– O primeiro banco de espermatozoides exclusivamente doados por portadores de HIV do mundo foi inaugurado na Nova Zelândia

Tenho medo dessas situações. Respeito a ciência, mas temo como cidadão comum justamente pelo trauma de quem viveu os anos 80 e o medo dessa praga.

Aliás, há tempos refleti aqui no blog sobre a doação de sêmem. Para mim, hoje, não é uma ação adequada justamente pela quantidade de crianças à espera de adoção (mas isso é um outro tema…). Mas a questão do título desta postagem chamou a atenção. 

Abaixo, em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/11/27/nova-zelandia-inaugura-primeiro-banco-de-esperma-hiv-positivo-do-mundo.htm

NOVA ZELÂNIDA INAUGURA PRIMEIRO BANCO DE ESPERMATOZOIDES HIV POSITIVO

A Nova Zelândia inaugurou, hoje, o primeiro banco de espermatozoides exclusivamente doados por portadores de HIV. O objetivo, de acordo com os administradores do banco, é diminuir o estigma em torno da doença sexualmente transmissível.

Como apontou reportagem da Deutsche Welle, todos os doadores tem uma “carga viral indetectável”, obtida através de tratamentos médicos que tornam impossível a transmissão do vírus para outros indivíduos.

“Um banco de esperma HIV positivo é perfeitamente seguro”, definiu o professor Mark Thomas, da Auckland University, especialista em doenças infecciosas. “Quando a pessoa está passando por tratamento consistente, é impossível detectar o vírus em seu sangue e em outros fluídos”.

Batizado de Spem Positive, o empreendimento não encontrou dificuldade de achar doadores. Poucos deles, no entanto, desejaram vir a público, temendo o estigma que a doença carrega.

Rodrigo Olin, que comanda a New Zealand AIDS Foundation, foi um desses poucos: “Infelizmente, as pessoas ainda sentem vergonha de falar sobre o seu status positivo. O que importa é que, antes, não podíamos doar espermas e criar vidas, e agora podemos”.

Banco de esperma em Birmingham, Reino Unido - Getty Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.