA CRIA GIGANTE DA EDUCAÇÃO

A mineira Kroton Educacional, que tem como marca principal a Pitágoras (colégios e faculdades), informou  na última segunda-feira (22) a assinatura de acordo de associação com a Anhanguera Educacional, na maior operação desse tipo já ocorrida no setor de educação do país. Se aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a operação resultará na criação de uma empresa de educação de tamanho sem precedentes no Brasil.

A fusão das empresas é mais um desdobramento do movimento de consolidação do setor educacional brasileiro, em andamento desde os anos 90 e do qual Kroton e Anhanguera são os principais protagonistas. O negócio também é bastante lógico na ótica de complementariedade e estabelecimento de sinergias. Apesar de atuarem nos mesmos nichos educacionais e com perfis de clientes semelhantes, atuam em áreas geográficas diferentes. Com um somatório de mais de 800 escolas no país, apenas quatro cidades abrigam ao mesmo tempo unidades da Kroton e da Anhanguera.

O acordo foi facilitado pelo perfil diretivo das empresas. Além da forte pulverização de ações (as duas estão no novo mercado da Bovespa, onde todas as ações são ordinárias – com direito a voto), ambos os grupos de controle são compostos por membros fundadores, mais direção de empresas incorporadas e fundos de private equity (investidores que prepararam a abertura do capital das empresas).


Prazos

O Cade tem prazo máximo de 330 dias para se pronunciar sobre a fusão, ou seja, até abril do próximo ano. Mas, segundo analistas, a aprovação deverá ser pouco problemática. “Não há sobreposição geográfica nem concentração de concorrência. Nas quatro cidades onde as duas possuem unidades, o Cade poderá pedir uma contrapartida, mas esse é um problema menor”, disse Bruno Giardino, analista de educação do Santander.

O mercado reagiu positivamente ao anúncio da fusão. As ações ON da Anhanguera subiram na última segunda-feira (22) 7,34%, e as ações ON da Kroton, 8,07%.

A fusão entre as companhias se dará mediante a incorporação de ações da Anhanguera pela Kroton. Conforme o fato relevante publicado na última segunda-feira (22), a troca considerou a média do preço das ações das companhias ponderada pelo volume financeiro dos últimos 30 pregões anteriores à assinatura do acordo.

imgres.jpg

– Em meio as Dificuldades…

Quando adotares uma resolução, considera os resultados e não as dificuldades.”

São João Crisóstomo

imgres.jpg

– Nicolás Leoz: o fim de um ciclo? O dia em que o conheci!

Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, abriu mão dos seus cargos na FIFA e sinaliza que renunciará ao posto máximo na administração da entidade sulamericana.

Ufa! Já era tempo, afinal tivemos 27 anos de ditadura no futebol da América do Sul. E o que mais assusta: os presidentes das federações nacionais deram a ele o poder de exercer vitaliciamente o cargo!

Infelizmente, isso mostra o retrato de nossos dirigentes…

O vi in loco apenas uma vez: um tipo bolachão, parecido com Joseph Blatter… tipicamente um cartola do futebol. E na lembrança me vem seu fillho (cujo nome não me lembro), que era um jovem aficionado por arbitragem. Conhecia tudo sobre árbitros, decorava a relação dos juízes e bandeiras da FIFA de cada país da Conmebol. Neste dia, no CT do Pão de Açúcar (hoje Audax), onde os árbitros estavam concentrados e trabalhando na Pré-Temporada, um período de treinos foi jogado fora para que o rapaz realizasse o sonho de “apitar com seus ídolos”. Lá apareceu com seu pai e Marco Polo Del Nero, a fim de conhecer os árbitros – e, em especial, Ana Paula de Oliveira e Maria Elisa Correa Barbosa, as assistentes que estavam em alta naquele período. E teve o privilégio de trabalhar amistosamente com elas lá!

O que importa é: está chegando ao fim um ciclo negro do futebol sulamericano? Quem virá em seu lugar?

Disso, eu tenho medo.

imgres.jpg

– Pacote da Dilma para baixar os Combustíveis. Funcionará?

A presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de redução de encargos para baratear os combustíveis no Brasil. A redução poderá ser de até R$ 0,12 no Etanol. Também confirmou que haverá mudança na composição da Gasolina, com aumento do Álcool Anidro de 20 para 25% em sua fórmula.

No papel, a renúncia fiscal será de R$ 1 bilhão em prol da indústria sucroalcooleira! Teoricamente, o preço do Etanol e da Gasolina cairão, mas…

A própria Dilma disse que não há garantias de que o consumidor final sinta o desconto. Pior: o Ministro Guido Mantega disse que a intenção real da medida é para incentivar o aumento da produção, com o benefício da maior lucratividade às usinas.

