– Botafogo virará Tricampeão Mundial de Clubes?

Respeitosamente, eu pensei que era alguma brincadeira. Mas ao abrir (cuidadosamente) o link, vi que era uma matéria séria: o Botafogo-RJ pedirá à FIFA o reconhecimento de 3 títulos mundiais!

Segundo a ESPN Brasil em seu site:

“O Botafogo colocou, nesta quinta-feira, os títulos considerados mundiais de 1967, 1968 e 1970 no site oficial do clube. As conquistas da Pequena Taça do Mundo, triangular disputado em Caracas, na Venezuela, agora estão registrados no portal do Alvinegro.
De acordo com a Rádio Tupi, a mudança foi um pedido feito por Luis Felipe Carneiro de Miranda, Grande Benemérito e curador do centro de memória do Botafogo. O próximo passo será a confecção dos troféus, que na época não chegaram até o clube. O último passo seria uma tentativa de reivindicação dos títulos junto à FIFA.
Em 1967, o Alvinegro venceu a Pequena Taça do Mundo ao derrotar o Barcelona por 3 a 2 na final, com gols de Airton Beleza, Gerson e Paulo Cesar. No ano seguinte, o Fogão foi campeão ao derrotar a seleção argentina por 1 a 0. O tricampeonato veio em 1970, contra o Spartak de Moscou, em uma vitória por 2 a 1.”

As discussões sobre torneios que possam equivaler a títulos mundiais fazem sempre sentido. Afinal, a FIFA tem poder de cartório. As taças continentais, quando realizadas entre os campeões europeu e sul-americano, sempre foram “os mundiais da época” (e nunca organizadas pela FIFA). Se discordar disso, o Santos de Pelé não é bicampeão mundial?

Claro que o debate remonta a outras competições também, como as Taças-Rio de 1951 e 52 (vide sobre elas aqui: https://wp.me/p4RTuC-btP), mas igualar a outros torneios de nomes pomposos mas de prestígio questionável, é complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.