– Fundação Edmilson.

Como é legal um ex-atleta fazendo diferença na vida das pessoas!

Li e merece uma re-postagem: sobre a ação solidária do Edmilson (ex-São Paulo e Barcelona).

Extraído de: https://culturaefutebol.wordpress.com/2021/10/10/fundacao-edmilson-um-legado-para-a-comunidade/

FUNDAÇÃO EDMILSON: UM LEGADO PARA A COMUNIDADE

Fundação Edmilson. Foto: Divulgação

Pentacampeão mundial investe mais de R$ 2 milhões para iniciar projeto que vira o jogo e muda a história de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade

Transformar vidas por meio do esporte, educação, cultura e lazer, promovendo a inclusão social e formando cidadãos. Essa é uma das premissas da Fundação Edmilson, liderada pelo pentacampeão mundial José Edmílson Gomes de Moraes e sua esposa Simeia Moraes, que vem, há mais de 15 anos, contribuindo com a sociedade e mudando a história de crianças e adolescentes de comunidades carentes em todo o país.

A ideia surgiu em 2002, assim que o jogador retornou do Japão com a conquista do penta. “Me senti tão grato por tudo que já havia conquistado, que queria devolver algo para a comunidade onde cresci”, conta Edmilson. E desde então, ele e sua esposa vinham desenhando e buscando recursos para que o sonho se tornasse realidade. Sem incentivos e patrocinadores, ambos decidiram investir recursos próprios para consolidar o desejo, cerca de R$ 2 milhões iniciais apenas para a construção do espaço. “Queria que a Fundação tivesse a minha cara, que contasse um pouco da minha história, e hoje sua sede está construída no campo onde eu joguei as minhas primeiras peladas, o mesmo que eu fugia de casa e dos meus pais para me divertir, graças a uma doação da prefeitura, ao qual somos muitos gratos”, conta Edmilson com entusiasmo.

Com sede localizada em Taquaritinga, interior de São Paulo, a Fundação, sem fins lucrativos, foi criada para ajudar no combate à desigualdade e a exclusão social por meio de atividades voltadas ao esporte e cultura, como basquete, futebol, vôlei, karatê, balé, teatro, recreação, canto coral e batucada, escrita e leitura, informática e conhecimentos gerais. São projetos inovadores capazes de promover um impacto positivo na sociedade, contribuindo para a mudança de comportamento, criando novas possibilidades para crianças e jovens, com idade entre 5 e 17 anos. 

“Eles só precisam de um incentivo para se tornar campeões na vida. E a Fundação Edmilson nasce com esse propósito, para dar esse empurrãozinho e ajudá-los a se tornar cidadãos que vão em busca e realizam os seus sonhos”, conta Simeia, que dirige a Fundação.

Com resultados positivos na comunidade e agora com a ajuda de parceiros e investidores, a Fundação expandiu sua atuação e já ganhou filiais nas regiões de Santana de Parnaíba e Carapicuíba, em São Paulo, e Betânia, no Piauí. Hoje, a Fundação atende gratuitamente cerca de 800 crianças por dia, oferecendo atividades cinco vezes por semana, no contra turno escolar e também refeições. 5 vezes por semana. Ao longo dos 15 anos de atuação, já beneficiou mais de 25 mil pessoas, sendo 6 mil crianças atendidas diretamente.

“Estamos localizados em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica, e queremos, mais do que tirar jovens da rua ou formar futuros atletas, promover a cidadania e desenvolver inteligência emocional, oferecendo saúde e bem-estar”, acrescenta Simeia.

Para se ter ideia, nos últimos anos o Brasil perdeu 4% do interesse de meninos em fazer futebol. Dentre as atividades das unidades, o karatê tem sido um dos mais procurados. “Já tivemos uma equipe que viajou para fora do país para disputar um campeonato de karatê e voltou com medalhas”. O esporte é uma ferramenta de transformação social que ensina valores morais como trabalho em equipe, humildade, respeito, disciplina. “E são esses os legados que queremos deixar. De que o engajamento no esporte e nas atividades culturais só trarão benefícios para quem eles serão no futuro. Nós queremos e vamos virar esse jogo”, diz Edmilson.

Em breve a Fundação deve expandir, e ganhar uma nova unidade na região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. “Vamos replicar boas ações e atitudes positivas”, finaliza o craque.

http://www.fundacaoedmilson.org.br

Créditos: Christiane Rodrigues | Agência AMB

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.