– O lance de Gil em Éder no São Paulo 1×1 Corinthians.

No dia em que se celebra o “Dia do Árbitro” (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-Gbj), um lance polêmico no Morumbi: Éder (SPFC) está no ataque e Gil (SCCP) tenta pará-lo com um agarrão, que começa fora da área e culmina dentro .

  • Infração ou não? Pênalti ou Falta? Amarelo ou Vermelho?

1- Entenda: se um puxão começa fora da área e termina dentro, tem que se marcar dentro (ou seja, pênalti, pois é onde a infração se consome).

2- Observe: se na frente do atacante só restou o goleiro e era uma chance clara / evidente de gol, se em disputa de bola, não se aplica o Vermelho, mas sim o Amarelo. Gil não disputa a bola, ele “apela” com um puxão. Por isso, seria lance para Vermelho.

3- ENTRETANTO: a Regra e a orientação mudaram há algum tempo, e hoje nem todo agarrão ou puxão é infração. Para você marcar uma infração desse tipo, quem é agarrado não pode parar de continuar a jogada, deve ser desequilibrado e impedido de prosseguir. Caso contrário, segue o jogo.

Para mim, Éder sente o agarrão, poderia prosseguir mas abdica da jogada e desaba. Marcelo de Lima Henrique não tem condições de ver isso pois se ele estivesse mais à esquerda do lance (um posicionamento melhor pela lateralidade), poderia ter uma visão mais clara (e talvez não ter marcado). O grande erro foi: não ir à cabine, caso o VAR tenha dito que era um lance duvidoso e poderia ter se equivocado (já que é pênalti em um lance não tão interpretativo – afinal, é questão de verificar se um jogador cava ou não um tiro penal).

Entendo que não foi pênalti

Pênalti de Gil em Eder em São Paulo x Corinthians — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.