O árbitro Esteban Ostojich, em janeiro de 2021, pela partida de volta da semifinal da Libertadores de 2020, foi elogiado por Abel Ferreira em Palmeiras 0 x 2 River Plate (ocorreram 3 lances fundamentais que os argentinos chiaram bastante, pois as decisões – corretas – classificaram os brasileiros).
Relembre aquela oportunidade aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2021/01/15/3-pontos-de-vista-sobre-o-var-do-allianz-arena/
Nesta 3ª feira, em Palmeiras 2×2 Athletico (novamente um jogo de volta da semifinal da Libertadores), igualmente 3 lances polêmicos. Vamos a eles:
1- Aos 27m, Rony e Alex Santana estão naquele outrora corriqueiro “empurra-empurra” dentro da área (que diminuiu bastante nos últimos anos). A troca de agarrões termina quando o atleta do Furacão atinge o palmeirense, que cai na área. Agressão?
No futebol, isso se chama “Ação Temerária”, e é para Cartão Amarelo (foi essa a interpretação do árbitro). Quem entendeu como “Conduta Violenta” (que é para Cartão Vermelho) se apoiará na orientação da FIFA para agir com rigor em lances de disputa de bola onde o jogador usa os braços para atingir o a cabeça do seu oponente (devido à prevenção de casos de contusões e concussões, uma bandeira da entidade). Para mim, não foi o caso, parece mais que Alex tentou se desvencilhar de Rony, que estava em seu cangote. A queda “exagerada” do atacante contribuiu para que o experiente árbitro não desse o Vermelho. Concordo com a decisão da arbitragem (mas ressalto: entendo quem enxergou de outra forma).
2- Aos 45+2m, Murilo atinge com a sola (e portanto, com as travas da chuteira) seu adversário Vitor Roque. Ele perde o tempo da bola e acerta em cheio a perna. É um clássico lance para Cartão Vermelho, errou o árbitro em ter dado Cartão Amarelo no 1º momento, mas foi salvo pelo VAR. Aqui, não cabe interpretação, é o chamado “Jogo Brusco Grave”, que merece obrigatoriamente a expulsão. Correta decisão.
3- Aos 59m, lance de Fernandinho e Rony: na hora, por conta do suposto pisão, entendi que foi pênalti. Porém, revendo o lance, sou honesto em mudar de opinião. No link abaixo, pareceu-me que Rony está se projetando antes do toque, e na segunda imagem, ele, ao sentir o contato físico, simula. O toque o impediu de jogar?
Para mim, não é pênalti (e concordo com a decisão do árbitro, é lance de campo, não de VAR). Claro, respeito quem entendeu diferente.
Em: https://www.youtube.com/watch?v=ko98u7Cj-nY
Assim: dois lances discutíveis e um lance não discutível. Abel não concordou com as decisões, diferente do jogo contra o River. Não sei a opinião do Felipão, pois o time foi comandado por Paulo Turra (Scolari estava suspenso). E você, o que achou?
Deixe seu comentário: