Ufa, foram 4 horas de trabalho pesado sobre atualizações das Regras do Futebol. Já havia as estudado, por conta do ofício e da paixão, mas ouvir os membros da Comissão de Arbitragem Nacional falarem sobre elas e conhecer as orientações da CBF sobre o Brasileirão que se aproxima, de fato, foi algo bem importante.
Parabéns aos envolvidos por esse Webinar das Diretrizes da Arbitragem Brasileira (em especial ao Leonardo Gaciba e ao Alício Pena) e em próximas postagens vou atualizando nossos amigos leitores. Como é um material grande, colocar numa linguagem adequada será fundamental. E preparando os boleiros: há muita coisa polêmica que veremos, como a “imediatez de uma mão na bola em lance de gol” e “punições ou não de goleiros em cobrança de pênalti”. Lembrando que, aos atacantes, dar uma paradinha na hora de cobrar o tiro penal (já era assim, mas vale a atualização) é punido com tiro livre ao adversário!
Cada vez mais, acredito, o futebol se distancia das suas raízes históricas e arbitrar uma partida será uma tarefa bem diferente do que em tempos passados (não sei dizer se “para melhor ou não”). Aguardemos!

