Que bagunça pela Copa do Brasil lá em Sergipe, não? Pós-jogo, o árbitro Bráulio da Silva Machado foi agredido (e na confusão generalizada, é difícil saber quem mais bateu e quem apanhou). O time da casa reclama que estava classificado até os 54’30” do segundo tempo, quando saiu o gol de empate do Fogão (que classificou o visitante, pelo regulamento da competição).Duas situações:
– A reclamação do Botafogo sobre pênalti não marcado do goleiro Dida (SER) em Gabriel Pires (BFR): confere! O defensor vai socar a bola, erra o tempo e acerta o botafoguense. Realmente, foi pênalti não marcado.
– A reclamação do Sergipe sobre os acréscimos: o árbitro deu 8 minutos – portanto, até os 53 minutos (nenhum absurdo, está dentro da orientação). Ocorreram várias paralisações na partida, houve um choque entre atletas e o jogo ficou parado por mais de 2 minutos! Porém, no tempo extra, houve substituição, sumiço de bola e atendimento ao goleiro lesionado. Assim, Bráulio acrescentou mais 1 minuto – indicando até os 54 minutos. Tudo em ordem…
Sobre o gol ter saído aos 54’30”: o tempo indicado é o MÍNIMO para se encerrar a partida. Ou seja: você indica que o jogo irá até a casa dos 54 minutos, podendo encerrar do 54’00 até os 54’59”.
Nada justifica violência… nem os 900 mil reais de premiação que uma equipe recebe por passar dessa fase na Copa do Brasil. O procedimento do árbitro está dentro da Regra (os acréscimos são obrigatórios, não uma opção) e do Espírito do Jogo (o entendimento de até quando deve ir a disputa). Lembrando: se o tempo ultrapasse a casa dos 54’, entrando no minuto 55, aí sim seria erro (e a curiosidade: isso é permitido apenas para a cobrança de um pênalti).
Imagem extraída de GE.com
[…] o jogo e os supostos erros, abordamos aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/03/03/as-queixas-contra-a-arbitragem-em-sergipe-1×1-bot… (inclusive, um acréscimo: contabilizou-se o tempo parado durante os 8 minutos de acréscimo, […]
CurtirCurtir
[…] o jogo e os supostos erros, abordamos aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/03/03/as-queixas-contra-a-arbitragem-em-sergipe-1×1-bot… (inclusive, um acréscimo: contabilizou-se o tempo parado durante os 8 minutos de acréscimo, que […]
CurtirCurtir