– E o SAFESP? Fechou e os cartolas nada falam?

Uma situação delicada, inexplicada (mas que não é e nem deveria ser inexplicável): as portas fechadas do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de SP.

Depois de passar por anos de gestão de Arthur Alves Jr, o “Arthurzinho” (como se intitulou) que era presidente da entidade e ao mesmo tempo, num conflito de cargos, diretor de árbitros da FPF (algo “doido”, incoerente – pois você não consegue exigir dos árbitros e “cobrar de você mesmo” quando o árbitro for reclamar), assumiu Aurélio Sant’Anna Martins.

Não tive simpatia por nenhum candidato nem torcida por alguém. Mas escrevi em meados de 2019 uma carta sugerindo que o atual presidente se policiasse. Está aqui: https://professorrafaelporcari.com/2019/03/05/carta-aberta-de-um-nao-eleitor-nao-militante-nao-sindicalizado-e-nao-entusiasta-do-safesp-nem-de-coafesp-ou-orgao-apocrifo/ (Detalhe para o último parágrafo).

Com a pandemia, assim como no resto do mundo, as portas do SAFESP tiveram que fechar. Mas com a retomada da quase-normalidade, o Sindicato não voltou. Tenho acompanhado com amigos, lido os textos do ex-árbitro e colunista Euclydes Zamperetti Fiori, e buscado entender o que está acontecendo. E não há outra explicação: abandono!

A auditoria nas contas não ocorreu e a independência da FPF e seus afins também não. Eu sei que as pessoas precisam de remuneração e trabalho, mas então… não prometa dedicação exclusiva, ao invés de apitar jogos, ser observador ou instrutor (vale para o presidente Aurélio ou para a vice Regildênia).

Um dos apoiadores da campanha, nome forte, braço direito (destro mesmo), quando toquei nesse assunto certa vez, me disse que “essas coisas [não trabalhar na FPF e dedicação] nunca foram prometidas em campanha”. Então, tá… todo mundo entendeu errado.

Entram e saem cartolas do Safesp, e a coisa continua feia… agora, pior ainda, pois tudo está fechado e ninguém se pronuncia (inclusive os árbitros filiados).

A pergunta é: por que as portas fecharam? Será “de vez”? E ninguém do SAFESP dá uma satisfação?

Imagem extraída de: http://safesp.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.