– A 5a divisão, se depender da FPF, vai nascer!

Frase marcante do presidente Reinaldo Carneiro Bastos, sobre a “Bzinha”, de hoje (extraída de: https://www.ocuriosodofutebol.com.br/2022/09/presidente-da-fpf-volta-falar-em.html):

“A diferença entre os times está ficando muito grande. Ano que vem eu vou propor aos clubes que os 14 primeiros que não subirem vão formar uma outra divisão com 16 [obviamente, inclusos 2 da A3 rebaixados]. Por quê? Porque o nível está muito diferente. Você joga um campeonato com um clube que está semi-amador e com um que faz um trabalho direito. Fica desigual, desestimulante. Quando você faz 16 clubes e depois mais uma divisão, eles jogam um campeonato mais enxuto, com um calendário melhor. A gente precisa dar um tratamento melhor para esses clubes”.

Taí. Para não cair para a 5a divisão, o Paulista tem que estar entre os 14 melhores de 2023. Fica o alerta!

Imagem extraída de FPF, divulgação, segundo: https://www.ocuriosodofutebol.com.br/2022/09/presidente-da-fpf-volta-falar-em.html#.Yy4x5uyaJ88.twitter

 

– Decisões para uma boa saúde mental.

É óbvio que precisamos dar atenção à nossa Saúde Mental. E ao ler, abaixo, essa publicação do LinkedIn, fico refletindo: já passei por algo semelhante, mas não sei se melhorou ou piorou minha condição… (sinceramente confessando).

Cada um tem suas particularidades. Respeitemos-as.

– A roseira inspiradora!

A jardinagem é um grande passatempo!

Hoje, nem precisei caprichar nesse clique, pois a natureza foi generosa… que roseira espetacular.

Viva as flores e sua beleza.

🌸📸🌹 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flowers #flower #pétalas #garden #hobby #nature #flora #photography #fotografia

– A importância em se redigir bem.

A diferença de uma simples crase

importância aos acentos, quando redigir qualquer texto. Veja a margem abaixo:

– Relembrando Brasil 8×2 Gana em 1996.

E pensar que há alguns anos, BRAxGAN inauguraram o Teixeirão, em São José do Rio Preto (arbitragem do Oscar Roberto DE GodoY).
Hoje, o estádio serve para jogos da 4ª divisão paulista, que dura 3 meses…

– Putin usaria armas nucleares?

Ao ouvir que Putin estaria ameaçando que a Rússia poderia usar armamento nuclear contra a Ucrânia, é inevitável pensar: será?

Não cabe algo tão perigoso em nosso mundo hoje… Aliás, quando esse triste conflito acabará?

Pobre mundo que não encontra a paz.

Ucrânia: 'salas de tortura' foram encontradas em áreas retomadas dos russos  | Ucrânia e Rússia | G1

Extraído de G1.com

– Precisa de calculadora?

Respeitosamente, mas… é irritante ver a moça do caixa onde estou (não importa o mercado), pegar a calculadora para saber quanto voltará de troco para minha compra. Dei uma nota de R$ 50,00 para cobrar R$ 15,00.

Precisa de uma máquina para calcular? Ela pegou a nota, pensou e não conseguiu fazer a conta. Incrível!

Não é ser chato, mas é o básico do comércio saber matemática…

– O óleo de palma é vilão?

Muito se fala de sustentabilidade. Mas veja que interessante: o óleo extraído da Palmeira, ecologicamente correto e um potencial insumo da natureza, tem sido defendido no Brasil; entretanto, tem sido condenado na Ásia.

Entenda a polêmica, extraída de: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0977/sustentabilidade/oleo-palma-vilao-la-fora-mocinho-aqui-602555.html?page=2

ÓLEO DE PALMA: VILÃO LÁ FORA, MOCINHO AQUI?

Por Ana Luiza Herzog

A ONG ambientalista WWF afirma que ele é encontrado em metade de todos os produtos industrializados disponíveis em um supermercado. Creme de barbear, xampu, batom, chocolate, sorvete, macarrão instantâneo, repelente… É provável que todos eles tenham na fórmula o quase onipresente óleo de palma. E qual a explicação para essa popularidade? O óleo torna os sabonetes mais cremosos e os biscoitos mais crocantes. No caso de alimentos, oferece a vantagem de não possuir a famigerada gordura trans. Mas não é só por esses benefícios que ele é hoje o óleo vegetal mais consumido no mundo. A palmeira de dendê, que dá origem ao insumo, é produtiva como quase nenhuma outra. Um hectare produz, em média, 5 toneladas de óleo – no caso da soja, esse número é de meia tonelada. Isso explica por que o dendê tem sido também cada vez mais utilizado na produção de biodiesel. Mas todas essas qualidades são ofuscadas por um fato: a palmeira, que gosta de calor e umidade, é hoje uma das grandes vilãs do desmatamento das florestas tropicais da Indonésia e da Malásia, países asiáticos que hoje respondem por quase 90% da produção mundial de óleo de palma. O insumo barato e usado por várias indústrias é hoje também sinônimo de devastação, de ameaça de extinção de inúmeras espécies de animais e de toneladas e toneladas de emissões de gases causadores do efeito estufa.