Enfim: vai cair o preço ou não?

imgres.jpg

– Análise dos Gols de Bayern 4 x 0 Barcelona

Nesta terça-feira, um fato raro: o Barcelona foi goleado por 4 x 0 pelo Bayern de Munich, com uma (rara) atuação apagada de Messi. Ambas equipes jogam bonito, e o confronto era esperado com ansiedade. A bela partida teve arbitragem de Viktor Kassai (um dia profetizado como “futuro melhor árbitro do mundo” e que apitou a final da Champions League de 2010/2011, vencida pelo próprio Barça contra o ManUnited). Com 37 anos, é um dos nomes fortes para os principais jogos da Copa do Mundo de 2014.

Vamos aos gols?

  • 1o gol: Dani Alves faz o que muitos zagueiros fazem no Brasil (e que não acontece com a mesma frequência na Europa): ao invés de pular com Dante, bobeou e ficou no chão, alegando carga e pedindo a falta. Não, o lance foi legal, pois não há braços do Dante impedindo que saltasse. As mãos do jogador do Bayern não seriam suficientes para impedi-lo. Alguns atletas  usam uma burla: ficam no chão e praticam cama-de-gato. Ali, Dani Alves falhou. Acertou o árbitro.
  • 2o gol: Mario Gomez está com o pé esquerdo buscando a bola no ar. Aquele pé da condição legal, mas o pé direito (que faz o apoio) está em impedimento. Como você deve marcar as “partes jogáveis”, errou o árbitro assistente em não marcar o impedimento (repare que o bandeira ficou torto, de “esgueio”, tentando uma melhor posição).
  • 3o gol: Thomas Muller não faz um “paredão”; faz pior! Ele vai no corpo do Jordi Alba. É falta para cartão amarelo. Errou o árbitro.
  • 4o gol: sem polêmica, tranquilo para arbitragem, embora há um zagueiro catalão pedindo impedimento. Acertou o árbitro.

Se existisse “anulação de gols pós-jogo”, seria 2 x 0. Mas, claro: o 1o gol é discutível – há (principalmente no Brasil) aqueles que entenderam falta de Dante. Repito: em nosso país, tal lance é mais comum para se paralisar do que na Europa…

imgres.jpg

– Inspiração

Apenas desejando um bom dia nesta quarta-feira. Foto da Vila de Porto de Galinhas, Ipojuca/PE – as 04:45h.

Inspirador, não? Madrugada / Manhã iluminada! Correr por aqui é indiscritível.

74265_562136070493726_920341285_n.jpg

– Mulher com Vontade de ser Presa em Itatiba mostra o triste mundo!

Coisa triste da semana: em Itatiba/SP, uma mulher assaltou uma loja e saiu calmamente. Foi a um ponto de ônibus e por lá ficou, até ser presa pela Polícia. E, para a surpresa de todos, ficou feliz ao ser algemada.

Motivo: segundo ela, “não tinha onde morar nem o que comer, pois morava na rua”. Agora, não precisa mais pagar aluguel, nem se preocupar com comida e bebida…

Que Sociedade complicada! Ela já está num presídio da cidade próxima (Itupeva/SP), feliz da vida…

imgres.jpg

– Análise dos Gols de Bayern 4 x 0 Barcelona

Nesta terça-feira, um fato raro: o Barcelona foi goleado por 4 x 0 pelo Bayern de Munich, com uma (rara) atuação apagada de Messi. Ambas equipes jogam bonito, e o confronto era esperado com ansiedade. A bela partida teve arbitragem de Viktor Kassai (um dia profetizado como “futuro melhor árbitro do mundo” e que apitou a final da Champions League de 2010/2011, vencida pelo próprio Barça contra o ManUnited). Com 37 anos, é um dos nomes fortes para os principais jogos da Copa do Mundo de 2014.

Vamos aos gols?

  • 1o gol: Dani Alves faz o que muitos zagueiros fazem no Brasil (e que não acontece com a mesma frequência na Europa): ao invés de pular com Dante, bobeou e ficou no chão, alegando carga e pedindo a falta. Não, o lance foi legal, pois não há braços do Dante impedindo que saltasse. As mãos do jogador do Bayern não seriam suficientes para impedi-lo. Alguns atletas  usam uma burla: ficam no chão e praticam cama-de-gato. Ali, Dani Alves falhou. Acertou o árbitro.
  • 2o gol: Mario Gomez está com o pé esquerdo buscando a bola no ar. Aquele pé da condição legal, mas o pé direito (que faz o apoio) está em impedimento. Como você deve marcar as “partes jogáveis”, errou o árbitro assistente em não marcar o impedimento (repare que o bandeira ficou torto, de “esgueio”, tentando uma melhor posição).
  • 3o gol: Thomas Muller não faz um “paredão”; faz pior! Ele vai no corpo do Jordi Alba. É falta para cartão amarelo. Errou o árbitro.
  • 4o gol: sem polêmica, tranquilo para arbitragem, embora há um zagueiro catalão pedindo impedimento. Acertou o árbitro.

