– Sejamos justos e avaliemos os prós e contras uma Copa América no Brasil.

Quando um país realiza grandes eventos, ele espera as benesses de tal investimento: o retorno financeiro, por exemplo, é um deles. As obras de infraestrutura que posteriormente beneficiarão a população, outra possibilidade. O maior número de movimentações financeiras no setor do Turismo, idem. A Economia se efervescendo, mais um fator.

Avalie: teremos isso em nosso país, ao sediar a Copa América 2021 emergencialmente?

Nos jogos que sejam de grande magnitude, você planeja anos para se fazer o melhor. Na urgência, faz-se o que pode. E nesta competição sem torcida, sem planejamento adequado e com níveis baixíssimos de permissão e de desejo para o turismo, fica difícil achar que a viabilidade é boa.

Acrescente o fato: a Colômbia abandonou a organização pela instabilidade política. A Argentina o fez pela pandemia. Temos calmaria em nosso país, sem esses problemas dos nossos vizinhos?

Por mais que se fale que o evento é privado (Ricardo Teixeira, quando ocorreu o anúncio da Copa de 2014 no Brasil, declarou que “não teria dinheiro público na Copa”), é difícil crer que os Estados e Municípios não terão despesas.

Por fim: sobre a Pandemia em si. Eu sei que existem competições em andamento e protocolos sanitários (nem sempre cumpridos – observe-se isso), e que muita gente se apega a esse ponto: dá-se para jogar com segurança. Mas e as aglomerações nos entornos, os aeroportos, as logísticas e tanto outros problemas?

Minha particular opinião: é totalmente desnecessário organizar a Copa América agora, pois não traz lucro a ninguém. Imagine, ainda, se algum grande clube tiver que mandar seu jogo fora do seu estádio pois terá que ceder à Conmebol… Pensou a chiadeira do Flamengo, se hipoteticamente tiver que jogar fora do Maracanã para um Bolívia x Equador?

Minimizaria-se tudo isso se existisse pausa no Brasileirão, o que não acontecerá.

A toda essa inoportunidade, surgem os memes, como esse abaixo da logo e do mascote. Veja:

Bolsonaro topa, Brasil é escolhido para sediar Copa América e revolta web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.