O Brasil nunca foi um grande produtor de palma, embora a Região Norte, sobretudo o Pará, ofereça condições favoráveis ao plantio. Durante quase três décadas, apenas uma grande empresa, a Agropalma, que tem palmeirais no nordeste do Pará, se dedicou a plantar e a extrair o óleo. Com faturamento de 650 milhões de reais em 2009, a Agropalma respondeu por 70% da produção nacional, de 235 000 toneladas. Seduzidos pelos atributos do óleo, outras companhias, investidores e o próprio governo brasileiro estão se mexendo para mudar esse cenário. A Vale, associada a outra empresa brasileira, a Biopalma, investirá 500 milhões de dólares para participar desse mercado. A mineradora irá plantar 130 000 hectares de palmeiras no nordeste do Pará até 2014. Essa área, quase do tamanho da cidade do Rio de Janeiro, produzirá 160 000 toneladas de biodiesel – o suficiente para abastecer 200 locomotivas e outras máquinas que a Vale usa em sua operação na Região Norte. A Petrobras também começará a plantar palma no Pará em dezembro. O plano da estatal é ter na região 74 000 hectares. Em mais da metade dessa área, a Petrobras terá como sócia a empresa portuguesa de energia Galp, que pretende vender na Europa o diesel de fonte renovável produzido aqui. Grandes empresas do agronegócio têm planos semelhantes. “Investir em palma faz todo o sentido e estudamos essa possibilidade”, diz o presidente de uma das maiores multinacionais do agronegócio, que ainda não quer revelar o interesse da empresa no mercado.

Movimentos como esses começam a ser observados atentamente por ONGs ambientalistas, receosas de que a palma acarrete por aqui o estrago que fez na Ásia. “É importante definir as regras que vão nortear o crescimento desse mercado”, diz Marcello Brito, diretor da Agropalma e vice-presidente da Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável, organização internacional criada para promover boas práticas no setor. Algumas das regras a que Brito se refere já foram definidas. Segundo o programa de produção sustentável da palma, lançado pelo governo em março, só poderão ser usadas para o plantio áreas desmatadas antes de 2007. Especialistas também acreditam que um projeto de lei que proíbe o corte de vegetação nativa para o plantio de dendê, já encaminhado à Câmara dos Deputados, seja aprovado em breve.

Além disso, há uma percepção de que as empresas que pretendem lucrar com a palma não vão querer atrair a atenção de ONGs como o Greenpeace. Uma das defensoras das florestas tropicais da Ásia, a entidade vem travando embates com empresas produtoras de óleo de palma na região. Uma delas, a Smart, da Indonésia – uma das maiores do mundo -, é talvez a mais odiada pelos ambientalistas. Nessa briga, não sobra apenas para quem comete o crime, mas para quem é conivente. Por isso, grandes consumidores de óleo de palma, como Unilever e Nestlé, já tiveram escritórios cercados por manifestantes da ONG fantasiados de macacos – uma alusão à ameaça de extinção que o fim das florestas representa para os orangotangos na Ásia. “Se for bem conduzida, a produção do óleo de palma poderá gerar benefícios econômicos e ambientais para a Amazônia”, diz Walmir Ortega, diretor da ONG Conservation International. “Algo que a atividade pecuária da região, com sua baixa produtividade, não é capaz de fazer.” A experiência da Agropalma mostra isso. As 186 famílias que plantam dendê para a empresa em lotes de 10 hectares ganharam, em média, 1 910 reais por mês em 2009. A empresa também mantém, com a ajuda de 40 fiscais, uma área de mata nativa maior que a destinada ao cultivo – são 62 000 hectares, ante 40 000 de palmeirais. Há, porém, um risco: o de que a expansão da palma empurre para a floresta atividades menos rentáveis, como a própria pecuária. “Mas vamos montar um time de profissionais para monitorar isso de perto”, diz. Certamente, não será o único.

Um trabalhador em uma plantação na Malásia exibe os frutos da palma—fonte do óleo comestível mais ...

Foto de Pascal Maitre, extraída de: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/01/o-oleo-de-palma-esta-destruindo-as-florestas-mas-tente-passar-um-dia-sem-ele

– Refazendo-me!

15h – Cinco minutos na sombra, curtindo o pós-aula.

Saí há pouco de um curso que ministrei na Penitenciária. Ver essa paisagem é ótimo! Sensação de liberdade total…

Aliás, viver numa cadeia deve ser o maior castigo possível para qualquer um. Portanto, andemos na linha.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Delícias saudáveis.

Hum… que delícia!

Preparei para as crianças essas frutas deliciosas: morango, maçã, uva e pêssego.
Quem vai querer?

Troque o chocolate por uma fruta. Faz bem!

#fruits

– Vanderlei Luxemburgo no “The Noite”.

Ao “The Noite”, Luxemburgo deu uma interessante entrevista. Falou das funções táticas que ele inventou a Rincón e Evair, disse que os treinadores de hoje não deixariam “Garrincha jogar como Garrincha”, contou sobre Godoi, Zé Aparecido e a distração que proporcionou num Derby, além de citar as duas propostas do São Paulo FC que ele não pode aceitar.

Para quem gosta de futebol, imperdível!

Em: https://www.youtube.com/watch?v=cdoawsd-xOM&t=1581s

– Cotidianamente…

A beleza de um cenário bucólico do cotidiano…

Somente um registro da manhã de sol, antes do trabalho. A sexta-feira clareou. Viva!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #nuvens #clouds

– Clarão ou Escuro?

Nuvens escuras querem impedir que o Astro-Rei vingue hoje. Conseguirão?

Com chuva ou sol, que seja uma 6a favorável à nossa jornada.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Liturgia Diária de 23/09/2022: Sexta-feira das Têmporas de Setembro.

Féria de 2ª Classe – Missa própria, com comemorações de S. Lino, Papa e Mártir, e S. Tecla, Virgem e Mártir DIA DE ABSTINÊNCIA As Leituras nos …

Continua em: Liturgia Diária – 23/09/2022 – Sexta-feira das Têmporas de Setembro

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 04h50 – Desperte, Bragança Paulista, ainda escura.

Que a sexta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: petúnias.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece à Nossa Senhora:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #Adidas #Skechers #Asics