– O cartão de Pedro Raul: o que é provocar o adversário ou a torcida?

Não pude assistir os jogos de sábado e domingo à tarde do Brasileirão, mas na rodada em que Wilson Seneme tentou dar uma oxigenada nas escalas e colocou jovens árbitros (como no jogo do Botafogo com Paulo Zanovelli / MG, de 32 anos, que provavelmente irá para o quadro da FIFA no ano que vem – de maneira precoce – ou como Maguielson Lima Barbosa / DF, de 30 anos, no jogo do São Paulo), mesclando com experientes FIFAS (Daronco no CAP, Edina no AGO, Claus no Flamengo-Flu, Wilton no Santos x Palmeiras e Bruno Arleu no Corinthians), muitas queixas.

A única partida que consegui ver o lance polêmico: o árbitro José Mendonça da Silva Jr / PR no Red Bull Bragantino 1×1 Goiás, amarelando Pedro Raul por comemorar o gol com a mão na orelha (aliás, nenhuma advertência para o Massa Bruta, e 5 amarelos para o time esmeraldino). Acertou ou errou?

Entenda: na súmula, o árbitro relatou que o fato ocorreu por provocar a torcida. Mas o que é “provocar a torcida”?

É muito comum vermos atletas colocando a mão na orelha simbolizando “quero ouvir gritar” (tanto para a sua torcida, como festejo, quanto para o adversário, como desabafo). Se não passar disso, não pode dar cartão amarelo. Seria advertência caso o jogador fizesse isso gesticulando de maneira ofensiva (como gritando contra alguém, mandando “vir pra dentro”, ou outras situações). No relato do árbitro, só foi escrito “provocar”, sem especificar.

Também na súmula há a anotação de gritos homofóbicos de “viadinho” contra Pedro Raul (conforme anotado no documento) por parte da torcida da casa. Como o próprio árbitro disse que ele não ouviu, mas foi alertado pelo 4º árbitro, não deve existir punição relevante (o próprio Red Bull Bragantino lamentou o fato e prometeu providências).

Uma observação final: árbitros estão “caçando pelo em ovo” (como na comemoração do gol), e os mesmos não ouvem os gritos (como na manifestação da torcida). Tá tudo errado , não?

Mão que mostra o cartão vermelho amarelo isolado

Extraído de: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-mão-que-mostra-o-cartão-vermelho-amarelo-isolado-image41005175

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.