Se existisse “anulação de gols pós-jogo”, seria 2 x 0. Mas, claro: o 1o gol é discutível – há (principalmente no Brasil) aqueles que entenderam falta de Dante. Repito: em nosso país, tal lance é mais comum para se paralisar do que na Europa…

imgres.jpg

– Fim dos Pênaltis em Copas do Mundo?

Há um mês, o presidente da FIFA Joseph Blatter discutiu sobre a possibilidade de acabar com o desempate por Decisão de Pênaltis em Copas do Mundo. E a justificativa dele em não gostar da ideia é de que não seria um resultado decidido por mérito de equipe, mas sim individual. Disse ele:

“O atual sistema de desempate vai contra a essência do futebol, se converte em um duelo de um contra um no que é um esporte de equipe”.

Uma das idéias seria um jogo-extra, como desempate.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

Extraído de: http://is.gd/Ob3ygh

BLATTER QUER FIM DE PÊNALTIS EM FINAL DE COPA E ESTUDA JOGO DE DESEMPATE

Presidente da Fifa com mandato até 2015, o suíço Joseph Blatter não é um fã da disputa de pênaltis, a qual segundo ele vai contra a essência do “futebol”. Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo site do jornal espanhol As, o dirigente diz estudar alternativas para acabar com esse sistema em finais de Copa do Mundo. Uma opção seria a realização de um jogo de desempate.

Segundo Blatter, a possibilidade de repetir uma final da Copa do Mundo caso a partida termine empatada “é uma boa ideia”. O suíço, no entanto, admite não saber se esse sistema seria possível, dizendo que o assunto “não é fácil porque a final deve se decidir no dia previsto”.

O presidente da Fifa diz esperar “encontrar uma solução que evite os pênaltis na final do Mundial”. De acordo com o dirigente, o atual sistema de desempate “vai contra a essência do futebol, se converte em um duelo de um contra um no que é um esporte de equipe”. Por outro lado, ele ressalta que “para a televisão os pênaltis são o melhor porque disparam a audiência”.

baggiopenaltitaffarelcopa1994getty.jpg

– Livre e Descrente de Gente!

Consegui passar um final de semana descansando – livre de relógio e redes sociais. Eu precisava…

E como é bom fugir da Internet, do celular e dos compromissos. Dois dias assim ajudam (e muito) a mente.

Aí, abro o computador e vejo:

– Terrorista de Boston;

– Rose Nogueira, a amiga de Lula, em destaques de corrupção;

– Fofocas de artistas;

– Foto de Marco Polo Del Nero, Luiz Inácio, José Maria Marin, Vicente Cândido e outras pessoas que são políticos natos (no Blog do Paulinho, abaixo);

– Manchete de que a Cooperativa dos Árbitros deve 120 mil em tributos (no Apito Nacional). Que gestão, hein?

– Pereirão esquentando a cadeira do possível novo chefe da arbitragem para 2014 (no Voz do Apito);

– Feliciano acusado de corrupção;

– Explosão de caixa eletrônico em Jundiaí; e,

– outras notícias não tão agradáveis.

Gente, que mundo horrível. Como é bom isolar-se dessas coisas – e de algumas pessoas e/ou situações. Mundo materialista, vaidoso e impiedoso. Credo!

Prefiro voltar ao meu doce isolamento com amigos e familiares, pessoas de bem e de boa fé, pois de alguns chego a ter nojo.

Por quê para alguns a honestidade custa tão caro, né? Não me refiro a estes abaixo, mas certamente não teriam meu voto.

686_78911fde96debc875a13d2f66dc57b9c.jpg

– Ufa!

Que tal um descanso? Voltamos amanhã.

imgres.jpg

– Eu Investiria em Empresas que Exploram… Nióbio!

Nióbio é um dos elementos mais usados na indústria da nanotecnologia. Vale muito dinheiro, e é abundante no Brasil e escasso no resto do mundo.

A família Moreira Sales, dona do Itau Unibanco, através da empresa CBMM, é a maior produtora de nióbio do mundo!

Guardem esse nome: CBMM. As ações dessa empresa dificilmente se desvalorizarão.

imgres.jpg